quinta-feira, 3 de outubro de 2013

AS ÁGUAS MORTAIS DA TÂNZANIA. Lago Natron, Onde os Animais Viram Estátuas de Pedra



Flamingo calcificado nas águas petrificantes do Lago Natron, na Taanzânia. 
Foto: Nick Brandt.
 
+ IMAGES AMPLIADAS: SMITHSONIAN-MAG/Hasted Kraeutler Gallery, NY - 2013

TANZÂNIA/ÁFRICA. 2011. O fotógrafo Nick Brandt aventurava-se nas paisagens da África Oriental para obter as fotografias do tema de seu novo livro, o desaparecimento da vida selvagem na região.

Sua ideia era mostrar a Natureza local devastada até que, um dia, em uma de suas expedições, o pesquisador fotógrafo deparou-se com um lugar surpreendente e, de certa forma, algo tenebroso, fantástico. 

Um lago, natural que, aparentemente, transforma qualquer animal que se aventure em suas estranhas águas, em estátuas de pedra. Este, é o Lago Natron.

Brant comentou: Quando vi essas criaturas pela primeira vez naquele lago, fiquei completamente perplexo. Minha ideia imediata foi registrar as imagens...


 

O medonho Lago Natron, situado ao norte da Tanzânia, é um lago de sal. Significa que a água flui, para dentro dele, mas não flui para fora e, por isso, escapa através da evaporação produzindo uma alta concentração de diferentes sais e resíduos de diferentes minerais. 

Este mesmo fenômeno ocorre em outras formações lacustres como o Mar Morto e o Great Salt Lake, no estado de Utah - EUA.

Porém, a singularidade do Natron em relação àqueles outros lagos salinos supracitados - é que neste lago as águas são extremamente alcalinas, devido aos altos níveis da substância química chamada NATRON, uma mistura de carbonato de Sódio e bicarbonato de Sódio.

A medição do índice de pH*  da água chega a alcançar 10.5, próximo ao teor da amônia. Brandt explica: Essa concentração é tão alta que poderia remover a tinta de minhas caixas de filmes Kodak em poucos segundos.

** pH. Potencial hidrogeniônico  ou potencial de hidrogênio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos.


Águas saturadas de Natrão são também chamadas águas duras. Natron, em português, natrão, que empresta seu nome ao Lago, é um mineral composto por carbonato de sódio hidratado. Sua fórmula química - Na2CO3·10H2O.

Na fauna  terrena, algumas criaturas são capazes de viver em águas duras, que podem chegar a 140º Fahreinheit (60º Centrígrados): uma única espécie de peixe (o Alcolapia latilabris), algumas algas e uma ousada colônia de flamingos que se alimenta daquelas algas e costuma reproduzir-se às margens do lago.

Todavia, frequentemente, aves migratórias sofrem acidentes e caem na águas do Natron. Brant acredita que isso é ainda mais comum porque ás águas paradas funcionam como uma espécie de espelho e assim, as aves, por ilusão, mergulham sob a impressão que estão ainda no espaço aéreo.   

Há pouco tempo, um piloto de helicóptero foi vítima trágica dessa ilusão. Sua aeronave foi capturada pelo lago e rapidamente corroída pelas águas.

Durante a estação da seca,quando a água recua, revelam-se as carcaças de aves e morcegos, ressecados, quimicamente preservados. Brant relata: Vi bandos inteiros de aves mortas, todas arrastadas juntas.



Ao longo de três semanas, Brandt trabalhou com os habitantes locais a fim de coletar alguns dos espécimes mais preservados. Eles (os moradores da região) acharam que eu era absolutamente insano, um cara branco louco que chegou oferecendo dinheiro para as pessoas irem caçar animais mortos ao redor do lago.
 
A empreitada não é uma tarefa simples. O contato com a água é muito perigoso: É tão cáustica que, se você tocá-la e sua mão tiver um algum imperceptível corte, a dor é intensa e entrar nesse lago é, literalmente, um mergulho na própria Morte.

FONTE: This Alkaline African Lake Turns Animals into Stone.
SMITHSONIAN-MAG/USA, 02/10/2013
[http://blogs.smithsonianmag.com/artscience/2013/10/this-alkaline-african-lake-turns-animals-into-stone/]

4 comentários:

gwidyon machado disse...

isso que acontece ai nao e fenomeno cientifico nao..... e o fim dos tempos e os sinais d Deus na terra... mais como sempre a humanidade e ciencia tentando edxplikr os fenomenos d Deus...

ICO disse...

Sua ignorância é comovente, porém causa náuseas, gwidyon machado.

Anônimo disse...

A ignorância dele(a)causa risos, náuseas...e depois pena.

Breno Fernandes disse...

Dá pra nadar nele??

Arquivo do blog