terça-feira, 1 de outubro de 2013

Fireball de Yucatan Causa Nausea e Dor de Cabeça nos Resgatistas

LINK RELACIONADO
Bola de Fogo Cai do Céu em Yucatan, 29/09/2013
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/09/bola-de-fogo-cai-do-ceu-em-yucatan.html] 


Local da Queda. Oito homens que resgataram os fragmentos da Fireball de Yucatan sentiram náusea e dor de cabeça.

 

MEXICO. Os fragmentos do objeto não identificado que, na noite de domingo (september, 22) iluminou o céu noturno caindo com grande estrondo, na península de Yucatan (México) - além de provocar um blackout na região, porque atingiu cabos de eletricidade da CFE (Comision federal de electricidad) - a posteriori, causou mal-estar nos oito resgatistas que foram ao local da queda, a fim de investigar a ocorrência.

Entre as vítimas, Juan Coyoc Chí, Juan Alfredo Moo Pool - que escreveu um relato dos fatos para o jornal Diario de Yucatan

Além destes, Cecilio Couoh Heredia, agente da polícia municipal, em Ichmul. Ainda na noite daquele domingo, o grupo foi até a montanha em busca do objeto.

Na segunda-feira - 23 de setembro - eles acharam os fragmentos há 300 metros de um pequeno povoado maya localizado nas proximidades da cidade de Ichmul - espalhados em perímetro de cerca 10 metros. 

Couoh Heredia relatou: Ainda estava quente. Não sabemos o quê realmente caiu mas estamos quase certos que não é um meteorito.

Juan Coyoc Chí e Juan Alfredo Moo Pool também comentaram que, chegando no lugar do impacto, viram que grandes pedaços do material consumiam-se no calor mas sem queimar nada ao seu redor.

Em Ichmul e arredores, as pessoas continuam assustadas. Temem que o objeto tenha trazido algum tipo de bactéria ou vírus. Isso está sendo cogitado porque, segundo as testemunhas, desde à queda do estranho bólido, um odor estranho, desagradável, foi sentido na região. 



Algumas pessoas, como o comissário Cecilio Cohuo Heredia (citado acima), que entraram em contato direto com os fragmentos, queixaram-se de mal-estar, enjoos e dor de cabeça.

Todavia, a Fireball pode vir a ser algo positivo. O Departamento de Polícia de Ichmul já determinou que possui a guarda dos fragmentos e estes, somente poderão ser retirados da cidade com autorização especial. Alguns, vêm nas peças potencial comercial: sua exibição pode estimular o turismo, aquecendo a economia pobre do lugar.

LINK RELACIONADO
Bola de Fogo Cai do Céu em Yucatan, 29/09/2013
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/09/bola-de-fogo-cai-do-ceu-em-yucatan.html]

FONTES 
MOO GONGORA, Miguel Angelo. Más testigos de un fenómeno.
DIARIO DE YUCATAN/MEXICO, Sep/30/2013
[http://yucatan.com.mx/merida/ciudadanos/mas-testigos-de-un-fenomeno] 
Explosión de enorme bola de fuego provoca Apagón en Yucatán, México 
INDAGADORES, sep/30/2013
[http://indagadores.wordpress.com/2013/09/30/explosion-de-enorme-bola-de-fuego-provoca-apagon-en-yucatan-mexico/]

Nenhum comentário: