sábado, 2 de maio de 2015

Ucrânia. Cratera Gigante engole estradas e casas


UCRÂNIA. Na cidade de Solotvino (região de Azkaroatska, Ucrânia ocidental), do dia para a noite, sem sintomas ou indícios - a terra se abriu em uma enorme cratera, assustando os moradores das proximidades, com seus 100 metros de diâmetro e 60 metros de profundidade.

O fenômeno decorre da ação da água, nos vazios subterrâneos criados por antigas minas de sal exploradas na região. No perímetro municipal de Solotvino, já se abriram ao menos cinco buracos, resultado dessa mesma causa porém, a cratera que se abriu  mais recentemente, é a maior.

Os moradores estão apelando às autoridades para intervenham no local antes que uma situação mais grave, de tragédia, venha a acontecer.


O problema começou há mais de 200 anos, com a exploração das primeiras minas de sal. Quando as minas, depois de muito esburacada a terra, esgotaram-se e foram abandonadas, aquelas cavidades começaram a acumular água que, lentamente, foi erodindo, enfraquecendo as formações rochosas no subsolo - uma 'paisagem cárstica*.

* PAISAGEM CÁRSTICA. Relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, vales secos, vales cegos, rios subterrâneos,  paredões rochosos expostos etc... Mais resumidamente: campo de pedras calcárias. [WIKIPEDIA]


 

Na iminência de verem suas casas e vidas sendo engolidos pelas crateras que se escancaram  repentinamente, em qualquer lugar, os moradores de  Solotvino estão em um dilema. Precisam ir embora mas, sem ajuda, não têm como fazer isso. O governo quer esvaziar a cidade mas não oferece uma opção viável de moradia.

Morador de Solotvino, Ivan Prokop, 53 (2015) contou que começou a notar o surgimento desses buracos há 11 anos quando o fenômeno engoliu estradas, jardins, casas inteiras.  
'No início pensei que eram apenas alguns buraco mas está claro que toda a região vai afundar. Este abismo não será o último que veremos. Haverá mais. A água está se acumulando nas antigas minas, os depósitos de sal estão se dissolvendo e nossa terra vai desaparecer.

O especialista contratado pelo governo para conter o problema - ou, fechar as minas - Oleksandr Poshtuk, acreditou que a solução seria preencher os túneis existentes com terra.

O projeto começou mas não foi adiante. As obras pararam quando as autoridades perceberam que levariam ao menos sete anos para recuperar o terreno a um custo de 10 milhões de dólares.

Agora, o governo informa que começou um processo de desocupação da área. Cerca de 25 famílias já saíram da região mas, 130 famílias recusam sair da cidade e denunciam: o lugar para onde estão sendo relocados esses cidadãos é insalubre posto que, no 'novo lar, a única fonte de água está contaminada, inapropriada para o consumo de humanos e animais.

+ Mistério - O Buraco sem Fundo de Ellensburg
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/02/misterio-o-buraco-sem-fundo-de.html]
+ Cratera Surge do Nada e Engole Carro na Inglaterra
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/02/cratera-surge-do-nada-e-engole-carro-na.html]

FONTES
Un enorme agujero terrestre ‘traga casas’ atemoriza a una localidad de Ucrania
ALERTA CATASTROFES, 30.04.2015
[http://www.alertacatastrofes.com/enorme-agujero-terrestre-traga-casas-atemoriza-localidad-ucrania/]
TOMLINSON, Simon. Gigantic 100-metre sinkhole leaves Ukrainian villagers terrified after reports it has swallowed up homes and looks likely to get even BIGGER
DAILY MAIL/UK, 29.04.2015
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-3060882/Gigantic-100-metre-sinkhole-leaves-Ukrainian-villagers-terrified-reports-swallowed-homes-looks-likely-BIGGER.html]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...