quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Mistério das Ruínas de Por-Bajin



A estrutura, datada em 1,300 anos, pode ter sido uma fortaleza, um palácio de verão ou, ainda, um observatório. É um mistério histórico. IMAGEM gdehorosho.ru

RÚSSIA. POR BAJIN. Ou Por-Bazhyn é o nome de uma estrutura de ruínas localizada em terras altas, em uma ilha no meio do lago Tere-Khol - República de Tuva (um estado da Federação Russa), entre as cordilheiras das montanhas Altai e Syan, fronteira com Mongólia, no centro da Eurásia. Na linguagem Tuva - pois os Tuva são um povo - Por-Bazhyn significa 'casa de barro.

Ocupando praticamente toda a extensão da ilhota (que leva o nome do lago onde se ergue, lago Tere-Khol - imagem abaixo) - uma área medindo cerca de 35 mil m² onde foi erigida - Por Bajin tem resistido às pesquisas empreendidas até agora e permanece sendo um mistério.




Aparentemente, o complexo, um quadrilátero onde destacam-se enorme paredes. As exteriores, medem 10 metros de altura e até 12 metros de largura, o que que leva muitos estudiosos a estabelecer que o local poderia ser um tipo de fortaleza. Algumas dessas paredes, rebocadas com gesso, foram decoradas com uma faixa vermelha horizontal. Também foram identificados grandes portões e pátios.

No centro do complexo, destaca-se uma edificação maior dividida em duas partes ou câmaras ligadas entre si por uma passarela coberta, esta edificação possuía uma cobertura de telhas e era apoiada por 36 colunas de madeira erigidas sobre bases de pedra.

Há indícios que Por-Bazhyn pode ter sido construído durante a existência de um antigo império nômade - conhecido como Uyghur Khaganate ou Toquz Oghuz (povo turco antigo), datado entre 744 -840 d.C.. Sua idade, portanto, é estimada em 1,300 anos.

A ideia de que o lugar foi uma fortaleza não é unânime entre os estudiosos. Muitos acreditam que Por-Bazhyn pode ter sido um palácio, um mosteiro ou - ainda - um observatório astronômico.

Como sítio arqueológico, o lugar foi explorado, pela primeira vez em 1891. Outras incursões foram realizadas em 1957 e 1963 mas, somente em 2007 os arqueólogos começaram uma investigação sistemática.

Logo, descobriam a influência da cultura chinesa na arquitetura, como a utilização de telhas e semelhança com as cidades-castelos chinesas ou - como os Palácios Paradisíacos Budistas tal como são representados na pinturas da dinastia Tang.




Peritos - como a arqueóloga Irina Arzhantseva que, em 2011 publicou um artigo sobre o tema no The European Archaeologist -  asseguram que ...a arquitetura ali é tipicamente chinesa da primeira metade do século VII (anos 700 d.C.) - estilo característico da dinastia Tang

Porém, há muitas outras perguntas sem resposta. Os pesquisadores não entendem, por exemplo, a ausência de sistemas de aquecimento no complexo; nem mesmo rudimentares, sobretudo por quê Por-Bajin está localizado 3,200 metros acima do nível do mar significando que, ali, as temperaturas são muito baixas. É um lugar extremamente frio.

Outro ponto enigmático das ruínas é a incerteza sobre a configuração geográfica na época de sua construção. Existe a possibilidade que Por-Bazhyn tenha sido construído em terra firme. O lago, teria surgido depois, ilhando o local.

Também foram descobertos indicativos de que seus ocupantes abandonaram o local pouco tempo depois de construído e o motivo desse abandono é outro enigma das ruínas da ilha de Tere-Khol.

FONTES
LAMBIE, Derek. Who built this Siberian summer palace… and why?
THE SIBERIAN TIMES, 12/11/2014
[http://siberiantimes.com/science/casestudy/features/f0009-who-built-this-siberian-summer-palace-and-why/]
Por Bajin: The mystery hidden in Siberia
NEWS AUSTRALIA, 07/04/2015
[http://www.news.com.au/travel/world-travel/por-bajin-the-mystery-hidden-in-siberia/story-e6frfqai-1227293552690]

Mente, memória, ressonância mórfica, arquétipos e inconsciente coletivo

 

+ TEXTO COMPLETO
Mente, memória, ressonância mórfica, arquétipos e inconsciente coletivo
[http://www.sofadasala.com/ligiacabus/sheldrake01.htm] 


CIÊNCIA HOLÍSTICA. CIÊNCIA DE FRONTEIRA. A questão do desenvolvimento biológico - da lógica do desenvolvimento dos seres vivos - a questão da morfogênese é, atualmente, uma discussão aberta, tema de muito interesse. A alternativa para a teoria mecanicista-reducionista começou a se delinear nos anos de 1920 com a ideia dos campos morfogenéticos (modeladores da forma). 

De acordo com a teoria, o crescimento dos organismos é modelado pela ação de "campos" onipresentes, que permeiam os seres vivos², campos que "contêm" a forma do organismo.

É uma ideia que se aproxima das tradições da antiguidade clássica, como o pensamento aristotélico e outras. Um carvalho se desenvolve a partir da semente (a bolota) porque a bolota está associada ao campo mórfico do carvalho, estrutura invisível organizante que norteia o desenvolvimento de todos os carvalhos; um campo modelador de carvalhos, área de influência na qual se desenvolvem os organismos-carvalhos.

Um ponto a favor desta teoria é a capacidade de regeneração, em maior ou menor grau, verificada em organismos. Se cortamos pequenos ramos de um carvalho, cada ramo, tratado apropriadamente, vai se desenvolver como um novo carvalho e o carvalho de origem continuará sendo um carvalho. 


Existe um limite, porém: se cortamos o carvalho em pedaços minúsculos, meros fragmentos, não será possível obter outra árvore. Mas a capacidade de se refazer, existe. Máquinas não fazem isso. Não têm a capacidade de se refazer em sua totalidade partir de um fragmento, de um desmembramento.

Remova partes de um computador e o resultado será um computador quebrado. Ele não se regenera; seus pedaços não se desenvolvem em novos computadores. Outra analogia é o magneto, o imã. Fragmentemos um ímã e teremos muitos pequenos ímãs dotados de campo magnético à semelhança do ímã original. 


Um terceiro exemplo é o holograma, a estrutura hologramática: qualquer uma das partes contém as propriedades do todo. Um holograma é baseado em padrões de interferência contidos em campos magnéticos. Os campos são dotados de um propriedade reguladora e mantenedora de padrões que abarcam a totalidade de espécies de fenômenos, os mais variados. É um tema de estudo de grande interesse para biologia no que se refere ao entendimento dos campos mórficos.

Cada espécie de ser tem seu próprio campo e dentro de cada organismo existem campos contidos em campos³ (estrutura remissiva). Cada um de nós está associado a um campo morfológico que preside a vida do corpo em sua totalidade e que abriga subcampos; campos para braços e pernas; campos para fígado e rins; para tecidos específicos constituintes de órgãos; campos relacionados às células e às organelas, às moléculas e assim por diante. Existe uma série completa de campos contidos em campos.


Como síntese e conceito-chave desta hipótese eu proponho que estes campos, cuja possível existência já é amplamente aceita em biologia, tais campos, possuem uma memória em construção que advém de formas passadas, das experiências e tipos ancestrais semelhantes. 


Assim, o campo mórfico que rege a formação e funcionamento do fígado obedece a um padrão ancestral de fígados outros, desenvolvidos ao longo de sucessos e fracassos em um passado de evoluções; o mesmo se aplica aos carvalhos até aqui bem sucedidos em sua "proposta" de ser carvalho.


Através do campos, mediante um fenômeno chamado "ressonância mórfica", pela influência de semelhante sobre semelhante, se estabelece a conexão entre campos similares. Isto significa que a estrutura dos campos possui memória cumulativa constituída a partir de experiências passadas de cada espécie. É uma ideia que se aplica não somente aos seres vivos mas também às moléculas de proteína, aos cristais, átomos etc..

No caso dos cristais, por exemplo, a teoria poderia dizer que a forma de um cristal depende das características do seu campo mórfico correspondente. O conceito dos campos mórficos tem ampla abrangência no entendimento da realidade, no modo como as "coisas são" e pode ser aplicado tanto às formas quanto aos comportamentos. Neste ensaio eu usarei a expressão campo mórfico em relação aos fenômenos associados à morfogenética.


+ TEXTO COMPLETO
Mente, memória, ressonância mórfica, arquétipos e inconsciente coletivo
[http://www.sofadasala.com/ligiacabus/sheldrake01.htm]

FONTE
Part I - Mind, Memory, and Archetype Morphic Resonance and the Collective Unconscious
Psychological Perspectives (Spring 1987)
by Rupert Sheldrake
IN [http://www.sheldrake.org/Articles&Papers/papers/morphic/morphic1_paper.html]
Acessado em 29.04.2015

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Maldição do Drakula Park

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2015/04/dracula27.html]

ROMÊNIA. Há 14 anos, foi oferecido aos romenos se tornarem acionistas em um dos maiores negócios que, o governo tinha apresentado como seguro de acordo com o primeiro-ministro na época, Adrian Nastase, para investir seu próprio dinheiro.

O Drácula Parque foi anunciado como o maior parque de diversões da Europa Oriental e tinha a intenção de colocar a Romênia no mapa do turismo internacional.

Quase 15.000 pessoas foram seduzidas pela 'oportunidade de investimento e colocaram suas economias no negócio. Hoje estão decepcionadas. O projeto tornou-se um problema que depois de mais de uma década nada rendeu para aqueles que nele apostaram.

O investidor Mihuţ Raveca comenta, decepcionado: 'Eles pegaram o dinheiro e até hoje eu não sei o que aconteceu. O dinheiro sumiu. Alina Ioana, na mesma situação: 'Não há interesse, não há nada, sinto-me enganada.

O Drakula Park que deveria atrair anualmente mais de um milhão de turistas injetando mais de 27 milhões de dólares (previsão em 2001) na economia do país, não foi construído até hoje por causa de escândalos políticos e interesses imobiliários.

Essas questões, resultaram, por exemplo, em repetidas mudanças na localização do parque: seria erguido em Sighisoara; depois, em Snagov; mais tarde, em Brasov. Atualmente, sua localização foi transferida para... lugar nenhum. 

O administrador do Drakula Park, Sorin Marica 'Os investidores foram vítimas de uma batalha política. No lançamento do projeto o Governo definiu a localização mas veio outro governo e tudo mudou.

Logo no início, o Drakula Park consumiu mais 1,5 milhões de dólares para empreender estudos de viabilidade que não resultaram em nada.

O senador Nicolae Vlad Popa, do PNL - Partido Nacional Liberal lamenta: 'Infelizmente, um projeto que poderia ser um investimento no Turismo da Romênia foi transformado em um esquema fraudulento para captar dinheiro dos cidadãos.

O ex-ministro do Turismo (no cargo quando p projeto foi lançado), Dan Matei Agathon, descarta má-fé por parte dos empresários: 'Não foi um golpe. ninguém fugiu com o dinheiro. Foi um investimento em um projeto que não se realizou.

Investimentos implicam risco em todo o mundo, você ganha ou perde. Infelizmente, neste caso, tem sido perda, prejuízo. Ao menos, por enquanto.

O projeto Drakula Park foi lançado em 2001, no governo de Adrian Nastase, do PSD - Partido Social Democrático da Romênia.

Matei Agathon lembra que... 'Foi a primeira vez, em anos, que a Romênia ocupou o horário nobre nas principais emissoras de televisão do mundo com uma reportagem positiva - e não sobre os orfanatos de crianças com AIDS ou sobre a prostituição no país.

O projeto foi apresentado com grande alarde em destacadas feiras internacionais de turismo em Berlim e Viena.

O PROBLEMA CULTURAL

Embora apreciado no exterior, na Romênia, o projeto do Drakula Park foi muito criticado por acadêmicos e religiosos.

Estes, não podem admitir que a imagem do príncipe Vlad Tepes, considerado defensor da cristandade e herói nacional - seja associada a um personagem demoníaco.

Matei Agathon, todavia, pondera: 'Nós nos preocupamos muito com a nossa história mas, isso não justifica dispensar a 'indústria (turística e cultural) de Drácula (romena) que tem potencial para gerar lucros de 3 bilhões de dólares.

O projeto, de fato, incluía várias ramificações temáticas, como a criação/construção de um Instituto internacional onde seriam organizados congressos sobre a vampirologia.

A CASA ONDE NASCEU VLAD, O EMPALADOR

 

Apesar dos protestos nacionais contra o projeto do Drakula Park, o empreendimento relacionado ao príncipe da Valáquia teve o acolhimento no governo de Adrian Năstase (do PSD - Partido Social Democrático da Romênia, que foi primeiro-ministro da Romênia de dezembro de 2000 a dezembro de 2004.)

Assim, depois de adiamentos e mudança de local, começaram as obras do Parque em Sighisoara (ou Shassburg, Transilvânia), onde está situada a fortaleza medieval de origem romana onde se encontra a casa onde nasceu Vlad Tepes (1431?-1476 - imagem acima), em uma área de 120 hectares chamada Breite.

O total do investimento chegou a 31,5 milhões de dólares. A quantia foi captada através de duas fontes: 1. venda de ações - ao público, do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Sighisoara, empresa gerente do projeto; 2. verba, financiamento do Estado.

IMPEDIMENTOS CONTROVERTIDOS

Em Breite, o empreendimento teve novos problemas: apareceram ONGs questionando as obras em Breite porque o local é umaárea protegida por lei, é uma reserva de bosques de carvalhos seculares - a Breit Oak Tree Reserve. Alexander Gota, presidente de uma dessas ONGs argumenta: 'A lei diz claramente que é proibida qualquer atividade humana que produza impacto ambiental sobre a reserva.

Além disso, em 2003, vieram foram divulgado um relatório do Tribunal de Contas mostrando que o estudo de viabilidade do projeto Drakula Park não foi aprovado pelo Governo. 

Sorin Marica, administrador do Projeto Drakula, ficou surpreso: Depois de quase um ano de trabalho o Ministério da Defesa nos deu um parecer negativo alegando a presença, na área, de um depósito de armas.

Os partidos de oposição apresentaram outros questionamentos: pelas previsões orçamentárias do projeto, cada visitante, inicialmente, no primeiro ano de funcionamento, , pelo ingresso no Drakula Park, entre 20 a 25 euros, algo inacessível para a maioria dos romenos naquela época (entre 2001 e 2004).

Além disso, havia a questão da infraestrutura. Se haveria milhões de turistas isso demandaria condições de hospedagem, instalações adequadas, serviços auxiliares e um incremento imprevisível no comércio local.

Considerando estes aspectos, ONGs e defensores do patrimônio histórico apontaram o Drakula Park como ameaça a Sighisoara, uma das poucas cidades medievais originais habitadas da Europa. 

O Drakula Park seria, com certeza, o desencadeador de enorme afluência de carros, causando problemas de trânsito e desgastes das antigas ruas. 

Além dos hotéis, descaracterizadores da paisagem, certamente o empreendimento promoveria a abertura de bares e lojas e um já previsto complexo de entretenimento e vivência de uma cultura vampírica, como a oficina para afiar os dentes a ser instalada na torre da cidade.

Esses questionamentos ganharam visibilidade internacional, tornaram-se um escândalo. Os grande midia reportavam que o patrimônio histórico de Sighisoara estava em perigo.

A Casa Real da Grã-Bretanha entrou na questão representada príncipe Charles que, aliás, dizem, tem parentesco remoto com o príncipe Vlad Tepes.

SNAGOV


Por causa dessa questão histórica e ambiental, o governo de Adrian Nastase decidiu mudar o local do empreendimento para Snagov - área rural do condado de Ilfov. 

Existe um potencial histórico: ali, segundo a lenda, na igreja de um mosteiro de Sangov, construído no isolamento de uma ilha, Vlad Tepes, o Drakula (filho de Drakul) teria sido sepultado sob uma laje, sem inscrição (imagem acima). 

Outra vantagem da nova localização é ser próxima ao aeroporto internacional Henri Coanda, em Bucareste. A notícia de que o Parque seria, enfim, construído em Snagov, promoveu uma rápida valorização imobiliária da região. 

Muitos investiram porém, mais uma vez, a expectativa de lucro foi frustrada por conta de complicações jurídicas sobre a propriedade das terras, uma área 460 hectares com valor estimado em 200 milhões de dólares.

Ocorre que o terreno foi parte da fazenda leiteira de Nicolae Ceausescu (1918-1989, ditador comunista que 'governou a Romênia entre 1987 até 1989). Há anos estas terras estavam em disputa. 

Moradores de Snagov as reivindicam pois foram confiscadas pelo regime comunista. Frustrada essa nova investida, o mercado imobiliário de Snagov afundou e hoje, nas fachadas das casas área urbana, há inúmeros cartazes de vende-se.  

Para complicar a situação, apesar dos obstáculos políticos e jurídicos que impediram, até agora, a construção do complexo de diversões Drakula Park, a Autoridade Nacional de Turismo não despreza, de modo algum, a marca de Drácula. 

Em 2005 o governo investiu mais de 1,5 milhões de euros em cinco comerciais, uma campanha publicitária - centrada na figura do lendário vampiro.

O caso acionou os promotores do DNA - National Anticorruption Directorate (Diretório Nacional Anticorrupção) - que acusou a Autoridade Nacional de Turismo de realizar campanha publicitária ilegal com o objetivo de promover a imagem do conde Drácula na Romênia. 

O processo resultou em veredito de culpados para dois integrantes do órgão turístico: Cristina Motorga e Dumitru Samson foram condenados a cinco anos de prisão por falsificação, abuso de poder.

BRASOV. FIM DE LINHA

 

BRASOV. Em 2007, a Dracula Park S.A. comprou um terreno na localidade de Fundata, condado de Brasov e ali pretendeu construir uma pousada com 20 quartos. 

Sorin Marica, administrador de todo o projeto desde 2001, defendeu que o negócio seria rentável para os acionistas - aqueles que esperam há 14 algum retorno do dinheiro investido no Drakula.

 

Apesar do lugar estar situado nas proximidades do famoso Castelo de Bran, morada do príncipe, os investidores mantiveram-se descrentes. 

Hoje, a pousada é apenas uma construção inacabada no meio do nada. Tal como seu inspirador, o projeto Drácula Park existe mas não sai do papel, é morto-vivo, como seu inspirador.

+ Governo Romeno Proíbe Dracula Park, 2006
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2015/04/dracula27.html]




FONTES
DIN|INTERIOR. Dracula Park: ţeapă în numele lui Ţepeş
DIGI24-ROMÊNIA, 25.01;2015
[http://www.digi24.ro/Stiri/Digi24/Special/Reportaj/DIN+INTERIOR+Dracula+Park+teapa+in+numele+lui+Tepes]
+ Bran Castle – between myth and history
PURE ROMANIA, Acessado em 27.04.2015
[http://www.pure-romania.com/bran-castle/]
+ ENGELMANN, Maira. ROMÊNIA – Bucareste e Transilvânia ("morada" do Drácula)
RETRATOS E RELATOS, 10.02.2009
[http://retratoserelatos.com/romenia-bucareste-transilvania/]

Governo Romeno Proíbe Dracula Park

  texto recuperado, 14.04.2006 
 


O projeto original do complexo de lazer e cultura Dracula Park incluía: hotel, espaço para palestras, biblioteca, praça de alimentação, galeria de "arte do mal", jardim-labirinto, teatro, discoteca e o Castelo do Conde Drácula. 

+ A Maldição do Drakula Park, 2015
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2015/04/dracula227.html]  


ROMÊNIA. A Igreja Cristã Ortodoxa Romena recebeu como uma vitória a decisão governamental de embargar a abertura do Dracula Park ou Dracula Land, um complexo de entretenimento próximo a Bucareste (capital do país).

O projeto, lançado em 2001, propunha-se a explorar a fama legendária do vampiro mas famoso do mundo. A decisão governamental baseou-se na constatação de irregularidades e atrasos nos planos de implantação do parque.

O Primeiro Ministro, Calin Popescu-Tariceanu, anunciou em março o cancelamento do contrato com a Dracula Ink., empresa americana encarregada de construir o parque temático em uma área de 460 hectares em Snagov.

Constatin Stoica, porta-voz da Igreja comentou: "Nossa Igreja foi contra este projeto desde o início. O mito de Dráula não tem nenhuma relação com a história da Romênia; esta ideia tem sido rejeitada por historiadores. Além disso, o projeto é mal concebido e sua localização, em Snagov, é particularmente inapropriada".

Acredita-se que em Snagov encontra-se o túmulo de Vlad Tepes ou Vlad, o Empalador, governante da Valáquia que viveu no século XV (anos 1400) e inspirou a criação da personagem "Drácula", do escritor irlandês Bram Stocker, em 1897. Vlad Tepes ficou conhecido por seu temperamento sanguinário e sádico que fazia do empalamento de suas vítimas entretenimento em seus festins.




O Dracula Park não foi muito além do papel. Seus idealizadores não conseguiram sequer definir o local de instalação do complexo. Vlad Tepes tem seus admiradores pelo mundo mas, na Romênia, o Vlad Empalador é uma lembrança sombria que os romenos preferem não destacar na biografia do príncipe ue foi, igualmente, um herói da pátria, defensor dos cristãos, libertador do jugo e ameaça dos turcos mulçumanos.

O Projeto foi concebido em 2001. Sua construção foi anunciada pelo então Primeiro Ministro, Adrian Nastase. O parque deveria ser uma atração para milhões de turistas gerando mais de três mil empregos.

Nos planos originais, o complexo seria localizado próximo ao local de nascimento de Vlad Tepes, em Sighisoara, na Transilvânia. A mudança para Snagov foi decidida depois de pressões da população de Sighisoara, que se posicionou contra a instalação do parque no local.


Anunciado, em março de 2001, segundo a previsão, a inauguração do Parque seria em 2002. A notícia da construção de Dracula Land provocou polêmica: enquanto os defensores alegavam que Vlad Tepes era um herói nacional e o projeto seria positivo do ponto de vista econômico, outros, contrários, argumentaram que o parque comprometia a imagem da Romênia; isto, porque Vlad Tepes não é uma figura que se pode qualificar como simpática. Ele é o Vampiro dos Vampiros, um morto-vivo bebedor de sangue humano.

Apesar do caráter macabro da personagem-tema do parque, os idealizadores defenderam a ideia; o Dracula Park incluiria o Dracula Institute, com salas de conferências, seminários, biblioteca, hotel, restaurante e galeria de arte temáticos, discoteca, cinema, teatro e outros serviços.

O Vampiro romeno tem muitos admiradores; existem mais de quatro mil grupos, associações e clubes dedicados a ele em todo o mundo, garantia de um fluxo de visitantes altamente rentável; mas, com os atrasos intermináveis, que mais parecem uma maldição do morcego, o embargo da obra foi inevitável e o projeto parece destinado ao esquecimento.

Uma grande decepção para os fãs do "Morto que Anda" e um reforço a mais para a aura de maldição que acompanha, tradicionalmente, o "Empalador".

+ A Maldição do Drakula Park, 2015
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2015/04/dracula227.html] 



FONTES 
LUXMORE,  Jonayhan. Cancellation of Dracula Park hailed as victory by Romanian church
IN ECUMENICAL NEWS INTERNATIONAL - publicado em 06/04/2006
[http://paranormal.about.com/gi/dynamic/offsite.htm?zi=1/XJ&sdn=paranormal&zu=http%3A%2F%2Fwww.eni.ch%2Farticles%2Fdisplay.shtml%3F06-0305]  
Romania builds Dracula Land
IN NEWS BBC - publicado em 22/03/2001
[http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/1234648.stm]
tradução e adaptação: L.C.

domingo, 26 de abril de 2015

O Mistério do Mercúrio em Teotihuacan



O arqueólogo mexicano - Sergio López encontrou, na pirâmide central de Teotihuacan (morada dos deuses) - a Pirâmide da Serpente Emplumada), no fim de um túnel, em uma câmara selada há 1,800 anos - mercúrio (em estado líquido - Hg). 

Considerando o significado (potencial) alquímico (química esotérica, metafísica) do Mercúrio em práticas rituais relacionadas a fenômenos sobrenaturais (ou mágicos), Gomez acredita que a exploração do local poderá revelar o túmulo de um rei. Trabalhando no túnel já há seis anos, Gomez reuniu milhares de artefatos. 

+ O Mistério das Esferas Metálicas de Teotihuacan, 2014
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/10/teotihuacan29.html]
+ O REINO PERDIDO DE CAIM
[http://www.sofadasala.com/mundosperdidos/oreinoperdidodecaim.htm]

MÉXICO. ARQUEOLOGIA. TEOTIHUACAN.  Nos primeiros dias de Abril (2015) - na entranhas das misteriosas 'ruínas da cidade pré-asteca de Teotihuacan, situada 30 km a nordeste de Cidade do México (capital do  uma equipe de pesquisadores do INAH-México (Instituto Nacional de Antropologia e História), liderada pelo arqueólogo Sergio Gomez, encontrou grandes quantidades de Mercúrio (metal em estado líquido).

O material, achado  no final de um túnel que conduz a uma câmara selada há 1,800 anos, poderá ajudar a elucidar algo mais do pouco que se sabe sobre Teotihuacan, uma cidade que já foi a maior das Américas, construída com gigantescos blocos de pedra.

Ali, entre os anos 100 e 700 d.C., habitaram cerca de 200 mil pessoas que desapareceram misteriosamente sem deixar qualquer registro escrito. Mais tarde, no século XIV, quando os astecas dominaram a região, Teotihuacan era uma colosso fantasma e um enigma.




Os pesquisadores acreditam que o Mercúrio, um metal prateado, de aparência sedutora porém extremamente tóxico para seres humanos e outros viventes, depositado naquele local, pode estar relacionado ao conteúdo da câmara que, os arqueólogos anseiam, seja o túmulo de um governante.

Seria uma descoberta extraordinária posto que apesar de décadas de exame daquelas ruínas, nada se sabe - além de conjecturas - sobre o povo que a construiu. 

Um dado, porém, é certo: este povo sem nome foi contemporâneo dos maias.também não há nenhuma indicação de por que o Mercúrio foi colocado lá e Gomez somente pode especular: talvez simbolize um rio ou lago subterrâneo.

No passado, Mercúrio foi encontrado em pequenas quantidades em alguns sítios arqueológico maia, mais ao sul. Porém, nunca, antes, foi  registrado um achado desses, em qualquer quantidade, em Teotihuacan.

O mistério se aprofunda: o Mercúrio era raro no México antigo, quase impossível de ser extraído de  seus veios naturais mas, devia ser muito apreciado por sua aparência brilhante em sua liquidez densa, coesa e fugidia. O Mercúrio, de fato, parece ser algo como prata viva e mortal.

Na década de 1670, os espanhóis escavaram Teotihuacan mas um trabalho metódico, científico somente começou, no local, muito mais tarde - nos anos de 1950.

Trabalhando na pirâmide da Serpente há 6 anos, Gomez e sua equipe já recolheram milhares de objetos como esculturas de pedra, joias finas, conchas gigantes.

Agora, com o achado dessa significativa quantidade de Mercúrio, os pesquisadores precisarão usar equipamentos de proteção para evitar a intoxicação. O objetivo é abrir a câmara até o final do período das escavações, no fim deste ano (2015).

+ O Mistério das Esferas Metálicas de Teotihuacan, 2014
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/10/teotihuacan29.html]




+ O REINO PERDIDO DE CAIM
[http://www.sofadasala.com/mundosperdidos/oreinoperdidodecaim.htm] 



+ Os deuses astronautas e as cabeças de pedra de Tiahuanaco 
NOITE SINISTRA, 06.02.2013
[http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/02/os-deuses-astronautas-e-as-cabecas-de.html]

http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/02/os-deuses-astronautas-e-as-cabecas-de.html

FONTE
MCLAUGHLIN, Kelly/REUTERS. Will secret tunnel inside the bowels of pre-Aztec pyramid reveal long-lost tomb of Teotihuacan's first king? Archaeologists find 'large quantities' of liquid mercury used in primitive burial
DAILY MAIL/UK, 24.04.2015
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-3054296/Hunt-ancient-royal-tomb-Mexico-takes-mercurial-twist.html]

sábado, 25 de abril de 2015

Gigante do Mar. Mantarraia Fabulosa Capturada no Peru


O animal, um gigante medindo 8 metros de comprimento, somente pôde ser removido da costa com o recurso de um guindaste.

PERU. MUNDO ANIMAL. Na Provincia de Tumbres, na Enseada La Cruz - pescadores capturaram um peixe arraia manta gigantesco - Mantarraia gigante (Manta birostris), que chamou a atenção de curiosos e especialistas que lotaram a costa para admirar a criatura.

Medindo 8 metros da cabeça à cauda, este verdadeiro 'monstro do mar - somente pôde ser retirado do navio com o auxílio de um guindaste. O espécime foi recolhido sob a tutela do Instituto del Mar de Perú que estuda animais marinhos.

Apesar da aparência assustadora o peixe arraia gigante pode ser menos mortal do que parece: sua picada não é venenosa, ao contrário de sua parente próxima, a chamada Jamanta (Myliobatidae) - a arraia-águia, não menos portentosa e notavelmente mais perigosa, posto que, também sendo gigante possui, ainda, um aguilhão (um ferrão) venenoso em sua cauda.

Em qualquer caso o enfrentamento no enfrentamento no mar cm uma dessa potências não é uma aventura aconselhável. Esses 'gigantes podem crescer até 8,5 metros de comprimento e um indivíduo desse porte, como o desta captura, pesa em torno de 1,4 toneladas (mil e quatrocentos quilos).

FONTE
En Perú pescaron a una mantarraya de una tonelada
EL DIARIO/ARGENTINA, 24.04.2015
[http://www.d24ar.com/nota/349952/en-peru-pescaron-a-una-mantarraya-de-una-tonelada-20150424-0704.html]