sábado, 20 de novembro de 2010

Partenogênese – A Concepção Imaculada

Cobras sem pai: Uma jibóia, duas ninhadas, 22 filhotes de concepção imaculada.

USA – Uma equipe de cientistas, trabalhando nos Estados Unidos, registrou um caso de "nascimento virgem" em um réptil ofídio, uma jibóia [Boa constrictor]. Embora não seja o primeiro observado em serpentes, esta ocorrência apresentou características peculiares.

O cientista. Dr. Warren Booth da North Carolina University, em Raleigh – US explica: A fêmea, uma boa (jibóia), já experimentou não um mas, até agora, duas gestações e partos virgens... Ao contrário de outros casos de partenogênese observados em laboratório, esta cobra não foi isolada dos machos.

Porém, cuidadosamente observada, apresentou este comportamento anômalo. Embora cortejada pelos quatro machos com quem dividia alojamento, ela recusou a todos. Ainda assim, já teve duas ninhadas nas quais todos os filhotes são fêmeas e portadoras de idêntico código genético.

A prole tem uma coloração peculiar, um tom de caramelo característico de de uma rara doença somente manifestada por ativação de um gene recessivo materno que não poderia resultar denehum cruzamento com os machos do viveiro. É uma das provas definivas dos nascimentos imaculados das proles.

Outro indicativo são os estranhos cromossomos sexuais das ninhadas. Os cromossomos sexuais definem o sexo de animais. Nos seres humanos, são chamados cromossomos X e Y. Todas as fêmeas humanas têm cromossomos sexuais em pares de genes XX. Os machos, pares XY. Portanto, o sexo da prole é uma herança genética paterna.

Nas cobras, são os cromossomos sexuais Z para os machos e W para as fêmeas. Os cromossomos ZZ produzem machos; os ZW, fêmeas. As cobras resultantes do nascimento virgem possuem cromossomos sexuais WW, poasto que todo seu material genético foi herdado da mãe, que não possui genes Z. Essencialmente, elas meio-clones de sua mãe, diz Dr. Booth.

Outro aspecto, mais complexo, porém muito surpreendente é que em nenhum animal vertebrado em cujo processo de reprodução o material genético dos machos determina o sexo da prole, os casos de partenogênese resultam em fêmeas. Todos osfilhotes são machos, ao contrário do que ocorreu com esta serpente.

Essa jibóia tem ainda outros mistérios em sua vida sexual. Ela nunca foi santa! Ou seja, a capacidade de conceber sem manter relações sexuais não se deve a nenhuma virtude moral dessa réptil. Meditemos... Ela já tinha ficado grávida normalmmente antes. Convivia com os machos como qualquer outra naquele ambiente laboratorial. Por isso, para os cientistas, também é um mistério razão pela qual, nestas gestações, a cobra teve a concepção imaculada.

Dr. Booth conta tudo e pondera: No passado, esta fêmea deu à luz bebês sexualmente produzidos. Curiosamente, colocada em isolamento ela não engravidou. Ao que parece, mesmo sendo imaculada a concepção, alguma interação com os machos é necessária. Mas a razão pela qual ...ela não utiliza o esperma, isso é uma incógnita.

O relato deste caso foi publicado no Royal Society Journal Biology Letters. Os nascimentos virgens ocorrem em Natureza entre diferentes espécies de animais. Muitos invertebrados, como insetos, podem gerar prole assexuadamente. Nestes caos, usualmente os animais clonam a si mesmos produzindo herdeiros idênticos à matriz.

Entre vertebrados, as concepções imaculadas também acontecem mas são muito mais raras. Foram documentadas ocorrências em menos de 0,1% de espécies. Entre estas, as mais recentes, registram: em 2006, cientistas descobriram dois dragões de Komodo (Varanus komodoensis), a maior espécie de lagarto do mundo, que produziram ovos sem serem conluio sexual ou qualquer outro modo de fertilização por esperma. Em 2007, uma tubarão-martelo-fêmea (Sphyrna tiburo) em cativeiro, se reproduziu sem contato com machos.


FONTE: WALKER, Matt. Snake gives 'virgin birth' to extraordinary babies.
IN BBC, UK – publicado em 03/11/2010
[http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_9139000/9139971.stm]

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Bruxa de Évora

Inquérito Sobre a Bruxa de Évora
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A Bruxa de Évora. Um nome, uma referência. Muito falada, pouco conhecida. Ela é o arquétipo da feiticeira da tradição ocidental das culturas de Portugal, Espanha e Brasil. 

Sua identidade arcana se perdeu, tão antiga que dela se diz que foi mestra de Cipriano, na Mesopotâmia, bem antes deste bruxo virar [ou proclamar que tinha virado cristão].

Ao longo de gerações, através de incontáveis bruxas, curandeiras, rezadeiras, reuniram-se todos os segredos magia antiga dos caldeus, dos celtíberos, dos mouros sarracenos e até dos cristãos. 

Depois daquela que fez a fama, a Moura Torta, muitas outras feiticeiras, nos sussurros dos vilarejos, foram chamadas Bruxa de Évora, como um sinônimo para Bruxa das Encruzilhadas. História e lenda; mitologia, cultura popular, folclore. 

Conheça também o estudo do Livro da Bruxa, de Amadeo Santander e saiba muito mais nesta pesquisa exclusiva, o Inquérito Sobre a Bruxa de Évora
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segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pós-pós-Modernidade – Celulares Assombrados


Assombração também evolui. Até... ontem! fantasmas frequentavam castelos, casarões, ruínas, taperas abandonadas, cemitérios, cadeiras de balanço... Agora! Não! As almas penadas estão usado recursos multimidia de comunicação. 

Tal como se as ficções fossem profecias do futuro, hoje, como antecipado nas artes, espíritos atormentados manifestam-se pelo rádio, televisão, terminal de computador, telefone!

REINO UNIDO – O investigador de Espectros (espíritos, caça-fantasma mesmo) Phil Hayes, do Paranormal Research, UK – alerta: o número de chamadas misteriosas para celulares e atribuídas a fantasmas aumentou 43% nos últimos quatro anos. Mr. Hayes dedicou um sério estudo ao tema e acredita que um terço das assombrações pós-modernas manifestam-se através de telefones celulares.

 
Phil Hayes, do Paranormal Research

Essas chamadas do Além caracterizam-se por uma forte interferência de energia estática; a voz soa fraca, distante. Nove em cada dez casos têm seus números de origem retidos ou, simplesmente, aparece uma sequência de 12 zeros.

A pesquisa mostrou, ainda, que, atualmente, dois terços das manifestações paranormais de espíritos são realizadas por meio de emissão de sons; somente 20% têm realizado as aparições e 15% ainda usam o recurso e sintetizar algum tipo de perfume.

Metade das assombrações sonoras foram capturadas por meio de gravadores especiais utilizados pelos especialistas porém, 8 por cento, utilizaram televisão ou rádio.

A pesquisa vai além: um em cada três britânicos afirmaram ter visto e registrado uma aparição em foto ou imagens feitas com celular. As ocorrências paranormais deste tipo aumentaram em 70% no último ano [entre 2009 e 2010], sempre com o auxílio de aparelhos de telefonia celular.

Phil Hayes não tem dúvida: Há indícios de que os fantasmas podem usar telefones para se comunicar, com relatos de pessoas que recebem telefonemas de parentes falecidos. [Francamente, só faltava ser engano... mas pode piorar quando forem os inimigos. Meditemos...]


FONTE: HAMILTON, Jane. Ghosts are phoning friends.
IN The Sun, UK – publicado em 22/10/2010
[http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/3192411/Ghosts-are-phoning-friends.html].

Tesouros Perdidos da Arte


EUA – Em Buffalo, estado de Nova Iorque, a família Kober descobriu uma pintura inacabada. O quadro mostra Maria acolhendo Jesus depois da crucificação, cena conhecida como Pietá

Durante os anos de 1970, o quadro ficou pendurado na parede por um ano porém, em certa ocasião, como se a peça fosse atingida pelas bolas das brincadeiras das crianças, achou-se por bem resguardar o objeto. O quadro foi embrulhado e escondido atrás de um sofá.

O embrulho lá ficou, esquecido durante 27 anos até que um membro da família, o tenente-coronel da Força Aérea Mr. Martin Koeber, 53 anos, aposentado em 2003, por sugestão do pai, resolveu dedicar-se a pesquisar as tradições da família, entre elas, um mistério envolvendo o velho quadro jogado à poeira do tempo: diziam que aquela era uma obra inacabada do Mestre italiano Michelangelo (1475-1564).

Mr. Kober começou sua investigação com a História da Pintura. Entrou em contato com várias casas de leilão; com estudiosos da arte Renascentista. Consultou arquivos europeus. Reuniu-se com diretores de museus Itália. Finalmente, conheceu o restaurador de arte e historiador italiano Antonio Forcellino que resolveu desvendar o caso.

Em seu novo livro, La Pietá Perduta ou The Lost Pietá – A Pietá Perdida, publicado na Itália este ano [2010] Forcellino escreve:  

Não era a história [da descoberta do quadro], somente, que me espanta mas que a peça tenha ficado exposta e tenha resistido tão bem ao aquecimento comum nas casas de classe média. À princípio, pensei que fosse uma cópia.

Ainda assim o especialista foi até Buffalo, à casa dos Kober, somente para ver a pintura. Forcellino comenta sua impressão: Na verdade, a pintura era ainda mais bonita que as versões que estão em Roma e Florença. E acreditou que, muito provavelmente, o quadro é autêntico.

A análise científica da pintura pode ser a prova de que o Mr. Forcellino não está enganado. O painel de madeira medindo 25x19 polegadas [64x49 cm], submetida a testes com raios infravermelhos e raios X, mostrou muitas alterações feitas pelo artista, suas mudanças de idéia e uma porção inacabada perto do joelho direito da Madona.


The Deposition, The Florentine Pietá.
Michelangelo, 1550.
Museo dell'Opera del Duomo, Florença.

Forcellino avança em seu raciocínio: A evidente porção inacabada demonstra que esta pintura nunca, jamais, poderia ser uma cópia de outra obra. No Renascimento, nenhum cliente pagaria uma cópia inacabada. 

[Talvez o historiador Forcellino não tenha cogitado que sempre existe a hipótese de um cliente mau pagador ou um artista aborrecido.. Mas eu penso nisso. Meditemos...].

Outra questão curiosa é rastrear a trajetória da tela entre a Itália Renascentista e os Estados Unidos da América. As pesquisas históricas indicam que o trabalho poderia ter sido feito por Michelangelo [1454-1564] por volta de 1545, século XVI. O cliente seria uma amiga [ao que parece] do artista, Vittoria Collona. Isso aconteceu quase 45 anos depois da criação da famosa Pietá, escultura que se encontra na Basílica de São Pedro.

A Pietá Perdida dos Kober começou sua peregrinação quando passou pelas mãos de dois cardeais católicos antes de tornar-se propriedade de uma aristocrata alemã, a baronesa de Villani. 

A baronesa deixou o quadro como herança para sua dama-de-companhia, Mrs. Gertrude Young. Mrs. Young era cunhada do bisavô de Mr. Martin Koeber e, assim, finalmente, Gertrude resolveu mandar a peça para os parentes, na América, os Kober, em 1883. Isso consta nos apontamentos do patriarca Kober.



La Pietá, Basílica de São Pedro, Vaticano. Michelangelo, 1499.

Mas nem sempre esta Pietá esteve atrás de um sofá: em 1868, ainda na Europa, um conhecido biógrafo de Michelangelo, Herman Grimm, viu a pintura e imediatamente atribuiu-a ao mestre. Forcellino está totalmente convencido que o quadro esquecido é, de fato, uma pintura de Michelangelo.

Outro especialista em Michelangelo, o professor de Arquitetura e História, da Universidade de Washington de Arte, em Saint Louis [USA], William Wallace, disse que viu a pintura antes que Martin Kober, por sua própria conta, submetesse a tela a uma restauração/limpeza, para remover os quinhentos anos de desgaste e o acúmulo da inevitável sujeira depositada pelo tempo.

Wallace adverte que não há como, de maneira inquestionável, estabelecer a autoria do quadro. O reconhecimento dessa autoria vai depender do peso da opinião dos especialistas. 

Porém, o valor potencial da pintura é inegável. Atualmente, ela já está sob a guarda de um cofre, em um banco. Desenhos raros de Michelangelo que foram postos à venda nos últimos anos foram cotados em até 20 milhões de dólares. La Pietá Perduta pelo já é e representa pode valer até 300 milhões de dólares.

FONTES:
New York family discovers lost Michelangelo paintingIN News, Autrália – publicado em 11/10/2010
[http://www.news.com.au/weird-true-freaky/new-york-family-discovers-lost-michelangelo-painting/story-e6frflri-1225937018975]
KLEIN, Melissa. A 'Mike' found in Buffalo?
IN NY Post, USA – publicado em 11/10/2010
[http://www.nypost.com/p/news/local/mike_found_in_buffalo_Or3Ok3NfUR21qEqBxK3u2H]

domingo, 14 de novembro de 2010

O Retorno dos Exorcistas


POLÔNIA – Os exorcistas poloneses estão se reunindo em seu Congresso anual, em Varsóvia.O número de exorcista está subindo na Polônia. Não e nenhuma overdose mas parece significar alguma coisa. Em 1999 eram 30 os especiallistas em despachar demônios; hoje, são mais 100 (cem). Isso, considerando a retração da Igreja Católica no país, que vem se tornando cada vez mais secular.

Os próprios exorcistas atribuem o aumento de seus colegas de profissão à crescente descrença da população na medicina tradiconal, psicologia e psiquiatria, para solucionar problemas espirituais e/ou transtornos mentais variados.

Todavia, os exorcistas pós-modernos não rejeitam a Ciência. ao contrário, a tendência é, cada vez mais associarem-se a psicólogos e psiquiatras em suas atividades justamente a fim de bem distinguir problemas clínicos e comportamentais, sociopatias etc., das verdadeiras obras do diabo.


O padre e exorcista Andrzej Grefkowicz explica que a distinção entre possessão e patologia pode ser muito complexa. Todavia, há casos que manifestam-se de modo chocante e verdadeiramente suspeitos: Uma indicação da possessão é a pessoa tornar-se incapaz de entrar em uma igreja e, se o fizerem, manisfestarão distúrbios como falta de ar e desmaios. Outras vezes, comportam-se como histéricos, convulsos, gritando e se jogando no chão.

Este Congresso Nacional [2010] integra uma política da igreja Católica na Polônia para esclarecer algo que, até então, era mantido como um tipo de prática secreta. E... se evangélicos podem, porque não os agentes especialistas tradiconais do Vaticano? Se é para fazer a coisa, eu prefere em latim. Meditemos...

LINK RELACIONADO:Exorcismo Mortal
FONTE: Polish exorcists gather in Warsaw.
IN Telegraph, UK – publicado em 12/11/2010
[http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/8129201/Polish-exorcists-gather-in-Warsaw.html]

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pelo Decoro das Múmias!!!



Mil anos antes de Cristo. Ela era cantora em um templo no complexo de Karnak/Tebas dedicado ao deus Amon. A múmia de Asru tem cerca de três mil anos de idade. Ela foi doada ao Manchester Museum em 1845.


UK – No Reino Unido, organizações representativas dos interesses pagãos, como a Honnouring The Ancient DeadHAD, algo como "Honra aos Ancestrais", depois de pressionar vários museus britânicos, obteve o direito a mais respeito às múmias expostas nas instituições. Os defensores da moral dos antigos pagãos exigiram e obtiveram o fim das múmias nuas nos aquários dos salões. [E se fosse a sua avó?, meditam os ancestralistas...].

Cerca de 20 museus, incluindo o Bristol City Museum and Art Gallery, o Royal Cornwall Museus eo Museum of London estão reformulando suas políticas!? a respeito dessa delicada questão: como os restos humanos serão exibidos. No Manchester Museum, depois da solicitação da HAD, uma peça, o crânio do Homem de Wosley, que remonta à Idade do Ferro, em torno de 120 d.C, foi removido.




The skull of Worsly Man, o Crânio de Worsly, encontrado no pântano de Worsley, em 1958. As análises indicam possível vítima de sacrifício, no segundo século depois de Cristo, ainda na Idade do Ferro. Ele foi estrangulado e sua garganta, cortada. Ainda no Manchester Museum, a múmia despida de Asru, a múmia de Khary e uma terceira, de criança, as três foram cobertas depois de um protesto público.


Na Galeria Egito do Bristol City Museum, a exposição das múmias e despidas egípicias já não usa sarcófagos abertos; mas meio-sarcófago mostrando a peça da cintura para cima. Em Truro [cidade da Cornualha, Reino Unido], o material gráfico do Royal Cornwall Museum, de publicidade, impresso ou online, não mostra mais nenhuma imagem de restos mortais.

A questão sobre o respeito aos direitos das múmias ao decoro, o pudor, tem sido debatida desde os anos de 1970. No livro Contesting Human Remains in Museum Collections [algo como Questionando os Restos Humanos nasa Coleções dos Museus] a socióloga e professora do London School of Economics an Political Science, Drª Tiffany Jenkins, fala sobre o tema: a política a ser adotada em relação à exposição de relíquias humanas, cadáveres, esqueletos etc..

Na segunda metade do século passado, esse movimento de respeito aos restos mortais de ancestrais das mais diferentes nações, povos, concentrava-se especialmente nas reclamações de grupos indígenas australianos, norte-americanos e canadenses. Agora, também os herdeiros dos pagãos europeus se manifestam através de organizações como a Honnouring The Ancient Dead – HAD, criada em 2004, que defende dignidade e decoro para os restos-mortais dos pré-cristãos das Ilhas Britânicas.


MÚMIA DE ASRU


Jenkins comenta os pudores atuais como um fenômeno novo. Porque estes recentes pudores não são, neste momento, manifestaçãoou especial preocupação de qualquer cultura ou grupo étnico que se sinta incomodado. A polêmica está dentro dos gabinetes da museologia. São os acadêmicos que estão ocupados com a ética de todo o processo de manipulação, visualização, armazenamento de restos humanos arqueológicos. No Museum of London, um esqueleto de menino com raquitismo foi retirado do salão.

Ocorre que essas peças, justamente, estão entre as mais populares em museus de todo o mundo. O despudor das exposições que começou por constranger certos grupos religiosos passou a melindrar até mesmo funcionários dos museus. A HAD, e outras instituições, alegam quer é preciso proporcionar privacidade para múmias [?!]. Em princípio, esqueletos e múmias não poderão estar em exposição aberta. Estes "defuntos-defuntíssimos" têm o direito de serem acomodados de modo mais reservado. Seria, então, necessário, criar instalações adequadas nos mudeus, espécie de câmara de cadáveres e assemelhados com advertência na porta: DESACONSELHÁVEL PARA ESTÔMAGOS FRACOS e/ou ainda: PROIBIDO FAZER PIADAS.

O professor Piotr Bienkowski, que foi vice-diretor Manchester Museum durante seis anos, até 2009, critica essas medidas de pretensa moralização das múmias, esqueletos e outras partes de corpos humanos que pertencem ao acervo da ciência da arqueologia-antropológica. Ele mesmo enfrentou essa questão experimentando diferentes modos de exposição: coberto, parcialmente coberto etc..

Porém os visitantes do Museu desaprovaram a providência. Pesquisa recente, colhendo a opinião de mil entrevistados, constatou que 90% preferem as múmias, esqueletos e partes de corpos pelados, enfaixados, despelados ou horrendos mesmo se for o caso desde as peças tenham sido encontradas naquelas condições [ora essa!]. Sobre as medidas moralizantes, Bienkowski comentou: [Isso] ...vai penalizar milhões d epessoas que gostam de aprender com a exibição de restos mortais...


FONTES:
Museums Cover Up Mummies to Placate Pagans.
IN AOL News – publicado em 02/11/2010
[http://www.aolnews.com/weird-news/article/museums-cover-up-mummies-after-pressure-from-pagans/19699107]
HARRIS, Sarah. Hide your mummies! Museum displays of human remains are covered up for fear of offending pagans.
IN Daily Mail, UK – publicado em 01/11/2010
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-1323443/Museum-displays-human-remains-covered-fear-offending-pagans.html]