quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Mistério dos Círculos Zona Morta do Mar da Croácia



CROÁCIA/MAR ADRIÁTICO. A aparição de misteriosos círculos, leito das águas litorâneas, na costa do mar Adriático da Croácia está mobilizando cientistas ligados aos fenômenos marinhos. Os círculos, de coloração clara, têm o mesmo tamanho e estão dispostos regularmente, a uma mesma distância, um do outro.

O biólogo da Sunce Organization (Udruga za prirodu, okoliš i održivi razvoj - Associação para a Natureza, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) - uma instituição ambiental da Croácia - Mosor Prvan, comentou: são círculos perfeitos, perfeitamente delineados no fundo do mar. Nunca vi nada semelhante.

São 28 círculos que apareceram ao longo da orla da ilha de Dugi Otok, localizada na Dalmácia central, próximo a Zadar *. 

* ZADAR. cidade da Croácia, na costa leste do Mar Adriático, e a capital do condado de Zadar.


O arquipélago croata, o maior do mar Adriático e segundo maior do Mediterrâneo. São 698 ilhas das quais apenas 47 são habitadas. 

Todos os círculos têm diâmetro de 50 metros, distantes, um do outro, cerca de 300 metros. Outras 50 formações semelhantes foram detectadas nas proximidades das ilhas Premuda, Molat, Unije, Susak e Srakane. Os pesquisadores acreditam que pode haver mais.

Este estranho fenômeno foi descoberto pela Sunce em 2013, enquanto documentavam as espécies de vida marinha que habitam aquela zona. Os círculos apareceram nas fotografias aéreas. Examinados de perto, constatou-se que na área ocupada por cada um deles, nada cresce, não há vida. São anomalias de puro lodo e areia. São 'zonas mortas.


HIPÓTESES

Mosor Prvan informou ainda: Não sabemos quando eles apareceram [ou foram criados] ou como se formaram mas vemos que, por algum motivo, as plantas não crescem dentro ou nas bordas dos círculos.

A Sunce investigou a hipótese de que o fenômeno pudesse ter sido provocado pela pesca com explosivos (dinamite) ou, pela prospecção de petróleo mas essas ideias foram descartadas pela perícia.

É um mistério. Estamos investigando a possibilidade de que o exército da antiga Iugoslávia possa ter conduzido experimentos aqui mas, a população local não lembra de nada desse tipo.

O biólogo acredita que o próximo passo será fazer a análise química do solo de dentro dos círculos e fazer escavações.

EXTRATERRESTRES

Os moradores das praias não hesitam em levantar a possibilidade de ação extraterrestre na origem dos círculos. Alegam que, já há alguns anos, flash de luz, estranhos, têm sido vistos sobre o mar ao longo do alinhamento das ilhas.

O Exército nega ter a realização de exercícios militares na área. Já em 1997, a polícia registrou um fenômeno insólito  nas ilhas ao largo de Zadar. Eram globos brilhantes que submergiam no mar.

Enquanto isso, o diretor do conhecido centro de pesquisa marinha - Rudjer Boskovic Institute - Renato Batel, como cientista, nega qualquer anomalia e diz que... no mar acontecem muitas coisas estranhas mas todas elas têm explicação científica.

FONTE: Misteriosos círculos aparecieron en las costas del Mar Adriático.
EL SOL/ARGENTINA , 21/05/2014
[http://elsolonline.com/noticias/ver/1405/203551/misteriosos-circulos-aparecieron-en-las-costas-del-mar-adriatico]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog