segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Elefante de Marte


MARTE. A câmera de alta resolução Science Experiment Imaging (HiRISE), instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou, na superfície de Marte - a imagem do que parece ser a cabeça de um elefante.

Na verdade, é um efeito ótico/psicológico - pareidolia, quando o cérebro enxerga padrões familiares em ambientes ou visões desconhecidas ou não-identificadas. A "cabeça do paquiderme" é resultante da configuração peculiar do solo, formada por um fluxo de lava.

Essa câmera é a mesma que obteve outras imagens impressionantes em Marte, todas explicadas como ilusões óticas tais como: o rosto feliz e a sereia marciana

Todavia, essa formação e outras fornecem aos astrofísicos informações significativas sobre as atividades tectônicas, de superfície, como o vulcanismo que moldaram o planeta vermelho ao longo de bilhões de anos.

O geólogo planetário da University of Arizona, Alfred McEwen, explica: Essas inundações de lava cobriram áreas extensas e acredita-se que ocorreram em um curto período de tempo (ou seja, foram fenômenos abruptos e de rápida duração).

O "elefante" está localizado em região conhecida como Elysium Planitia (Planície Elisum), o lugar onde, mais recentemente, aconteceu esse tipo de inundação.

FONTE: 
Meet the Martian 'elephant' as satellite captures picture of lava flow which looks exactly like animal's head.
Daily Mail/UJ, publicado em 07/04/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2126497/Meet-Martian-elephant-satellite-captures-picture-lava-flow-looks-exactly-like-animals-head.html#ixzz1rVlnUrBW]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog