domingo, 18 de março de 2012

Tribo isolada descoberta no Paraguai



Parojnai, este é o nome do indígena da foto.
Ele teria morrido de tuberculose como
resultado de seu contato com estranhos
civilizados. Foto: Survival/HPost


PARAGUAI. No começo deste mês de março (2012), autoridades paraguaias confirmaram que uma tribo desconhecida está vivendo em uma parte da vasta floresta do Chaco. O grupo pertenceria à cultura denominada Ayoreo-Totobiegosode e teriam se estabelecido no local vindos de outras áreas, de onde foram expulsos pela pressão da indústria de exploração de madeira e da pecuária.

A tribo foi descoberta por funcionários da Agência do Paraguai Para Assuntos Indígenas (INDI) através de indícios como pegadas,galhos quebrados e buracos cavados para capturar tartarugas, próximos a uma fazenda de gado. Opresidente do INDI, Oscar Ayala Amarilla explicou: Nós identificamos os sinais que revelaram a presença humana no local. Eles seriam o povo Ayoreo e estão em uma situação de isolamento voluntário.

Além da Papua-Nova Guiné, a América do Sul é um dos poucos lugares do mundo onde ainda existe uma significativa concentração de tribos indígenas que matêm seu modo de vida tradicional, sem contato com a civilização. Todavia, esses grupos vêm diminuindo rapidamente pela mesma razão que obrigou os Ayoreo-Totobiegosode a se deslocarem: o avanço das iniciativas de desenvolvimento da agricultura, pecuária e extração de madeira.

Esses indígenas sul-americanos procuram as áreas mais remotas da floresta Amazônica, a floresta do Chaco, no Paraguai além de também se estabelecerem em uma enorme planície de floresta tropical seca que se extende entre a Argentina e a Bolívia. Algumas comunidades Ayoreo, por exemplo, têm-se mantido assim por milhares de anos.

O isolamento, hoje, como no passado colonial, torna estas tribos extremamente vulneráveis às doenças do "Homem Branco" ou, mais apropriadamente definindo, do Homem Civilizado. São indivíduos que não desenvolveram imunidade a uma grande variedade de infecções comuns, como a gripe e o sarampo, moléstias que podem dizimar rapidamente uma comunidade inteira.

Além disso, o contato com a civilização é indesejado por esses povos que reagem com violência, assustados com qualquer tentativa de aproximação por parte de estranhos. As Nações Unidas (ONU), de acordo com o Tratado 169 que trata dos interesses de Povos Indígenas e Tribais, é ilegal fazer um primeiro contato com essas tribos. Somente a tribo tem o direito de iniciar o processo de integração com a cultura civilizada.


A região da floresta do Chaco, no Paraguai, onde esta tribo, recentemente descoberta, se estabeleceu, pertence, foi comprada pelas empresas brasileiras River Plate (pecuária) e BBC Indústria e Comércio [http://www.bbcind.com.br/ - empresa sediada em São Paulo conforme apurou a editoria deste blog].

Essas empresas vêm realizando o mapeamento da floresta objetivando uma futura e próxima utilização da área para criação de gado. Além disso, essas empresas têm sido acusadas de desmatamento na floresta do Chaco, forçando o deslocamento contínuo dessas últimas tribos isoladas em busca de espaço para viver conforme suas tradições.





Mulher de uma tribo Ayoreo-Totobiegosode visitando sua
antiga morada, abandonada depois da chegada da civilização.
Foto: Survival/HPost


Algumas fotografias, supostamente ou - ao que se dá a entender - dessa tribo foram publicadas no site Huffigton Post. O material é creditado à ONG Survival International, que vem denunciando a situação. Ao vê-las, este editor não pôde deixar de reparar os indígenas estão usando camisetas de malha (foto abaixo, por exemplo) e até uma sola de sapato pode ser notada em uma delas (o garoto está sorridente).



Crianças Ayoreo-Totobiegosode, Paraguay. Foto: Survival/HPost


Por outro lado, as imagens mostram, de fato, um modo de vida bastante primitivo. A idéia é que os Ayoreo que aparecem nas fotos do HP não são, exatamente, aqueles de que falam as reportagens porque fica claro que o isolamento dos indivíduos ali mostrados, evidentemente, não é tão rigoroso assim. Eu pensei muuuuito e concluí, enfim - que a tribo isolada não foi fotografada porque... é uma tribo que... vive ISOLADA! Meditemos...


FONTES
As loggers encroach on the previously unknown tribe, they are warned that making contact would be illegal.
IN PostNoon, publicado em 15/03/2012
[http://postnoon.com/2012/03/15/the-hiding-tribe-discovered-in-paraguay/37636]
BECKER, Kraig. Isolated tribe discovered in Paraguay.
IN GADLING, publicado em 15/03/2012
[http://www.gadling.com/2012/03/15/isolated-tribe-discovered-in-paraguay/]
Uncontacted Tribe Discovered In Paraguay's Chaco Region.
IN Huffinton Post, publicado em 12/03/2012
[http://www.huffingtonpost.com/2012/03/12/uncontactedtribediscovered_n_1324071.html#s750540]


Nenhum comentário: