domingo, 1 de maio de 2011

O Monstro da Represa Billings



A placa adverte: Atenção. Sucuri. Trânsito Interrompido. Foto: Ernesto Rodrigues/AE


SÃO PAULO – Na região metropolitana do Grajaú, no Parque Residencial do Lagos, às margens da represa Billings uma cobra com mais de 5 metros de comprimento está assustando as mil e duzentas famílias que moram no local.

O monstro, uma "sucuri", mais conhecida em língua inlesa como "Anaconda" (provavelmente uma Eunectes murinus) é considerada uma das maiores e mais robustas entre as cobras togdas as mundo.

Por enquanto, ela somente conseguiu atacar animais de pequeno a médio porte, como capivaras, galinhas e patos; porém nada impede que possa capturar um ser humano, especialmente os de menor porte, como crianças e adolescentes.

A presidente da Associação de Amigos do Parque, Vera Lucia Basalia, 61 anos (em 2011) conta: É um monstro que coloca a cabeça para fora da água e mergulha, levantando a cauda gigantesca. Até um cachorro ela já levou. No principal píer do parque, Basalia colocou uma placa que adverte: Perigo: Sucuri. A própria Basalia classificou o animal: Eu nasci em Mato Grosso. Essa cobra só aparece lá na Amazônia... (mas esta é a sucuri peregrina do Grajaú...).

Por razões desconhecidas, longe de seu ambiente de origem, a Sucuri encontrou morada na Represa Billings e ninguém sabe como o animal chegou ali. Em meio ao mistério que envolve a origem da criatura já apareceram diferentes versões sobre sua presença na área.

A língua do povo põe a culpa em um japonês não identificado. Ele teria levado a cobra para Grajaú e começou a criá-la. Por fim, decidiu soltá-la na lagoa. O tempo de aparecimento da cobra nas águas também controverso: apareceu há uns 20 dias, diz a maioria mas Janete Marques da Silva, 53 anos, afirma: Fala-se dela desde 2003. Essa mulher acredita que o ofídio até já deu crias: Dez crias; a mais velha de ter uns dez anos atualmente.

O jovem feirante Elanes Santos Moreira, 16 anos, quase foi vítima do monstro. Mesmo alertado, resolveu pescar na represa. Ele relata: De repente, ela apareceu, colocou a cabeça fora d'água. Eu fiquei pálido.

Vera Basalia tentou fotografar o bicho mas reclama do cansaço, por causa das vigílias, dia e noite. Ainda não obteve a imagem e descreve: Ela é feia demais. Tem a cabeça do tamanho de uma bola de handball. Avisados, os bombeiros estão de prontidão para tentar capturar o animal. Mas acobra é imprevisível e somente uma paciente tocaia poderá surpreendê-la. Acompanhemos o caso e aguardemos um flagrante fotográfico do monstro da Represa Billings.

FONTE: SAMPAIO, Paulo. Grajaú tem também seu monstro do lago Ness.
IN Estadão/SP, publicado em 01/05/2011
[http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110501/not_imp713261,0.php]


11 comentários:

Anônimo disse...

o mentira grande essa hein !!!

luciana disse...

moro la gostaria de saber mais sobre esse assnto...que perigo!!!!

Anônimo disse...

IIAAEEE VERAA ER uma galinha agora jah mudou pra cachorroo.....
nao se sabe mas em quem acreditar pq se ate a prisidente do bairro cada dia conta uma historinhaaaaaaa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

SOFA DA SALA REVISTA disse...

Anônimo, eu posso te dizer algo em que acreditar: animais silvestres e/ou selvagens estão invadindo áreas urbanas em todo o mundo porque estão sendo expulsos de seus ambientes naturais.
No caso das sucuris, muitas perderam o rumo e foram parar na City depois das recentes enchentes.
Isso tem acontecido, p/exp., na Austrália, naÍndia, nos Estados Unidos, em algunspaíses da África.

Anônimo disse...

caracas!!
gostaria de saber quem está fazendo tocaia no pier para fotografar a sucuri, até o momento não tem qualquer ser humano com uma maquina fotografica na mão para fotografar o bicho, isso é só comentários dos moradores se realmente tem uma sucuri vamos fazer uma campana e tirar uma foto e com isso provar.

kumon jr disse...

para mim cobra é um bicho que tinha que ser extinto, pois a maioria é uma ameaça ao ser humano, se ela mata tem que morrer.sai fora

cida disse...

Eu acredito que seja verdade,pois com as obras do governo e o desmatamento muitos animais,estão fugindo para outras cidades.há vários relatos de animais silvestres atropelados em rodovias.E sobre dizerem que só tem sucuri no amazônia.Como vocês explicão o ataque de uma sucuri a um garoto de 8 anos no córrego barro preto no interior de são paulo? lá não é o amazonas,e do mesmo jeito que apareceu sucuri lá,pode aparecer em qualquer lugar.

cida disse...

http://www.gazetadopovo.com.br/brasil/conteudo.phtml?id=635196 veja a notícia neste link.

Anônimo disse...

muitos acham que e historia mas as cobras sucuris sempre habitaram o sul sudeste centro oeste norte do brasil ha relatos ate de ataques de cobras no interior do pr,mg,sp com certeza ha sim cobras sucuris no entorno de sao paulo onde ha muitas matas e em funçao do desmatamento elas podem sim chegar ate a capital

Anônimo disse...

mas e se conseguirem comprovar a existencia da tal cobra, vão fazer o que com ela?

Igor disse...

Olha cara eu moro mto perto da billings e estes dias vi um suposto movimento estranho lah , era algo mto grande imediatamente eu corri para dentro d casa para avisar meu familiares pois fiquei em choque !!! olha a história ñ é mentira pros q falaram q é , pois bem se é mentira venham ficar acampando aki na represa por um mes pra ver c os mesmos sobrevivem