sábado, 18 de dezembro de 2010

Isméria, a Santa Bisavó de Jesus


ITÁLIA-IRLANDA – Os evangelhos canônicos pouco informam sobre a vida do jovem Jesus antes do começo de sua saga messiânica. Pouco – também, é dito sobre Maria, a mãe de Jesus e menos ainda, precisamente nada é mencionado sobre avó de Jesus, Ana, mãe de Maria. Somente textos apócrifos revelam algumas dessas minúcias familiares.

Mais recentemente, porém, o exame de dois manuscritos dos séculos XIV e XV, encontrados em Florença, Itália – revela, finalmente algo mais sobre a genealogia do meigo Rabi.

A pesquisadora Catherine Lawless, da University of Limerik, Irlanda, escreveu um artigo comentando o conteúdo dos documentos e divulgando dados inéditos sobre Isméria, mãe de Ana, que foi mãe de Maria de Nazaré, que deu à luz Jesus. O artigo foi publicado em outubro de 2010 no Journal of Medieval History.

Segundo a lenda, Ismeria foi uma jovem muito bonita e também muito religiosa. Desejava viver uma vida de castidade e devoção a Deus. Mas, resignando-se aos costumes de sua época, casou-se com Liseo, um pariarca judeu. No dia do casamento ela fez um pacto com o marido para conciar o casamento com uma vida de piedade e pureza.


Assim, Ismeria pediu a Liseo para permitir-lhe manter, em certa medida uma existência contemplativa e a castidade. Combinaram que somente compartilhariam o leito conjugal uma vez por mês e nenhuma vez no mês do jejum sagrado. Liseo concordou. Assim, somente depois de doze anos o casal gerou descendência: uma filha, Ana.

Mais doze anos passaram e Liseo morreu. Os parentes de Ismeria depojaram-na de todos os seus bens. Desde então ela passou a viver em abrigo coletivo onde teria realizado dois milagres. Curou um homem que estava gravemente doente e, posto que no asilo faltassem alimentos, Ismeria tomou uma grande bacia cheia de água, rogou a Deus e bacia ficou repleta de peixes. Nesse dia, ela recolheu-se em seu quarto e o Senhor chamou-a ao Paraíso.




FONTE: PARRY, Wynne. Manuscripts Reveal Legend of Jesus' Great-Grandmother.
IN Live Science – publicado em 10/12/2010
[http://www.livescience.com/history/st-ismeria-grandmother-jesus-101209.html]



Nenhum comentário: