domingo, 17 de dezembro de 2023

☁☁☁ NUVENS SEQUENCIAIS. TODAS IGUAIS: ESTRANHO FENÔMENO NO CÉU DA ARGENTINA


Moradores da cidade de Feliciano presenciaram a instabilidade Kelvin-Helmholtz, um tipo de formação de nuvens que raramente aparece. O fenômeno climático ocorreu na manhã deste sábado.

ARGENTINA. Na manhã deste sábado, 16 de dezembro de 2023,  moradores sa cidade de Feliciano se surpreenderam ao olhar para o céu deparando-se com a visão de nuvens em formato de ondas do mar, espetáculo celeste particular atribuído por especialistas à instabilidade Kelvin-Helmholtz.

A instabilidade Kelvin-Helmholtz, foi assim denominada em homenagem aos cientistas Lord Kelvin e Hermann von Helmholtz que estudaram a física por trás do fenômeno.

Essas formações ocorrem em condições atmosféricas instáveis ​​quando uma corrente de ar mais rápida se move acima do ar abaixo. Isso faz com que a densidade do ar varie devido às diferentes temperaturas.

De acordo com a hipótese Kelvin-Helmholtz, essas ondas formam-se de maneira semelhante às ondas do oceano, com ventos fortes soprando sobre uma camada estável de ar, esculpindo as nuvens em formações regulares. 

O fenômeno é considerado raro e a explicação é extremamente inconsistente.

FONTE:
Nubes con forma de ola: el extraño fenómeno en el cielo de Feliciano
Sábado 16 de Diciembre de 2023
https://www.elonce.com/secciones/sociedad/782411-nubes-con-forma-de-ola-el-extrao-fenmeno-en-el-cielo-de-feliciano.htm

Nenhum comentário: