segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

👀👀 MULHER DE 70 ANOS DA À LUZ GÊMEOS TORNANDO-SE UMA DAS MÃES MAIS VELHAS DO MUNDO

UGANDA. Safina Namukwaya deu à luz gêmeos, um menino e uma menina na, quarta-feira (29/11/2023), através de cesariana no hospital da capital Kampala, onde estava recebendo tratamento de fertilização in vitro, disse Arthur Matsiko, porta-voz do Women's Hospital International Facility Center.

Não foi a primeira vez que Namukwaya fez o procedimento. Em 2020, ela que deu à luz uma filha utilizando o mesmo método no mesmo Hospital. 

Assim como na primeira vez, Namukwaya usou óvulos de doadora e o esperma de seu parceiro para conceber os gêmeos, disse o Dr. Edward Tamale Sali; e elogiou a chegada dos bebês como uma “conquista extraordinária”.

Os gêmeos nasceram prematuramente com 31 semanas de gestação e foram colocados em incubadoras, mas estavam bem de saúde.

Namukwaya é a mulher mais velha a dar à luz no hospital de Kampala, especializado em ajudar casais que lutam contra a fertilidade.

“Aos 70 anos, sendo considerada fraca, incapaz de engravidar e dar à luz ou de cuidar de um bebê, e aqui está o milagre dos gêmeos”, disse a nova mãe.

Antes de dar as boas-vindas ao seu primeiro filho, há três anos, Namukwaya disse que tinha sido rotulada na sua comunidade rural como uma “mulher amaldiçoada” por não ter conseguido engravidar.

O primeiro marido de Namukwaya morreu em 1992, deixando-a sem filhos e ela conheceu seu atual companheiro em 1996.


Namukwaya criticou seu parceiro por não visitá-la no hospital, especulando que ele poderia estar ofendido por ela ter dado à luz gêmeos.

“Os homens não gostam que lhe digam que você está grávida de mais de um filho. Desde que fui internada aqui, meu homem nunca apareceu”, lamentou.

ÍNDIA


Esta não é a primeira vez que uma mulher já infértil se torna mãe tão tardiamente. Em 2019, uma mulher de 73 anos no sul da Índia deu à luz duas meninas gêmeas após receber tratamento de fertilização in vitro.

O casal indiano, Erramatti Mangayamma, 74  Raja Rao, 78 anos - tornaram-se pais pela primeira vez no dia 5 de setembro de 2019, quando as suas filhas – concebidas através de um óvulo de uma doadora nasceram através de parto cesariana. 

As crianças eram saudáveis. Porém, a mãe e o pai idosos dos bebês não passaram tão bem e foram internados em numa Uti gerando controvérsias de natureza ética.

O médico que cuidou da gravidez, Dr. Sanakkayala Umashankar, disse que foi levado a acreditar que a mãe estava na casa dos 60 anos:

“Foi apenas por acaso, depois que ela concebeu, que seu marido deixou escapar acidentalmente para uma das enfermeiras da sua idade real. Eu estava furioso!”

O novo pai, Raja Rao, comemorou e deu entrevistas aos midia poucas horas depois do parto das crianças: “Pela graça de Deus e dos médicos, sou o orgulhoso pai de duas meninas. Somos o casal mais feliz do mundo hoje.”

Um dia depois, ele desmaiou devido a um ataque cardíaco. Ele permanece na UTI do lar de idosos Ahalya em Guntur, no estado de Adhra Pradesh. 

A esposa dele também está lá. Os médicos não divulgam informações sobre suas doenças, exceto para dizer que ambas estão estáveis.

Enquanto isso, os gêmeos, ainda sem nome, desenvolviam-se bem. A sobrinha de Erramatti Mangayamma (a mãe idosa), Lakshmi Bhia que caso os pais não consigam criá-los, os familiares estão prontos para intervir.

Apesar das recriminações dos especialistas em ética – que questionam o uso não regulamentado da fertilização in vitro na Índia – os parentes ainda consideram a chegada dos gêmeos um milagre médico, disse Bhia.

O casal estava desesperado para se tornar pai durante o casamento de 57 anos, enfrentando o desprezo por ser infértil, disse ela.

"Eles finalmente decidiram adotar, disse Bhia. Mas quando visitaram as instalações de Ahalya, Umashankar mudou de idéia. Em vez da adoção, o médico recomendou a fertilização in vitro porque a condição física da minha tia era muito boa”, concluiu a sobrinha.

FONTES
01DECEMBER2023
FARBEROV, Snejana. ‘Miracle’ 70-year-old births twins, becoming one of world’s oldest new moms
https://nypost.com/2023/12/01/news/70-year-old-ugandan-woman-gives-birth-to-twins/
14SEPTEMBER2019
LEVINE, Jon. ‘World’s oldest parents’ both in intensive care after delivering twins
https://nypost.com/2019/09/14/worlds-oldest-parents-in-intensive-care-after-delivering-twins/

Nenhum comentário: