terça-feira, 5 de abril de 2022

😱 VISSARION - REENCARNAÇÃO DE JESUS NA RÚSSIA? (ATUALIZAÇÃO: "TEJE PRESO"

Publicado originalmente em 22/07/2007
ATUALIZAÇÃO: "TEJE PRESO"! 14 de Setembro de 2020

RÚSSIA, 2007 - Em meio às vastas extensões da Sibéria, mais um "Cristo" vem reunindo seguidores desde 1991 [há outros casos, como no México e no Brasil*]. Sergei Torop, 46 anos [em 2007], filho de um operário de construção, aos 18 anos entrou para as Forças Armadas soviéticas.

Em 1985, começou a trabalhar como guarda de trânsito, no turno da noite. Nesta época, Torop começou a olhar as estrelas: "E eu senti que as estrelas eram minha casa".

Em 1990, aos 29 anos, ele teve a percepção de sua natureza divina e entendeu que Deus o enviara à Terra por causa do ódio, da guerra, da degradação ambiental; ..."porque o mundo passa por um momento crítico e somente quando a raça humana se tornar uma única família as portas do Universo se abrirão".

Torop e seus seguidores moram em Abode of Dawn [Morada do Alvorecer], uma pequena cidade que não está nos mapas, situada na taiga siberiana, na Depressão de Minusinsk, distrito de Krasnoyarsk.

Ali, em meio a terras ermas e frias, vivem cerca de 250 pessoas a uma temperatura que chega a 50° negativos. Outros devotos vivem em 40 vilarejos próximos somam entre 4 a 5 mil fiéis do novo Messias - os "vissariosistas" [outras fontes falam em 10 mil pessoas, além de seguidores em outros países, como Alemanha].

Sergei Torop declara-se Jesus Cristo reencarnado e, em suas palestras com discípulos, fala de sua vida na Judéia e de sua morte nas mãos de Poncio Pilatos. 

Nesta vida, chama a si mesmo de Vissarion e sua seita é chamada, pelas autoridades, de Igreja do Último Testamento e se auto-denomina Comunidade da Fé Unificada [Community of Unified Faith]. 

O Cristo russo tem esposa e seis filhos. Sua doutrina desencoraja o consumo de álcool, drogas, tabaco e recomenda uma dieta rigorosamente vegetariana.

Em seus 61 mandamentos, a doutrina enfatiza como valores a serem cultivados: a gentileza para com todas as criaturas, a não-agressão, a paz, a pureza de pensamentos, praticar o bem além de todas as medidas. 

Os moradores da comunidade tentam comer somente aquilo que cultivam mas compram produtos complementares, como açúcar, grãos, sal, farinha de trigo e chá.

A ênfase na preservação ambiental é um ponto destacado na doutrina de Vissarion. A energia elétrica da casa do "mestre", que fica no alto de uma montanha, é fornecida por um painel de captação de energia solar.

Além de doutrinar, o "Cristo russo" emprega seu tempo em orações; ele também é pintor. Periodicamente, Vissarion desce do topo da montanha para encontrar seus seguidores. Aos domingos, recebe-os em casa.

A economia local é mantida pela comercialização de produtos artesanais, como peças de madeira, produtos têxteis, cerâmica e óleo de cedro. 

Em suas pregações, ele já foi a Moscou, à Europa Ocidental e Estados Unidos. Ele tem site oficial - VISSARION UNIFAITH (atualmente, 2022, extinto) - na internet onde podem ser encontrados os livros de sua doutrina: O Último Evangelho.

O ÚLTIMO EVANGELHO

Autoridades do governo russo e estudiosos da religião consideram a Igreja do Último Testamento um dos mais fortes grupos ou seitas entre as que emergiram na Rússia desde o fim da União Soviética, em 1991.

Não é um fenômeno russo. É mundial. Milhares de novos grupos religiosos vêm se formando em todo o planeta. 

É o resultado de uma desilusão coletiva com as igrejas tradicionais. "É um fenômeno de massa, as pessoas estão procurando alguma coisa..." - comenta Christopher H. Partridge, autor da Enciclopédia das Novas Religiões [Encyclopedia of New Religions].

A teologia dos novos grupos trabalha com interpretações revisionistas do cristianismo, hinduísmo, budismo ou, ainda, com idéias mais exóticas, com a volta do Messias em um disco voador.
Alexander Dvorkin, acadêmico moscovita e um dos especialistas russos em novas religiões acha que o culto de Torop explora vulnerabilidades existenciais dos seguidores. Dvorkin estima que, atualmente, cerca 800 mil russos são membros de seitas religiosas novas.

Em seus 61 mandamentos, a doutrina enfatiza como valores a serem cultivados: a gentileza para com todas as criaturas, a não-agressão, a paz, a pureza de pensamentos, praticar o bem além de todas as medidas.

Os moradores de Abode of Dawn tentam comer somente aquilo que cultivam mas compram produtos complementares, como açúcar, grãos, sal, farinha de trigo e chá.

A ênfase na preservação ambiental é um ponto destacado na doutrina de Vissarion. A energia elétrica da casa do "mestre", que fica no alto de uma montanha, é fornecida por um painel de captação de energia solar.

Além de doutrinar, o Cristo russo emprega seu tempo em orações; ele também é pintor. Periodicamente, Vissarion desce do topo da montanha para encontrar seus seguidores. Aos domingos, recebe-os em casa.

A economia local é mantida pela comercialização de produtos artesanais, como peças de madeira, produtos têxteis, cerâmica e óleo de cedro. 

Em suas pregações, ele já foi a Moscou, à Europa Ocidental e Estados Unidos. Ele tem site oficial - VISSARION UNIFAITH - na internet onde podem ser encontrados os livros de sua doutrina: O Último Evangelho.

Mark Denisov, representante do governo nas relações com a igreja de Vissarion, disse que as autoridades monitoram de perto a atividades do líder Vissarion. 

No começo, quando a igreja foi implantada, membros insistiam em cuidar da educação das crianças [fora da escola], recusavam vacinas e outras modernas práticas da medicina.

Em conseqüência, pessoas morreram no começo dos anos de 1990; algumas suicidaram-se, outras sucubiram a doenças por rejeitarem tratamento médico. 

Estes problemas não existem mais; Torop e seus "fiéis" aderiram às leis locais adaptando a doutrina ao sistema oficial de educação e assistência à saúde.

ATUALIZAÇÃO: "TEJE PRESO"!
Em 24 de Setembro de 2020 o Daily Mail publicou: Sergei Torop, 59, conhecido como Vissarion, foi preso pela polícia russa na Sibéria, acusado de explorar seus 5.000 seguidores russos.

Quatro helicópteros e dezenas de soldados fortemente armados em uma frota de vans e ônibus desceram no vilarejo de Petropavlovka, 2.600 milhas a leste de Moscou.

Em poucos minutos eles localizaram seu alvo e homens mascarados com equipamento de camuflagem colocaram o Torop algemado em um helicóptero à espera, enquanto outros com metralhadoras mantinham seus associados à distância.

O aspecto incomum da operação foi que Torop, de 59 anos, não era um assassino, ou um oligarca procurado por fraude fiscal, mas um ex-policial de trânsito conhecido como o 'Jesus da Sibéria', cuja Igreja do Último Testamento estava sediada em um assentamento ele havia renomeado Cidade do Sol.

Geralmente visto em vestes longas e esvoaçantes lembrando o próprio Messias, Torop – que atende pelo nome de Vissarion – estava vestido, em vez disso, com um agasalho de aparência não espiritual.

Ele foi acusado de explorar seus 5.000 seguidores russos – 200 dos quais moravam com ele na Cidade do Sol – usando “violência psicológica” e causando “graves danos à saúde”.

Após uma visita em 2009, uma jornalista francesa descreveu o encontro anual para celebrar o aniversário do primeiro 'sermão' de Torop em 1991.

"A multidão se abriu em um túnel humano para permitir a aproximação do homem que eles conhecem como O Professor", escreveu ela. "O clima era um retrocesso ao fervor hippie dos anos sessenta com uma pitada de fanatismo apocalíptico."

A visão de Torop era que as mulheres deveriam servir aos homens, assim como os homens servem a Deus. Três anos atrás, ele disse à BBC: 'Temos uma escola de donzelas nobres aqui. Estamos preparando meninas para se tornarem futuras esposas, futuras noivas de homens dignos.

Ele foi pai de seis filhos e, para aumentar ainda mais a taxa de natalidade da comunidade, insistiu que as mulheres deveriam compartilhar seus maridos nos chamados 'triângulos' polígamos.

Enquanto os homens têm que esperar pela permissão de suas esposas antes de trazer um novo parceiro para casa, seu próprio casamento não sobreviveu ao experimento – sua primeira esposa o deixou depois que ele se casou com uma jovem de 19 anos que servia de modelo para suas pinturas. Pintar era o hobbie do "messias" russo.

Mas a Igreja do Último Testamento parece ter sido moldada em torno de Torop e do que lhe convinha. De fato, ele estabeleceu um novo calendário a partir do ano de seu nascimento em 1961, colocando-nos no ano 59 (em 2020).

Filho de um operário da construção civil de Krasnodar, sul da Rússia, ele foi recrutado para o Exército Vermelho antes de trabalhar em uma fábrica e, em seguida, perseguir a aplicação da lei, o que, ele admitiu mais tarde, foi uma escolha estranha para o Filho de Deus.

"Meu comportamento era muito diferente de outros oficiais", disse ele. "Eu queria perdoar as pessoas e libertá-las com muita facilidade". Isso pode explicar por que ele perdeu o emprego em 1989, um ano antes de seu 'despertar'

Isso inicialmente envolvia acreditar que Jesus estava cuidando de nós de perto da Terra e que a Virgem Maria estava 'governando a Rússia'.

Mais tarde, ele decidiu que renasceu como Filho de Deus. Com a queda do Império Soviético trazendo um fim abrupto a 70 anos de ateísmo oficial - em 1991, ele viajou para Moscou e disse aos transeuntes: "Nosso Pai celestial me enviou aqui hoje".

As pessoas estavam famintas por algo em que acreditar e Torop atraiu uma multidão ansiosa, incluindo figuras notáveis ​​como seu futuro sacerdote-chefe Sergei Chevalkov que, no Exército Vermelho, tinha sido um dos homens encarregados dos mísseis nucleares da União Soviética. Ele vendeu sua casa, deixou o emprego e seguiu 'Vissarion' para os confins da Sibéria, junto com centenas de outros, entre eles muitos médicos e advogados.

Proclamando que o fim do mundo estava próximo, Vissarion prometeu salvação aos discípulos contanto que entregassem a ele seu dinheiro e posses e seguissem as regras estritas de "O Último Testamento", sua própria 'sequência' da Bíblia.

Junto com objetivos tão louváveis ​​como bondade para com todos, havia alguns ditames surpreendentemente específicos – incluindo qual marca de sabão em pó eles deveriam usar.

Apesar de assimilar muitos rituais ortodoxos, Vissarion também proibiu o álcool e o tabaco, impôs o veganismo e baniu o dinheiro. A dissidência não foi tolerada.

Porém, ele mesmo não praticava muitas de suas regras. Enquanto seus seguidores suportavam invernos gelados nas cabanas de paredes finas que construíam, ele raramente aparecia entre eles.

Em vez disso, ele se deleitou no chalé de três andares que construíram para ele no pico de uma montanha, supostamente equipado com varandas de madeira e toalhas quentes, juntamente com o mais recente equipamento de som de alta fidelidade e uma TV de tela plana.

Enquanto ele desaparecia em visitas luxuosas a amigos espirituais na Índia – incluindo o falecido guru da cítara Ravi Shankar – os fiéis se contentavam com retratos dele que adornavam suas paredes e não podiam comemorar o Natal nem Ano Novo. Isso foi abolido em favor de um dia de festa em seu aniversário – 14 de janeiro.

Nessas ocasiões, ele descia a montanha rugindo em sua moto de neve, acompanhado por Vadim Redkin, ex-baterista de uma boy band soviética que, como seu João Batista, foi um dos dois assessores presos com ele esta semana.

Uma testemunha relembrou que seus seguidores ficaram 'encantados' enquanto acendiam velas, cantavam canções e observavam Vissarion abençoando pães.

Mas, quando a temperatura caiu para menos 50 graus, uma mulher desmaiou e caiu inconsciente na neve. Outros relatos perturbadores sugerem que, nos anos 90, alguns devotos morreram por suicídio – uma prática que teria sido endossada por Vissarion – ou por falta de cuidados médicos convencionais.

As autoridades divulgaram fotografias de uma nota de suicídio e um laço como prova contra Vissarion. Acredita-se que eles estejam relacionados a queixas de 'abuso psicológico' feitas por ex-seguidores.

Ele respondeu que seus acusadores têm 'distúrbios mentais' e algumas fontes russas sugeriram outras razões para as autoridades agirem agora. Sugere-se que foi uma represália por ter se envolvido em uma disputa com interesses empresariais locais.

Se condenado, ele enfrentará até 12 anos de prisão, o que levanta a questão do que acontecerá com seus seguidores? Estima-se que ele domina até 50.000 pessoas em todo o mundo – devido, em grande parte ao seu hábito de pregar pelo Skype.

FONTES
Novel Faiths Find Followers Among Russia’s Disillusioned
RELIGION NEWS BLOG, JULY 18, 2007
[http://www.religionnewsblog.com/18763/vissarion]
DAVID LEAF. Sins of the sex-obsessed Jesus of Siberia: He's the ex-traffic cop who declared himself the Son of God and mesmerised 50,000 followers. But after his arrest this week, it turned out he's not the Messiah - just a very naughty boy.
DAILY MAIL, 14 de Setembro de 2020
https://www.dailymail.co.uk/news/article-8770449/Sins-sex-obsessed-Jesus-Siberia.html

Nenhum comentário: