Em 1943, a invisibilidade de veículos e outros dispositivos militares aos radares estava sendo pesquisada. O USS Eldridge, um navio de escolta destróier, estava estacionado no Estaleiro da Marinha da Filadélfia e os eventos assombrosos relacionados ao navio, submetido a avançados procedimentos tecnológicos, tornaram-se conhecidos como o “Experimento da Filadélfia”.
BREVE CRONOLOGIA
E PROTAGONISTAS DE
UMA HISTÓRIA ENCOBERTA
1912. O matemático David Hilbert (1862-1943), alemão, desenvolveu vários métodos diferentes de uma nova matemática. Um deles era conhecido como “Espaço Hilbert”, equações para múltiplas realidades e múltiplos espaços.
1926. David Hilbert conheceu o Dr. John von Neumann (híngaro nacionalizado norte-americano, 1903-1957 data de falecimento oficial). Para Einstein, von Neumann foi o mais brilhante dos matemáticos. Von Neumann estusou muitos dos sistemas que aprendeu com Hilbert partindo dos conceitos teóricos abstratos em matemática conseguiu aplicá-los a situações físicas.
1930. Pesquisas sérias sobre a invisibilidade começaram na Universidade de Chicago. Dr. John Hutchinson Sr. o reitor, naqueles anos, estava a par do trabalho do Dr. Kurtenhauer, um físico austríaco que estava lecionando na Universidade. Mais tarde, eles se juntaram a Nikola Tesla. Juntos, eles estudaram a natureza da relatividade e da invisibilidade.
1933. O Instituto de Estudos Avançados foi formado na Universidade de Princeton. Isso incluiu Albert Einstein (1879-1955) e John von Neumann. O projeto de invisibilidade foi transferido da Universidade de Chicago para Princeton logo depois.
Ainda em 1933. O projeto foi ampliado. Nikola Tesla (10 de julho de 1856, Smiljan, Croácia-morto em 07 de janeiro de 1943 em Wyndham New Yorker Hotel, Nova Iorque, Nova York, EUA) foi nomeado diretor do grupo. Com Tesla na equipe, a invisibilidade parcial foi alcançada antes do final daquele ano.
EXPERIMENTOS
A pesquisa continuou até 1940, quando um teste completo foi feito no Brooklyn Naval Yard - (estaleiro fundado em 1801, localizado no condado de Brooklyn, a nordeste de Battery Park, Nova Iorque).
Foi um pequeno teste sem ninguém a bordo do veículo, um navio. O navio utilizado foi ativado por geradores de outros navios ligado por cabos ao objeto da experiência.
Neste ponto, outro cientista, T. Townsend Brown, envolveu-se no projeto. Ele era conhecido por sua capacidade de aplicar a física teórica na prática. Brown tinha experiência em minas gravitacionais e magnéticas. Ele havia desenvolvido contramedidas para as minas (dispositivos explosivos) com uma técnica conhecida como desmagnetização. (Isso desativaria as minas a uma distância segura).
Em 1941, Tesla tinha plena confiança nos poderes constituídos (as autoridade, no caso, o presidente dos USA, Franklin Delano Roosevelt). Um navio - o USS Eldridge DE-173 (um navio de escolta destróier da classe Cannon) - foi adquirido em nome de Tesla e suas famosas bobinas de energia foram empregadas no experimento.
No entanto, Tesla ficou cauteloso porque a medida que o projeto se desenvolvia, ele sabia que haveria problemas com o pessoal. Talvez ele soubesse disso devido à sua capacidade de visualizar plenamente suas invenções em sua mente. De qualquer forma, Tesla sabia que o estado mental e os corpos da tripulação seriam afetados severamente. Ele queria mais tempo para aperfeiçoar o experimento.
Von Neumann discordou veementemente disso e os dois nunca se entederam. Von Neumann foi um cientista brilhante, mas não abraçou a metafísica por si mesma. A metafísica era um dos objetos deestudo de Tesla e ele construiu um legado bem-sucedido de invenções com base em sua presciência única.
Para justificar sua posição Tesla argumentou que durante seus experimentos em Colorado Springs, realizados entre 1899 e 1900, desenvolvendo tecnologia de energia livre, uma inteligência de fora do planeta (alienígena) o havia advertido de certos riscos.
Isso também ocorreu em 1926, quando ele mandou erigir torres de rádio no Waldorf Astoria e em seu laboratório na cidade de Nova York.
Na ocasião ele disse ter recebido informações de que causaria danos às pessoas se as coisas não fossem alteradas. Precisava de tempo para projetar novos equipamentos.
Os pedidos de Tesla não foram atendidos. O governo tinha uma guerra para vencer. Tesla parecia conformado mas, secretamente sabotou a operação em março de 1942. Ele foi demitido ou pediu demissão. (Supõe-se que ele tenha morrido em 1943, mas há evidências discutíveis que sugerem que ele foi levado para a Inglaterra).
Von Neumann, nomeado diretor do projeto, fez um estudo e determinou que dois geradores enormes seriam necessários para o experimento.
A quilha do USS Eldridge foi lançada em julho de 1942. Os prmeiros testes foram feitos em doca seca. No final de 1942, von Neumann decidiu que o experimento poderia ser fatal para as pessoas, assim como Tesla havia sugerido.
Foi decidido que um terceiro gerador resolveria o problema mas, depois de construído, os cientistas constataram que esse gerador nunca entrava em sincronia com os outros dois.
A experiência saiu do controle: um técnico da Marinha foi eletrocutado, entrou em coma por quatro meses e saiu do projeto. Eles retiraram o terceiro gerador. Von Neumann não estava satisfeito mas seus superiores não iam esperar mais.
Em 20 de julho de 1943, fizeram novos testes. Duncan Cameron Jr. e seu irmão, Edward , estavam na sala de controle. O navio não estava mais ancorado. As ordens para ligar os dispositivos de invisibilidade foram transmitidas através de rádio.
Quinze minutos de invisibilidade se seguiram. Houve problemas imediatos com a tripulação. Os homens ficaram doentes: náuseas, distúrbios mentais e desorientação psicológica.
Precisavam de mais tempo mas o prazo final foi dado para 12 de agosto de 1943. As ordens vieram do Chefe de Operações Navais: ele estava preocupado apenas com a guerra.
Tentando evitar danos aos indivíduos envolvidos, von Neumann tentou modificar o equipamento para que apenas a invisibilidade do radar fosse alcançada, não a invisibilidade literal da visão. Seis dias antes do teste final no Eldridge, testemunhas - desacreditadas - relataram que três OVNIs apareceram sobre o navio.
O interruptor foi acionado em 12 de agosto de 1943. Dois dos OVNIs deixaram a área. Por três a seis minutos, as coisas pareciam estar dando certo, funcionando sem quaisquer efeitos devastadores.
Os observadores podiam ver o contorno do navio desvanecendo-se até que tudo havia desaparecido. Todavia, houve problemas. O mastro principal de rádio e o transmissor foram quebrados.
Embora o objetivo fosse simplesmente tornar o navio indetectável ao radar, isso teve um efeito colateral totalmente inesperado e drástico. De fato, o USS Eldridge tornou-se invisível a olho nu mas não foi um efeito local; o navio foi removido do continuum espaço-tempo e apareceu de repente em Norfolk, Virgínia, a centenas de quilômetros de distância.
Além disso, foi uma catástrofe para as pessoas envolvidas. Enquanto o USS Eldridge “se movia” do Estaleiro Naval da Filadélfia para Norfolk e vice-versa, a tripulação se viu em completa desorientação.
A tripulação foi posteriormente dispensada como “mentalmente incapaz” depois de passar um tempo considerável em reabilitação. O status de “mentalmente incapaz” foi muito conveniente para que ao longo dos anos seus relatos fossem considerados como mera fantasia de pessoas desequilibradas.
FONTES
HISTORY OF THE PHILADELPHIA EXPERIMENT AND ITS RECONCILIATION WITH THE MONTAUK PROJECT
https://www.bibliotecapleyades.net/montauk/esp_montauk_16c.htm#APPENDIX%20E%20-%20HISTORY%20OF%20THE%20PHILADELPHIA%20EXPERIMENT%20AND%20ITS%20RECONCILIATION%20WITH%20THE%20MONTAUK%20PROJECT
Acessado em 14/04/2022
POMEROY, Ross. O que aconteceu na Estação Experimental Secreta de Nikola Tesla?
https://www.realclearscience.com/blog/2017/10/18/what_happened_at_nikola_teslas_secret_experimental_station.html
REAL CLEAR SCIENCE, 18 de outubro de 2017
Acessado em 14/04/2022
THE PHILADELPHIA EXPERIMENT
https://www.bibliotecapleyades.net/montauk/esp_montauk_16a.htm#THE%20PHILADELPHIA%20EXPERIMENT
Acessado em 14/04/2022
Nikola Tesla
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla
Acessado em 14/04/2022
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