quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Aldeia dos Adormecidos - Continua o Mistério da Estranha Epidemia do Sono no Casaquistão




Os moradores de Kalachi dizem que a situação da doença está piorando. Dezenas de moradores são atingidos, regularmente pela 'epidemia e mergulham no sono durante dias. 

Os médicos á descartaram a possibilidade de vírus ou água contaminada como possível causa. Uma mina de urânio próxima, localizada em território vizinho, da cidade russa de Krasnogorsk, foi considerada como possibilidade: no antigo poço, o nível de radição é 16 vezes maior do que normalmente tolerado por um organismo humano. Porém, além dessa radiação não alcançar a aldeia, os sintomas não são compatíveis com envenenamento por radiação.

+ IMAGENS. Sleepy Hollow, Kazakhstan. RT Documentary
YOUTUBE, Published on Dec 10, 2014
[https://www.youtube.com/watch?v=jiKP0HioAYs]


CASAQUISTÃO. As primeiras notícias começaram a ganhar destaque nos midia entre março e abril de 2013 (VEJA AQUI). Mas, o problema começou já - há quase quatro anos (meados de 2010). Moradores da de Kalachi começaram a dormir demais. De modo anormal, profundamente, por muitos dias seguidos. 



Durante esse quase quatro anos, os cientistas têm falhado em determinar o agente da estranha epidemia que afeta cerca de 14% dos cerca de 600 habitantes da aldeia. Não sinal de vírus ou bactérias nem foram encontrados quaisquer sinais de contaminação química no solo ou na água. Também foram descartadas hipóteses de narcolepsia ou síndrome da fadiga crônica.


No começo, confusos com o quadro clínico, os médicos diagnosticaram encefalopatias, meningites. Logo perceberam que trata-se de um distúrbio desconhecido. Mais recentemente, um sintoma incomum foi descoberto: exames mostraram que os adormecidos apresentam um excesso de líquido no cérebro configurando 'edema.

O médico-chefe do Regional Children's Hospital (Hospital Regional da Criança) - Kair Abdurakhmanov comentou: Todas as crianças foram submetidas a tomografias computadorizadas. Há um edema difuso mas nenhuma deterioração em termos neurológicos. Não há sinais de meningite.


Segundo o especialista em sono do Loughborough University's Sleep Research Centre (Centro de pesquisa do sono da Universidade de Loughborough) - Jim Horne .

..isso não parece ser um distúrbio do sono. É mais provável que seja uma forma leve de encefalite. A maioria parece se recuperar rapidamente, o quê pode indicar ação de vírus mas, considerando o número de casos pode-se pensar em uma contaminação ambiental.

A equipe do RT - Russia Today que fez a reportagem em Kalachi não sofreu qualquer problema de saúde ou - do sono, durante ou depois de sua estadia na aldeia.





Durante o último verão (entre junho, julho e agosto), 60 pessoas deram entrada no hospital em estado de incontrolável sonolência, sentindo tonturas, incapazes de ficar de pé, com problemas de memória. Algumas, sofriam de vívidas alucinações. 

A doença ocorre em adultos e crianças. Em setembro (2014), oito crianças 'adormeceram, na escola, durante a aula. No inverno (2014) - em certa ocasião, 60 pessoas adormeceram de uma vez e faltaram ambulâncias para o atendimento. 

Enquanto o mistério permanece, Kalachi já está sendo chamada pelos próprios moradores com o 'Buraco do Sono, 'Aldeia dos adormecidos.


[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/01/casaquistao-estranha-epidemia-do-sono.html]

"Epidemia do Sono", é como os médicos, perplexos, estão chamando uma estranha doença que espalhou-se entre os moradores da aldeia de Kalachi (ou Kalachev) - região de Akmola, no Casaquistão. O canal de TV local - KTK, informou que nada se sabe sobre a causa do transtorno. Foi apurado que as pessoas afetadas não são próximas nem tiveram contato fortuito umas com as outras

FONTES
Sleepy Hollow in Kazakhstan: Villagers suffer from unknown brain-affecting disease
RUSSIA TODAY/RT, 14/12/2014
[http://rt.com/news/214379-sleepy-hollow-kazakhstan-disease/]
GRAY, Richard. The village that fell asleep: Kazakhstanis hit by mystery sleeping sickness that causes them to doze for days have fluid on their brains, doctors claim
DAILY MAIL, 16/12/2014
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2876077/The-real-Sleepy-Hollow-Doctors-say
Kazakh-villagers-hit-mystery-sleeping-sickness-excess-fluid-brains.html]
CLIMA DO CASAQUISTÃO
[http://www.cabostral.com/clima-cazaquistao.php]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog