quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A Misteriosa Pirâmide Circular da Amazônia Boliviana


 

BOLÍVIA. AMAZÔNIA BOLIVIANA. Oculta em uma clareira da floresta, na Amazônia boliviana, arqueólogos descobriram uma surpreendente pirâmide circular de três níveis, com diâmetro de base medindo 180 metros e altura em torno de 14 metros.

A pirâmide localiza-se nas vizinhanças do município de Mairana (província de Florida, departamento de Santa Cruz), próximo a 'el Fuerte de Samaipata.

Segundo o coordenador da equipe composta por seis arqueólogos bolivianos do Proyeto de Arqueologia de la Gobernación de Santa Cruz, Danilo Drakit, a edificação tem, ao menos, 2 mil anos de idade.

Com diâmetro de base medindo 180 metros e altura em torno de 14 metros, o edifício conta, ainda, com cinco entradas. A entrada principal está voltada para o Sul.

Como em outros casos de colossais e misteriosas ruínas pré-colombianas,  o material empregado para erigir a pirâmide boliviana da floresta não pertencem à região onde foi construída e a cerâmica encontrada no sítio pertence a uma cultura amazônica que remonta 2 mil anos. (Um dos critérios de datação da pirâmide).

Drakit comentou: Não é uma pirâmide feita de pedra, É uma pequena colina que foi trabalhada, modelada e estruturada com muros de contenção par ter essa forma escalonada de pirâmide circular. Até o momento, esta é uma edificação única na Bolívia.

E acrescentou que, no fim de 2015 boa parte da pirâmide será visível, com a finalização dos trabalhos de escavação. A topografia onde situa-se a cidade de Mairana é montanhosa intercalada por vales e planícies.

FONTE
Descubren misteriosa pirámide circular en la Amazonia de Bolivia
NOTIAMERICA, 12/11/2014
[http://www.notimerica.com/bolivia/noticia-descubren-misteriosa-piramide-circular-amazonia-bolivia-20141112144350.html]

Nenhum comentário: