sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tailândia: Macaco-policial na Blitz



TAILÂNDIA. Ser um policial exige certas qualidades específicas: destreza, força, habilidade e nervos de aço. Poucos homens e mulheres são realmente aptos para exercer essa atividade fundamental que representa a malha protetora das sociedades. Além dos seres humanos, até muito recentemente, a única espécie de animal treinável para assumir funções policiais era a espécie dos cães.


Mas, em Pattani Province, no estado de Sai Buri, sul da Tailândia, um pioneiro, Santisuk Phromdao, um macaco está mudando essa situação. Com cinco anos de idade, Santisuk patrulha as ruas diariamente vestido com um uniforme onde pode-se ler: Monkey Police.


Segundo o jornal Thailand's Nation, Santisuk foi adotado por Pol Col Yutthapol, que encontrou o animal machucado em uma clínica local. Santisuk foi, então, recrutado pelo pai adotivo e recebendo o devido adestramento, tornou-se o primeiro macaco-policial do mundo.


Ele começou prestando serviços aos cidadãos, recolhendo cocos e frutas em troca de alimento. Depois, recebeu maiores responsabilidades e passou a lidar com o público. Nos pedágios de segurança que o governo instalou nas estradas como forma de prevenir novos ataques terroristas de separatistas islâmicos, atentados que são freqüentes no país, o macaco-policial auxilia no trato com os motoristas irritados com as constantes interrupções no trajeto. Santisuk consegue descontrair as situações.





















Santsuk pode ser o primeiro de muitos outros macacos-policiais que as autoridades tailandesas pretendem empregar. Nos pedágios onde a situação é mais tensa, ele pode ser visto sentado em uma cadeira, acenando, piscando e tentando se comunicar com os motoristas.

LINK RELACIONADO: 
Os Macacos Pescadores da Tailândia

FONTE: 
Thailand’s Monkey Police is on the Beat
IN WEIRD Asia News  ̶  publicado em 16/04/2010
[http://www.weirdasianews.com/2010/04/16/thailands-monkey-police-beat/]

Nenhum comentário: