quarta-feira, 2 de julho de 2008

Bichos Milionários

Leona e Trouble

Leona Helmsley, magnata norte-americana da hotelaria, deixou milhões para seu amado cãozinho Trouble e outros tantos bilhões para instituições de assistência aos cães. A fortuna da milionária supera os 5 bilhões de dólares. Helmsey morreu em agosto de 2007, aos 87 anos e desde então suas disposições testamentárias têm sido alvo de polêmica e disputa judicial. Com isso, o cachorro pode ficar sem boa parte de sua herança.

Uma decisão judicial determinou que a mulher estava mentalmente instável quando elaborou o testamento e, assim, 10 dos 12 milhões que caberiam ao cão serão entregues aos netos dela. Os advogados de Trouble vão apelar alegando violação do direito do cachorro. Freqüentemente isso acontece: pessoas deixam fortunas para seus animais.

O primeiro caso de que se tem registro aconteceu na Rússia, no século XIX [19], quando Maria Leontieva deixou 10 mil rublos, muito dinheiro na época, para o cão mestiço Serko. Um barão francês, favoreceu seu dinamarquês com 150 mil francos. Nos Estados Unidos, Jonathan Jackson ordenou a construção de um hotel para gatos equipado com camas, salas de refeições, biblioteca e sala de música. Aliás, nos Estados Unidos essa prática tornou-se comum: existem ao menos um milhão de testamentos beneficiando animais.

Gunther IV, classe e cacife

O bicho mais rico do mundo atualmente é o cão Gunther IV, cão pastor alemão que possui 324 milhões de dólares em sua conta bancária. Gunther é dono de uma casa, um BMW conversível com motorista, um mordomo e uma equipe de criados, tudo herdado de seu pai!, Gunther III que, por sua vez, era o queridinho da milionária alemã Karlotta von Liebenstein. Gunther IV tem até site na internet: www.guntherdog.com. Recentemente, o pastor adquiriu a mansão que pertenceu à superstar Madonna, em Miami, por 7,5 milhões de dólares.

Alguns animais entraram para história como beneficiários de grandes fortunas; entre eles: os 14 gatos do Cardeal Richilieu, França; o poodle Toby Rice, que herdou 30 milhões de dólares em 1931, legados por sua dona, Ella Vendel; o gato Tinker, encontrado em um depósito de lixo, herdou uma casa em Londres; os gatos do pop star Fred Mercury, que foram amparados por boa parte do dinheiro deixado pelo cantor; o Yorkshire Terrier de Jean-Paul Belmondo; o labrador Flossy, que herdará uma propriedade de 3 milhões de dólares da atriz Drew Barrymore.

FONTES:
New York magnate leaves billions to the dogs
In NEWS YAHOO Reuters - publicado em 01/07/2008
Wealthy people do not think it is immoral to leave their fortunes to pets
In PRAVDA ENGLISH - publicado em 27/06/2008

Nenhum comentário: