quinta-feira, 10 de julho de 2008

As Religiões Que o Mundo Não Conhece

Os SantosCao Dai, sem barreiras de tempo e cultura
Cao Dai, Vietnam. Panteão eclético: Confúcio, Jesus Cristo, Julio César...

Jainismo

O Jainismo nasceu na Índia a mais de 2 mil e 500 anos. Hoje, possui, aproximadamente, 4 milhões de seguidores. Sua fé politeísta prega a existência de muitos deuses organizados em uma complexa hierarquia entretanto, estes deuses jainistas são símbolos alegóricos de valores e características humanos. Semelhante ao budismo, o objetivo do jainismo é a perfeição espiritual libertando a alma do ciclo dos renascimentos e sua disciplina inclui a meditação e a vida monástica. Aqueles que alcançam este "estado de ser" tornam-se, então, "jinas". ´Na Índia, Os templos desta religião contêm as imagens dos 24 tirtahankaras, líderes espirituais reverenciados. O ritual jainista inclui oferendas para estas entidades.

RELIGIÕES DO MUNDO: ESTATÍSTICAS, 2005



Aladura

Esta religião com cara de seita tem origem no começo do século XX, na África, representada por suas igrejas de "profetas curadores". Seus porta-vozes afirmam que têm um milhão de seguidores, especialmente na Nigéria. Aladura é uma espécie de derivação do cristianismo anglicano, que chegou ao continente através dos missionários europeus e acabou se consolidando na forma sincrética que mistura tradições anglicanas com rituais africanos [este editor considera isto algo como um sarapatel teológico...]. Esta religião, que proclama um rígido código moral, tem suas práticas centradas na obtenção de "curas divinas". Utilizam um considerável "arsenal" de objetos rituais. São liderados por "profetas" que, supostamente, têm poder de realizar os milagres.

Cao Dai


Essa é uma religião vietnamita que combina elementos do Confucionismo, Taoismo, Budismo e Catolicismo. Foi instituída em 1926 e alega ter 6 milhões de adeptos que prestam reverência a uma vasta legião de "santos"; um panteão que inclui figuras notáveis da História, como Júlio Cesar e Péricles [destacado legislador grego]. Eclética por natureza, a Cao Dai, com tão estranho culto que contempla figuras humanas e/ou sobre-humanas expressa sua mensagem messiânica [de salvação através...] de busca por um mundo mais tolerante. Todos os seres humanos compartilham uma herança divina. As práticas da fé e os mistérios desta religião fundamentam-se no Taoismo.


Unification Church [Igreja da Unificação]

Estabelecida na Coréia do Sul em 1954, seus 3 milhões de fiéis acreditam que o fundador da "Igreja", Sun Myung Moon [o "reverendo" Moon, 1920...] é o "verdadeiro Messias", pregador da Doutrina do "Princípio Divino". Segundo este Princípio a natureza é dual, baseada na complementaridade dos elementos masculino e feminino. A realização prática do Princípio nas comunidades da Igreja da Unificação acontece através de casamentos coletivos, um intenso compartilhamento do afeto, realizando, assim, o propósito de Deus: a experiência do prazer do amor ao longo da vida. [É uma teoria porém desconfio que isso descambar facilmente para a esbórnia...]


Falun Gong

A Falun Gong apareceu na China em 1992 fundada por Li Hongzhi misturando Budismo, Taoísmo, Confucionismo e folclore chinês tradicional [crenças populares]. Sua essência é disciplina da meditação a fim de obter renovação mental e espiritual. Praticam-se exercícios para o "despertar" do centro de energia espiritual libertando corpo e mente dos sofrimentos do mundo. Entre as crenças desta que é, como "religião", mais um corpo de idéias recicladas, apropriadas de outras tradições, foi incluída a excentricidade exobiológica em teoria de conspiração: os Falun Gong acreditam que extraterrestres hostis estão manipulando os líderes mundiais... O governo chinês, que tem pouca boa vontade com religião, quase colocou o novo culto na lista negra. Mas a doutrina dos extraterrestres conferiu um aspecto tão ridículo à seita que as autoridades relaxaram o controle.

FONTE: Top 5 almost unknown religions
In PRAVDA ENGLISH - publicado em 09/07/2008

Nenhum comentário: