domingo, 14 de novembro de 2010

O Retorno dos Exorcistas


POLÔNIA – Os exorcistas poloneses estão se reunindo em seu Congresso anual, em Varsóvia.O número de exorcista está subindo na Polônia. Não e nenhuma overdose mas parece significar alguma coisa. Em 1999 eram 30 os especiallistas em despachar demônios; hoje, são mais 100 (cem). Isso, considerando a retração da Igreja Católica no país, que vem se tornando cada vez mais secular.

Os próprios exorcistas atribuem o aumento de seus colegas de profissão à crescente descrença da população na medicina tradiconal, psicologia e psiquiatria, para solucionar problemas espirituais e/ou transtornos mentais variados.

Todavia, os exorcistas pós-modernos não rejeitam a Ciência. ao contrário, a tendência é, cada vez mais associarem-se a psicólogos e psiquiatras em suas atividades justamente a fim de bem distinguir problemas clínicos e comportamentais, sociopatias etc., das verdadeiras obras do diabo.


O padre e exorcista Andrzej Grefkowicz explica que a distinção entre possessão e patologia pode ser muito complexa. Todavia, há casos que manifestam-se de modo chocante e verdadeiramente suspeitos: Uma indicação da possessão é a pessoa tornar-se incapaz de entrar em uma igreja e, se o fizerem, manisfestarão distúrbios como falta de ar e desmaios. Outras vezes, comportam-se como histéricos, convulsos, gritando e se jogando no chão.

Este Congresso Nacional [2010] integra uma política da igreja Católica na Polônia para esclarecer algo que, até então, era mantido como um tipo de prática secreta. E... se evangélicos podem, porque não os agentes especialistas tradiconais do Vaticano? Se é para fazer a coisa, eu prefere em latim. Meditemos...

LINK RELACIONADO:Exorcismo Mortal
FONTE: Polish exorcists gather in Warsaw.
IN Telegraph, UK – publicado em 12/11/2010
[http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/8129201/Polish-exorcists-gather-in-Warsaw.html]

Nenhum comentário: