quinta-feira, 26 de novembro de 2020

⛵ 🈲 SENEGAL DOENÇA MISTERIOSA SE ALASTRA ENTRE PESCADORES

NO SENEGAL, ÁFRICA OCIDENTAL, PESCADORES COMEÇARAM A SAIR DO MAR COBERTOS DE CHAGAS.

O primeiro caso foi relatado em 12 de novembro de 2020 em TSiarroÁ-sur-Mer, uma vila nos arredores de Dakar, capital do país. 


Um jovem de 20 anos apresentou sintomas que incluem erupção vesicular generalizada ou pústulas e inchaço desde face até as partes íntimas, lábios secos, vermelhidão dos olhos e febre.

Logo outros casos foram registrados em lugares próximos como Mbao, Rufisque e ainda mais longe, como em Mbour (85 km ) Touba Dialaw (70 quilômetros) Yene (60 quilômetros) e Saint-Louis, cerca de 270 quilômetros ao norte.

Entre 22 e 23 novembro, os massmidia locais informavam que cerca de 700 casos notificados. Enquanto isso, as fontes oficiais mencionam um máximo de 300; destes, 18 foram hospitalizados.

A moléstia é desconhecida e a causa está sendo "investigada pelo governo"... Até o momento, origem viral ou bacteriana foram excluídas e aparentemente não é transmissível entre humanos. Não tem nenhuma relação com o #MOCORONGAVAIRUS. Os testes resultaram negativos. 

As autoridades também negam que o surto esteja relacionado à poluição e as investigações concentram-se em uma possível contaminação das redes DOS PESCADORES!... provocada por algas tóxicas que aderem às fibras, fenômeno que jamais ocorreu antes...
Mesmo sem saber de nada sobre o quê está causando o problema, o ministro da Saúde 🤡👆 Abdoulaye Diouf Sarr, tranquilizou os consumidores dizendo que nada sugere que o peixe possa estar contaminado. 

O povo tem uma versão diferente: a doença estaria sendo causada justamente pela poluição das águas, saturadas de substâncias tóxicas lançadas deliberadamente no mar por grandes barcos pesqueiros. O objetivo desta ação criminosa seria afastar as pirogas, as pequenas embarcações dos pescadores locais.

Ao longo dos 700 quilômetros de costas senegalesa a pesca é fundamental para a economia e a nutrição das camadas mais pobres da população.
Mas a quem pertencem esses pesqueiros? A resposta a essa pergunta está na denúncia publicada no relatório “Seasickness: While West Africa is confined by Covid-19, its waters remain open to looting” ou "Enjôo: Enquanto a África Ocidental está confinada pelo Covid-19, suas águas permanecem abertas para saques", em 09 de outubro de 2020 pelo Greenpeace África. 

Os pesqueiros, verdadeiros monstros predadores, pertencem principalmente à China embora Coréia e Turquia também sejam países citados.

A ONG acusa o governos do Senegal, Gâmbia e Mauritânia de terem autorizado 💰💰💰 a intensificação do “saque sistemático” dos recursos marítimos da África Ocidental por embarcações multinacionais e empresas pesqueiras durante o confinamento imposto pela crise sanitária.

Entre março e julho de 2020, pelo menos oito navios de pesca chineses estiveram envolvidos em atividades suspeitas na costa do Senegal. São embarcações gigantescas, navios-fábricas todos com o mesmo nome: Fu Yuan Yu mas, com números diferentes. 

Pescam à noite na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Senegal sem que se saiba se têm licenças ou se foram obtidas de acordo com as normas e procedimentos em vigor. A frota pesqueira chinesa está, portanto, aproveitando as lacunas regulamentares e a falta de transparência na atribuição de licenças de pesca. 

Os chineses usam todos os truques possíveis para burlar as leis que regulam a pesca naquelas águas territoriais. Truques tais como  como exibir o mesmo nome em várias embarcações ou desligar o sistema de identificação por satélite que rastreia os movimentos das navios.

🔗 LINK RELACIONADO
2 de março de 2020
https://sofadasala-noticias.blogspot.com/2020/03/febre-hemorragica-doenca-misteriosa.html
ETIÓPIA. Depois de sofrer com uma praga 'bíblica de gafanhotos, a Etiópia agora enfrenta uma doença fatal semelhante à chamada febre hemorrágica da Criméia-Congo porém, a taxa de mortalidade é mais alta. 

O morador da região, Khadar Abdi Abdullahi, 23 anos, que falou sobre sobre o assunto na cidade de Jigjiga (Etiópia) disse, em entrevista, acreditar que a causa - "São produtos tóxicos descartados pela petrolífera". Abdullahi contraiu a doença mas recebeu alta do hospital quando os médicos lhe disseram que nada mais havia a fazer. O homem morreu.

A petrolífera é uma 'joint venture (empreendimento conjunto) entre a Chinesa POLY Group Corporation (POLY-GCL), de propriedade estatal - e o Golden Concord Group, de Hong Kong... LEIA MAIS

FONTES
Over 700 people infected with mysterious disease in Senegal
AFRIK21M 22NOV2020
https://www.afrik21.africa/en/west-africa-factory-ships-accused-of-plundering-fisheries-resources/
Senegal, la misteriosa malattia dei pescatori
CALCIO, 23NOV2020
https://www.calciolive.net/la-misteriosa-malattia-che-si-e-diffusa-tra-i-pescatori-di-questo-paese-africano-tutto-fatto-in-quarantena/158581/
WEST AFRICA: Factory ships accused of plundering fisheries resources
By Boris Ngounou. Published on October 15 2020 / Modified on October 15 2020
https://www.afrik21.africa/en/west-africa-factory-ships-accused-of-plundering-fisheries-resources/
Greenpeace denounces looting of West African maritime resources during containment
EN24-NEWS, 16OCT2020
https://www.en24news.com/2020/10/greenpeace-denounces-looting-of-west-african-maritime-resources-during-containment.html

Um comentário:

Docinho disse...

sei q no espaço aéreo é permitido o abate de aeronaves estranhas, sem identificação. não valeria também pras vias marítimas?