sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Urso salva Corvo de Afogamento


 
IMAGENS. Crow rescue. Aleksander Medveš.
Published on Jun 21, 2014
[http://youtu.be/gJ_3BN0m7S8]


HUNGRIA. No Budapest Zoo, Vali, um urso pardo - chamado Vali, surpreendeu visitantes e funcionários quando - claramente, mobilizou-se para salvar um corvo de morte por afogamento. Ao notar o pássaro debatendo-se na água,  Vali debruçou-se na margem da lagoa, que faz parte das instalações ocupadas pelo urso.

Vali tentava alcançar o pássaro, que grasnava em franco desespero. Fracassada uma primeira tentativa, o gigante insistiu, e seguiu ao longo do contorno da água até que ocorreu a oportunidade para um resgate definitivo. Vali 'pescou o corvo, acuado à uma margem, usando as garras de uma pata e a boca. 



 

Um espectador inadvertido ou - ainda, malicioso, poderia imaginar que o urso tinha alguma idéia assassina. Tratava-se, porém, de uma situação inversa. Vali é um herói. Sabia o quê estava fazendo. Porque não é possível, com sugeriu a reportagem do Telegraph, uma confusão: um urso (ninguém!) não confunde um corvo histérico com um salmão.




 

À salvo, em terra, o corvo leva tempo para se recompor depois de experimentar a morte da iminente. De pé, a ave observa longamente seu salvador, que se distrai, modestamente (ursulinamente?) ali perto. 

As imagens foram gravadas por um visitante do Zoo, Aleksander Medves que publicou o vídeo no YouTube no início do verão de 2014 - (o verão, na Hungria, ocorre no período entre os meses de julho e agosto).

FONTE
Bear filmed saving crow from drowning at Budapest Zoo
TELEGRAPH/UK, 02/08/2014
[http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/11007787/Bear-filmed-saving-crow-from-drowning-at-Budapest-Zoo.html]

Nenhum comentário: