sexta-feira, 26 de setembro de 2014

As Águas Negras do rio Cali


 
Autoridades ambientais suspeitam que a contaminação das águas do rio Cali deve-se ao desmatamento, atividades de mineração e de assentamentos irregulares na zona rural. Amostras da água serão examinadas para identificar o agente poluente.


COLÔMBIA. QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2014. Neste dia o rio Cali amanheceu negro. No despertar da cidade de Cali, a população contemplou perplexa a correnteza trevosa onde flutuavam dezenas de peixes mortos. Axfixiados, desoxigenados.

Transitando ao longo da Cali Boulevard, em el Gato de Tejada, cidadãos - caleños - logo notaram o negrume do rio e o cheiro fétido que exalava. 

Autoridades foram chamadas. Muitas autoridades: Departamento Administrativo de Gestão do Meio Ambiente (DAGMA - http://www.cali.gov.co/dagma/), a CVC* (Corporación Autónoma Regional del Valle del Cauca) e até a Personeria Municipal, orgão do Ministério Público da República colombiana. Olharam, viram, cheiraram... Amostras foram colhidas para exame em laboratório.

* Entidade pública sob jurisdição do governo colombiano que cuida de questões ambientais. (http://es.wikipedia.org/wiki/Corporación_Autónoma_Regional_del_Valle_del_Cauca)




Mas, nenhum especialista credenciado (uma cena de Kafka) - sabia dizer exatamente o que aconteceu. Especulava-se: desmatamento, atividades de mineração e de assentamentos irregulares na zona rural. A diretora do DAGMA - María del Mar Mozo estima que o resultado das análises somente será conhecido em 48 horas.

O engenheiro Camilo Velez, coordenador de recursos hídricos da agência ambiental, acredita que o problema está relacionado com a ocorrência de fortes chuvas na madrugada daquela quinta-feira, o quê teria causado um 'arrasto de 'sedimentos (=lixo tóxico) rio abaixo.

Velez comentou, ainda: A substância é a lama negra que vem do rio Aguacatal, afluente do Cali. O Aguacatal, por sua vez, recebe as águas de inúmeros outros cursos d'água menores, todos poluídos por resíduos de mineração, neles despejados. (O tipo de problema que não mais deveria existir no mundo).

O Provedor de Justiça (o Personero, da Personeria) de Cali, Andrés Santamaria declarou o óbvio inútil de sempre: A situação mostra a falta de política ambiental na cidade. É necessário que o Plan de Ordenamiento Territorial - POT contemple a preservação dos rios e a implantação de redes de esgotos na comunidades periféricas consumidoras.

LINKS RELACIONADOS


A Terra Continua Cuspindo Venenos na China, 18/06/2013
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/06/a-terra-continua-cuspindo-venenos-na.html]
CHINA,  A Horrenda Secreção Pestilenta de uma Metrópole, 11/06/2013
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/06/a-horrenda-secrecao-pestilenta-de-uma.html]
Tempestade Violenta: Estranha Substância Branca Cobre Litoral Norte da Grã-Bretanha, 25/09/2012
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/09/tempestade-violenta-estranha-substancia.html]
O Mistério das Águas Vermelhas do Rio Beirute, 21/02/2012
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/02/o-misterio-das-aguas-vermelhas-do-rio.html] 

FONTES
¿Por qué el río Cali se tiñó de negro este jueves?
EL PAÍS, 25/09/2014
[http://www.elpais.com.co/elpais/cali/noticias/extrana-sustancia-tino-rio-negro]
Las impactantes imágenes del río Cali teñido de negro este jueves en la mañana
Fotos: Oswaldo Páez | El País    
EL PAÍS, 26/09/2014
[http://www.elpais.com.co/elpais/agua/fotos/impactantes-imagenes-turbio-rio-cali-este-jueves-manana?foto=0]

Nenhum comentário: