domingo, 1 de maio de 2011

Ciganos


CIGANOS. São um mistério histórico, etnográfico, cultural. Fascinantes para uns, detestáveis, não-confiáveis, para outros, ele aparecem em todos os lugares do mundo e apesar dos muitos esforços acadêmicos para desvendar suas origens, os ciganos continuam sendo um povo que ninguém sabe de onde veio.




Gypsy Girl ou La Gitane, mosaico do primeiro
século da Era Cristã encontradoem Zeugma,
antiga cidade grega, atualmente localizada
na província de Gaziantep da Turquia.
A denominação do mosaico representa
um pouco da idéia que o Ocidente estabeleceu
sobre a figura e essência misteriosas dos ciganos.


Durante muito tempo, cultivou-se a crença que os ciganos fossem descendentes de povos nômades do antigo Egito, refugiados ou exilados das terras dos Faraós. Em inglês, os pontos em comum, gráficos e fonéticos entre as palavras Egypt e gypsy alimentaram uma teoria sobre essa ligação. Mesmo entre os Gpysies, os ciganos, muitos adotaram essa teoria para preencher a lacuna histórica que o Tempo produziu. Porém, estudos mais recentes indicam que, longe do Egito, os ciganos seriam, na verdade, provenientes da Índia em tempos muitíssimo remotos.

O alemão Heinrich-Moritz Gottlied Grellmann (1756-1804) foi o primeiro pesquisador a estabelecer a idéia sobre a origem indiana dos ciganos. Defensores dessa teoria chamam a atenção para as semelhanças entre a língua cigana e o sânscrito, Antiga, praticamente extinta, falada e escrita da Índia. Há rumores de que os indianos idosos podem compreender filmes indianos sem tradução.




Ciganos intinerantes na estrada para Varanasi, Índia.
Janeiro de 2009. Foto: Eduardo Figueredo.
[http://www.travelblog.org/Photos/3378688]


Atualmente os cientistas acreditam que os ciganos contemporâneos são descendentes de uma casta indiana denominada Dom. Na Índia, os Doms são a mais inferior de todas as castas. Até hoje, muitos migram fugindo do preconceito social. Outra teoria defende que os ciganos descendem de várias castas diferentes. Os antropólogos acham impossível provar qualquer teoria porque consideram que nações nômades não criam cultura material (o quê é constestável).

Para efeito de representação política internacional, esses, chamados ciganos, gitanos, gitanes, gypsies, autodenominam-se povo Rom (Roms, romis). Esta é designação pela qual são reconhecidos pela pelas Nações Unidas, ONU. Sua língua, o romani.




Fortune-Telling. Julian Scott, gravura – 1874


De todo modo, seja por causa da origem em castas inferiores, pela experiência ancestral de rejeição social, o fato é que o isolamento dos povos ciganos manteve-se por longos séculos sendo aplicado e incorporado no estilo de vida, língua e tradições. Especialmente em sua travessia para o Ocidente, os ciganos enfrentaram situações de forte perseguição.


Os recém-chegados à Europa não eram bem vistos. Eram renegados, ateus, feiticeiros, infiéis para cristãos e muçulmanos. Em termos de religião foram sempre associados às artes mágicas: quiromancia, cartomancia, cristalomancia, o poder da jetatura ou mal-olhado eram habilidades a eles atribuídas. Ao contrário do que se pensa, entre os ciganos, são os homens os mestres do conhecimento divinatório. Mesmo quando se diziam cristãos, seu cristianismo sempre foi uma prática de sincretismo cultural. Sobre os ciganos, diz Cervantes: Sua profissão é a mentira (Apud VILAS-BOAS DE MOTA, 2004 – p 245).

Muitos especialistas concordam que a etnia cigana somente começou a se consolidar por volta do século XV (anos 1400), quando estes nômades transitavam de Bizâncio para a Europa ocidental. Atualmente, são conhecidos seis ramos de comunidades ciganas: Três orientais, três ocidentais. Os Rom, os Sinti e os Ibéricos são considerados ocidentais. Os orientais são as tribos Lom, Dom e Lyuli.

FONTES
BUKKER, Igor. Gypsies: The mystical tribe.
IN Pravda-English, publicado em 08/04/2011
[http://english.pravda.ru/society/stories/08-04-2011/117508-gypsies-0/]
VILAS-BOAS DE MOTA, Ático (org.). Ciganos: antologia de ensaios. Brasília: Thesauros, 2004.


3 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro leitura de : Cristina da Costa Pereira.Editora Rocco.Os ciganos ainda estão na estrada.2009. ISBN 978-85-325-2424-9.Ela escreve depoimentos de ciganos sobre essa teoria de que vieram na India...que não passa de teoria.Maria de Lourdes Sant'Ana antropóloga tbem afirma que "as tentativas de alguns estudiosos de determinar uma origem para os ciganos não tem tido res.satisfatórios".Um povo ter lingua com alguns traços de sanscrito só prova que viveram ou seus ancestrais o fizeram e os ensinaram, na India.Não prova que são hindus. Os latinoamericanos s são espanhóis?? no entanto escrevem e falam espanhol..teoria bem sem fundamento essa de que falam romani que tem raizes no sanscrito e portanto são hindus. Não tem lógica a teoria.Os guias espirituais ciganos,indagados, sempre disseram que a India foi só uma etapa(longa..uns 300 anos) na sua história. Entraram na India vindo de alhures... heheheh.O que foi notavel ..foi que as invasões muçulmanas na India os expulsaram e a peregrinação ,pelo mundo começou e foi registrada históricamente.Inclusive a divisão dos clãs, etc.. no norte da Africa.Os pesquisadores não chegaram a um consenso da origem dos ciganos e nem a maioria dos mesmos( os roms) se interessam que gadjes a busquem. Grata.

Anônimo disse...

Para mim como cigano que sou não concordo com essa teoria de a nossa origem ser Indiana e ainda de sermos oriundos da casta mais baixa da India. Tenho duas ideias em relação à nossa origem mas é muito dificil prova-las,por isso vou deixa-las para quem possa se dedicar a esse estudo:
1ª- Somos orindos de uma das 12 tribos de Israel(judeus) pois até hoje só 11 tribos regressaram a Israel encontrando-se uma espalhada por todo o planeta.
2ª- A´pos a fuga do povo Israelita do Egipto há um povo que o acompanha durante algum tempo nessa fuga,povo que a biblia denomina de povo "Vulgo" que estava também cativo no Egipto com os Judeus mas que não segui para a Terra prometida com estes pois não fazia parte dess promessa,penso que daqui sim fomos parar na India.
Estas duas ideias são para mim as ideias com mais lógica pois os nossos costumes e tradições são muito mas muito semelhantes aos dos judeus.
Por ultimo já pensaram bem quem Hitler dizimou: Judeus,ciganos pois de certeza que ele conhecia as nossas origens.

SOFA DA SALA REVISTA disse...

Caro Anônimo: vc tem razão. Há muito que se dizer sobre os ciganos e a teoria da descendência israelita é uma forte candidata. O tema será desenvolvido em estudos que publicarei aqui, neste blog. Valeu bor...