quinta-feira, 30 de julho de 2009

Baleia Beluga Salva Mergulhadora




CHINA ─ Durante uma competição de mergulho livre em uma piscina de água gelada, em Polar Land ─ Harbin [cidade a noroeste do país, capital da província de Heilongjiang], a chinesa Yuna Yun, 26 anos, foi acometida de cãimbras nas pernas. A piscina tem pouco mais de 6 metros de profundidade e a competição consiste em alcançar o fundo, sem qualquer equipamento de respiração, e lá permanecer o tempo mais longo quanto possível entre baleias Beluga.

Quando tentava emergir, Yang sentiu a paralisia. Sem oxigênio, começou a sufocar: "Eu entendi que estava morta! Então, uma força inacreditável abaixo de mim começou a me conduzir para a superfície". Era a baleia Mila que percebeu os apuros da mergulhadora e imediatamente entrou em ação de salvamento.

A administração do Polar Land reconhece: "Mila detectou o problema antes de nós. De repente, vimos aquela garota sendo empurrada para cima com sua perna segura na boca da baleia". Mila é um animal extremamente sensível, característica das Belugas e que trabalha no parque dividindo a piscina com humanos.


A jovem Yang Yun deve sua vida à baleia Mila. Entre as espécies de baleias, as Belugas destacam-se por sua inteligente interação com os seres humanos e pelos músculos faciais que lhes permitem expressar sorrisos.

Links relacionados:

In Telegraph ─ publicado em 29/07/2009




Nenhum comentário:

Arquivo do blog