domingo, 26 de abril de 2015

O Mistério do Mercúrio em Teotihuacan



O arqueólogo mexicano - Sergio López encontrou, na pirâmide central de Teotihuacan (morada dos deuses) - a Pirâmide da Serpente Emplumada), no fim de um túnel, em uma câmara selada há 1,800 anos - mercúrio (em estado líquido - Hg). 

Considerando o significado (potencial) alquímico (química esotérica, metafísica) do Mercúrio em práticas rituais relacionadas a fenômenos sobrenaturais (ou mágicos), Gomez acredita que a exploração do local poderá revelar o túmulo de um rei. Trabalhando no túnel já há seis anos, Gomez reuniu milhares de artefatos. 

+ O Mistério das Esferas Metálicas de Teotihuacan, 2014
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/10/teotihuacan29.html]
+ O REINO PERDIDO DE CAIM
[http://www.sofadasala.com/mundosperdidos/oreinoperdidodecaim.htm]

MÉXICO. ARQUEOLOGIA. TEOTIHUACAN.  Nos primeiros dias de Abril (2015) - na entranhas das misteriosas 'ruínas da cidade pré-asteca de Teotihuacan, situada 30 km a nordeste de Cidade do México (capital do  uma equipe de pesquisadores do INAH-México (Instituto Nacional de Antropologia e História), liderada pelo arqueólogo Sergio Gomez, encontrou grandes quantidades de Mercúrio (metal em estado líquido).

O material, achado  no final de um túnel que conduz a uma câmara selada há 1,800 anos, poderá ajudar a elucidar algo mais do pouco que se sabe sobre Teotihuacan, uma cidade que já foi a maior das Américas, construída com gigantescos blocos de pedra.

Ali, entre os anos 100 e 700 d.C., habitaram cerca de 200 mil pessoas que desapareceram misteriosamente sem deixar qualquer registro escrito. Mais tarde, no século XIV, quando os astecas dominaram a região, Teotihuacan era uma colosso fantasma e um enigma.




Os pesquisadores acreditam que o Mercúrio, um metal prateado, de aparência sedutora porém extremamente tóxico para seres humanos e outros viventes, depositado naquele local, pode estar relacionado ao conteúdo da câmara que, os arqueólogos anseiam, seja o túmulo de um governante.

Seria uma descoberta extraordinária posto que apesar de décadas de exame daquelas ruínas, nada se sabe - além de conjecturas - sobre o povo que a construiu. 

Um dado, porém, é certo: este povo sem nome foi contemporâneo dos maias.também não há nenhuma indicação de por que o Mercúrio foi colocado lá e Gomez somente pode especular: talvez simbolize um rio ou lago subterrâneo.

No passado, Mercúrio foi encontrado em pequenas quantidades em alguns sítios arqueológico maia, mais ao sul. Porém, nunca, antes, foi  registrado um achado desses, em qualquer quantidade, em Teotihuacan.

O mistério se aprofunda: o Mercúrio era raro no México antigo, quase impossível de ser extraído de  seus veios naturais mas, devia ser muito apreciado por sua aparência brilhante em sua liquidez densa, coesa e fugidia. O Mercúrio, de fato, parece ser algo como prata viva e mortal.

Na década de 1670, os espanhóis escavaram Teotihuacan mas um trabalho metódico, científico somente começou, no local, muito mais tarde - nos anos de 1950.

Trabalhando na pirâmide da Serpente há 6 anos, Gomez e sua equipe já recolheram milhares de objetos como esculturas de pedra, joias finas, conchas gigantes.

Agora, com o achado dessa significativa quantidade de Mercúrio, os pesquisadores precisarão usar equipamentos de proteção para evitar a intoxicação. O objetivo é abrir a câmara até o final do período das escavações, no fim deste ano (2015).

+ O Mistério das Esferas Metálicas de Teotihuacan, 2014
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/10/teotihuacan29.html]




+ O REINO PERDIDO DE CAIM
[http://www.sofadasala.com/mundosperdidos/oreinoperdidodecaim.htm] 



+ Os deuses astronautas e as cabeças de pedra de Tiahuanaco 
NOITE SINISTRA, 06.02.2013
[http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/02/os-deuses-astronautas-e-as-cabecas-de.html]

http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/02/os-deuses-astronautas-e-as-cabecas-de.html

FONTE
MCLAUGHLIN, Kelly/REUTERS. Will secret tunnel inside the bowels of pre-Aztec pyramid reveal long-lost tomb of Teotihuacan's first king? Archaeologists find 'large quantities' of liquid mercury used in primitive burial
DAILY MAIL/UK, 24.04.2015
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-3054296/Hunt-ancient-royal-tomb-Mexico-takes-mercurial-twist.html]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...