terça-feira, 13 de março de 2012

Templo & Pinturas de 3,200 Anos Descobertos na Amazonia Peruana




O arqueólogo Qurino Olivera


AMAZÔNIA PERUANA. Uma equipe de arqueólogos descobriu as primeiras pinturas murais na floresta amazônica em um templo cerimonial de 3.200 anos, localizado na cidade de Bagua, no departamento selva peruana do Amazonas. A notícia foi divulgada por numerosos de jornais de língua espanhola da América Latina.

Os pesquisadores consideraram o achado, localizado em uma região denominada de "Las Juntas", é o primeiro de seu tipo em toda a selva amazônica, não só no Peru. O arqueólogo Qurino Olivera, chefe da pesquisa, disse que esta é uma das descobertas mais importantes das últimas décadas.



Fonte desta imagem: INFO341 - Argentina

As pinturas estão gravados no interior e fora de um templo retangular de cerca de 40 metros quadrados. Até agora, os arqueólogos desenterraram um muro de 2,20 metros de largura e, ainda, encontraram várias colunas.

As cores predominantes são vermelho, branco, preto e amarelo. Segundo os especialistas, os murais são uma forte evidência de que - na Amazônia - existiu uma civilização que alcançou altos níveis de desenvolvimento tecnológico.

Apesar das chuvas torrenciais que ocorrem diariamente na área, os murais foram preservados porque eles permaneceram cobertos por uma camada impermeável de pedras e argila de 15 cm de espessura que protegiam as pinturas há milhares de anos, disseram os pesquisadores.

As escavações e estudos continuam na área com a autorização do Ministério da Cultura do Peru e do financiamento do Governo Regional do Amazonas.

FONTES
DESCUBREN PINTURAS MURALES DE 3.200 AÑOS EN LA SELVA DEL PERU.
Terra/Argentina, published in 12/03/2012
Hallan primeras pinturas murales de la selva amazónica peruana
La Razón, published in 12/03/2012
[http://www.razon.com.mx/spip.php?article114244]
DESCUBREN PINTURAS MURALES EN LA SELVA DEL PERÚ
INFO341/Ar, published in 13/03/2012
[http://www.info341.com.ar/ocio/nota.php?seccion=ocio&id=15795]


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...