sexta-feira, 26 de julho de 2024

🐎 A CRONOLOGIA DOS BRÂMANES: ESTAMOS NO KALI YUGA

por @LygiaCabus


Em que ano estamos? 2024 da Era Cristã; mas nem tanto; ou nem tão pouco. Os calendários são relativos, são instituídos em função de marcos considerados mais ou menos históricos no contexto de culturas diferentes. 

O presente ano é 2034 da Era Cristã; 2024 no calendário Gregoriano,  que tem este nome porque foi promulgado pelo papa Gregório XIII em 24 de fevereiro de 1582 ─ em substituição ao seu predecessor, o calendário Juliano. O calendário Gregoriano, portanto, foi introduzido a menos de 500 anos [em 2024 d.C.].

Segundo o antigo calendário Juliano o ano corrente seria 2054. Entre os muçulmanos, o ano que vale é 1387 [depois da Hégira maometana ─ fuga do líder precursor do Islã, Maomé ─ Muhammad ou Mohammed, saindo de Meca rumo a Medina, em 622 d.C.]

A palavra calendário e seu conceito vem do latim, kalendae, designação latina para o primeiro dia de cada mês [NEW SHORTER OXFORD ENGLISH DICTIONARY]. 

Kalenda era era o dia de pagar as contas e o calendarium, por extensão associativa de idéias também é um livro de registro [dos valores e devedores].

O calendário Gregoriano é o que prevalece no mundo Ocidental e, até certo ponto, é padrão mundial de contagem do tempo. 

Porém, para efeitos outros, relacionados às tradições culturais de diferentes nações, antigos calendários continuam sendo respeitados e acompanhados. 

Embora muito tradicional, o calendário judeu não é o mais antigo. Segundo a contagem do tempo nos padrões do calendário egípcio, 2024 corresponde ao ano 7526. 

Povos mais antigos ainda também contam mais milênios de registros históricos: mesopotâmicos, chineses, japoneses, hindus, tibetanos. 

Porém, de acordo com os ocultistas teósofos, a contagem de tempo mais recuada registrada em escrituras antigas encontra-se na Índia, mais precisamente, nas bibliotecas dos mosteiros mais remotos da região Himalaia, fronteira com o Tibete.
Afirma a Tradição da Doutrina Secreta que a cronologia dos Brâmanes remonta à criação deste sistema solar, acompanha a formação dos planetas, da Terra, das formas materiais orgânicas e inorgânicas, físicas e metafísicas. 


Brâmane

Palavra sânscrita. Sacerdote, educador, estudioso ─ brahmanebrahmin, em inglês. Indivíduo das casta sacerdotal, a primeira, a mais elevada das quatro principais castas da sociedade indiana [BLAVATSKY, 1995]

 

Também são chamados Vipra [sábios], Dvija, duas vezes nascidos ou Bhūsura deus sobre a terra, deuses terrenos.


O calendário dos Brâmanes registra o surgimento dos primeiros protótipos de indivíduos egóicos de natureza humana; os ciclos das Eras, do nascer, crescer, decair e morrer de diferentes Humanidades e formas de civilização. 

A cronologia dos Brâmanes oferece registros de bilhões de anos! Eis os marcos principais dessa fantástica jornada geo-cósmica:

Idade deste Sistema Planetário-Solar [em 2009]

1 bilhão 995 milhões 884 mil 809 anos

Idade do Surgimento da Primeira Raça Humana [etérea]

1 bilhão 644 milhões 501 mil 109 anos

Idade da Humanidade Atual ─ Quinta Raça Humana

18 milhões 618 mil 728 anos

Duração do Kali-Yuga, Era atual

432 mil anos

Tempo de KaliYuga já transcorrido [em 2009]

5 mil 111 anos

 
Idades deste Universo

O Universo não tem calendário; porque a marcação do tempo depende de uma referência, um marco zero que defina um começo. Porém, até onde a inteligência humana pode conceber, o Universo é ou deve ser Eterno. E eternidade não tem começo nem fim. 

O que a cronologia dos Brâmanes mede ou pretende medir e registrar são os ciclos de atividade e repouso do Universo, estes, sim, segundo a Doutrina Secreta, são períodos que podem ser medidos em anos terrenos. Os números desse calendário brâmane, apesar de serem astronômicos, são surpreendentemente bem definidos.

Dia de Brahma, Kalpa ou Manvatara

4 bilhões 320 milhões de anos

Noite de Brahma ou Pralaya

4 bilhões 320 milhões de anos

Um Dia e Uma Noite de Brahma

8 bilhões 640 milhões de anos

Ano Atual desde o começo deste Manvatara

4 bilhões 319 milhões 573 mil 111 anos

Os ciclos da Vida do Universo são semelhantes ao relógio biológico que regula a vida dos seres humanos. O Universo é Brahma, o Todo, o Todas Coisas em Um. Deus. Deus repousa e desperta para seus dias e noites. 


Em um dos períodos, Cria a Diversidade, os Cosmos em múltiplas manifestações de Si mesmo. Em outro período, Descria ─ recolhe [e recolhe-se em] todas as coisas e volta a ser Um em Si Mesmo.


Pralaya

Sânscrito. Noite de Brahma. Período de obscuridade ou repouso seja planetário, cósmico ou universal]. É o período de dissolução, sono ou repouso relativo ou total do Universo, que sobrevém ao fim de um Dia, de uma Idade ou de uma vida de Brahma. ...


Durante a longa Noite de descanso ou sono do Universo, Pralaya Universal, quando todas as Existências estão dissolvidas, a Mente universal permanece como uma possibilidade de ação mental ou como aquele Pensamento Absoluto Abstrato... Então, toda a ideação cósmica cessa, porque não existe nada nem ninguém para perceber seus efeitos.

 

Brahma, a própria divindade, encontra-se em estado latente... [A variedade dos seres, das substâncias] dissolve-se no estado primordial de objetividade potencial abstrata. 

[BLAVASTKY, 1995]


A Doutrina Secreta do Brâmanes chama o período de criação de Manvatara, o Dia de Brahma ou Kalpa. O Repouso de Deus é Pralaya, a Noite de Brahma. 


Manvatara

Sânscrito. Período de manifestação do Universo,  oposto ao Pralaya [repouso ou dissolução]. 

O termo é aplicado a vários ciclos, especialmente a um dia de Brahma, que compreende 432 bilhões de anos solares. 

Cada Manvatara divide-se em 14 períodos, cada um sob a regência de um patrono ou guardião chamado Manu. 

O presente período do atual Manvatara é o sétimo e o guardião deste período é o Manu Vaivasvata [BLAVASTKY, 1995].


É como se Deus dormisse e acordasse; o que este pesquisador ainda não resolveu é se Deus cria acordado ou dormindo. Se o Universo é a atividade de Deus ou se o Universo é um Sonho/Pesadelo de Deus. Meditemos...


KALI YUGA

JULHO, 2024. O KALI YUGA HOJE


Como Deus tem a Eternidade para Dormir e Acordar, Seus Dias e Noites, que têm durações iguais, são infinitamente longos em relação à escala de tempo humana.


O ano atual [2024 d.C.] de acordo com a cronologia brâmane poderia ser:


ANO 5126 desde a morte de Khrisna, quando o atual Kali Yuga ou a Era de Kali ou a Era do Ferro começou. 


Em outras palavras, estamos em cima da linha de um tempo de grandes infortúnios; na verdade, mesmo desconsiderando as imprecisões nos cálculos dos estudiosos, o Fim, está atrasado pouco mais de 100 anos.


[+/- 3102 a.C., o ano da morte de Khrisna = ANO ZERO do ATUAL KALI YUGA. + 2024 anos d.C. supera os 5 mil anos do ciclo histórico desta Humanidade neste KALI YUGA]. 


Em uma escala cósmica: 


ANO 4 bilhões 319 milhões 573 mil 111 ─ do atual Manvatara, isto é, desde a última vez que Deus descansou ou cessou outro período de sua atividade criativa.


O próximo Pralaya levará 426 mil 889 anos para acontecer. 


Ao mesmo tempo, a atual Era cósmica terrestre, terminará em último Kali Yuga.



FONTES:

BLAVATSKY, Helena Petrovna. Antropogênese. 

In A Doutrina Secreta vol. III. [Trad. Raymundo Mendes Sobral]. São Paulo: Pensamento, 2001.

...............................................Glossário Teosófico

[Trad. Silvia Branco Sarzana]. São Paulo: Ground, 1995.

Nenhum comentário: