domingo, 20 de março de 2022

⚠ USUÁRIOS DE REALIDADE VIRTUAL CONTINUAM SOFRENDO LESÕES

Adolescente de Baltimore, Toby Robicelli, fraturou a rótula enquanto jogava um jogo de realidade virtual.

Registros de pessoas que estão se machucando usando headsets de realidade virtual aumentam na medida que mais pessoas estão comprando o equipamento.

Como  relata o The Wall Street Journal, a crescente popularidade dos Oculus Quest teve o efeito colateral  muito previsível  de pessoas se machucando porque não conseguem ver onde estão pisando, socando ou chutando durante o jogo.

Embora as lesões em videogames estejam longe de ser novas — a RV (Realidade Virtual) apresenta uma categoria de risco muito específica porque você literalmente não pode ver o ambiente ao seu redor enquanto a usa. 

Os jogos imersivos e interativos que exigem que você se levante e se mova, o que não é muito diferente de realizar atividades físicas extenuantes.

Foi o quê aconteceu com Jake Masters, da Carolina do Norte, que no ano passado ele deslocou o ombro e precisou de fisioterapia enquanto “lutava” em um coliseu virtual.
 
Masters machucou o mesmo ombro em uma luta de boxe na anos antes e, embora ele não “devesse fazer boxe de verdade após a primeira lesão”, ponderou que jogar o jogo de RV seria bom porque não era real. Masters, que teve que passar por meses de fisioterapia para lidar com a lesão

LESÃO NO PESCOÇO

Enquanto o Wall Street Journal detalha uma série de outras lesões sofridas por jogadores de VR por cair ou entrar em contato com objetos sólidos durante o jogo, nem todos os acidentes são resultado de contratempos únicos.

No ano passado, o  Journal of Medical Case Reports publicou um estudo sobre um homem alemão de 31 anos que quebrou o pescoço enquanto jogava um jogo de realidade virtual que envolvia “uma combinação de movimentos de ombros, braços e cabeça enquanto usava um fone de ouvido de realidade virtual”. 

Ele entrou em uma clínica com dores no pescoço e foi lá que os médicos descobriram que ele tinha uma fratura traumática na nuca que decorrente dos os movimentos “intensos” e “repetitivos” que ele fez durante o jogo não identificado.

O  Wall Street Journal também observou uma lesão recorrente que alguns estão chamando de “síndrome do braço do gorila”, que o professor associado da Oregon State University, Jay Kim, disse ao jornal que resulta quando as pessoas mantêm os braços erguidos por longos períodos de tempo sem fazendo pausas.
Embora muitos headsets de RV venham com instruções que sugerem limpar os móveis e fazer pausas e, mais recentemente, atualizaram as grades dos fones de ouvido para fornecer alertas aos usuários quando objetos, pessoas ou animais de estimação se aproximarem deles, não é difícil imaginar usuários ignorando esses tipos de recursos quando eles estão em jogo intenso.

Tomemos, por exemplo, a história de Taylor Murray, que primeiro se cortou jogando boxe virtual e depois quebrou um vaso semanas depois jogando tênis virtual - para grande desgosto de sua esposa Lauren, que disse ao  WSJ que ela não acha mais que VR é um boa maneira para o marido malhar.

Por que você não vai para a academia como uma pessoa normal?” ela lamentou. Seu marido, por sua vez, tem uma visão diferente: “Vou me assegurar de que não cometerei o mesmo erro novamente”...

FONTE
VIRTUAL REALITY USERS KEEP SUFFERING HORRIBLE INJURIES
NEOSCOPE, FEB 1, 2022
https://futurism.com/neoscope/vr-injuries

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