quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vacas Mortas Aparecem nas Praias no Norte Europeu


 
Photo: Scanpix

EM PRAIAS DA DINAMARCA E DA SUÉCIA, desde o Ano Novo, algumas vacas vêm aparecendo mortas, 'depositadas' naquelas areias pela ação das marés. Na quarta-feira, 8 de janeiro (2014) a terceira vaca apareceu em território dinamarquês, perto da cidade de Skælskør, na ilha de Zelândia (Dinamarca).

Segundo Niels Johansen, do serviço de bombeiros e resgates local - da Dinamarca, tal como os nos casos anteriores, as pernas traseiras estavam amarradas com cordas de nylon e o estômago tinha sido removido.

A perícia determinou que marcas de identificação auriculares dos animais (na orelha) tinham também foram retiradas e que a morte era recente.

Enquanto isso, no mesmo período, outras oito vacas foram encontradas nas mesmas condições na costa sul da Suécia. 

A polícia sueca está tratado o caso como crime contra o meio-ambiente mas, até agora, os incidentes não foram, de fato, esclarecidos. O porta-voz da polícia do condado de Skåne (Suécia), Ewa-Gun Westford - comentou, para o jornal sueco Sydsvenskan:

É uma coisa muito estranha... Nunca registramos algo assim antes e tudo o que pudemos imaginar é que os animais caíram ou, por algum motivo a ser investigado, foram jogagos no mar de um navio.

Apesar dos esforços para esconder a identidade das vacas, o autor (ou autores) do descarte dos animais foi (foram) suficiente descuidado (s) para que a polícia sueca pudesse encontrar na orelha de um dos animais, vestígios do número de rastreamento. Já foi determinado, por exemplo, que as marcas auriculares não são do tipo utilizado na União Europeia.

O texto do Sydsvenskan chamou a atenção para o fato de que a Rússia, que tem um porto no mar Báltico, importa grande quantidade de carne do Brasil, Uruguai, Austrália, Paraguai, EUA, México e Argentina (ou seja, essa é a lista dos suspeitos...)


FONTE: Beached cows baffle authorities.
Copenhagen Post, 09/012013
[http://cphpost.dk/news/beached-cows-baffle-authorities.8259.html]

Nenhum comentário: