O vulcão Kilauea e os rios incandescentes de lava precipitando-se no mar do Havaí.
[+] FOTOS - EL OBSERVADOR
HAVAÍ. O vulcão Kilauea, situado na maior ilha do arquipélago do Havaí, que está em erupção desde 1983, começou verter lava na semana passada (fim de novembro de 2012), informou a porta-voz do Observatório Geológico e Vulcânico dos Estados Unidos - Janet Babb.
Por sua localização próxima ao mar, essa atividade do Kilauea, produz um fenômeno de rara beleza, quando os correntes incandescentes de rocha em fusão alcanças as águas. É um "espetáculo" que costuma atrair muitos turistas porém as autoridades alertam: neste momento, ficar próximo ao vulcão ou na praia pode ser algo muito perigoso, implicando risco de morte para os curiosos mais ousados.
Quando a lava atinge o mar, esfria, endurece e escurece formando um delta em meio à uma densa formação de vapor. Porém, estes istmos recém criados, mesmo depois de resfriados, não são terra firme; ao contrário, são instáveis e podem entrar em colapso a qualquer momento.
Além disso... A lava o vapor despreendido é ácido e contém minúsculas partículas de vidro vulcânico que misturadas às águas, integram-se às ondas que vão dar na praia em altas temperaturas, próximo ao grau de fervura - esclareceu Babb.
FONTE: Un volcán en actividad se convierte en atracción turística.
EL OBSERVADOR/URUGUAI, publicado em 05/12/2012.
[http://www.elobservador.com.uy/noticia/238650/un-volcan-en-actividad-se-convierte-en-atraccion-turistica/]
Nenhum comentário:
Postar um comentário