quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arqueologia – O Cavalo-Unicórnio da Índia

INDIA – O distrito de Kanara do Sul ou Dakshina é um sítio arqueológico muito rico. Descobertas de artefatos que emergem de escavações, são freqüentes. Estima-se muitos tesouros históricos estão ocultos no subsolo da região.




Recentemente, o profº T. Murugeshi, do SRS College, juntamente com o Profº Prof S. A. Krishnayya descobriram uma peça rara, em Kalya, perto de Nitte Karkala, no distrito de Udupi. Personagem dos mais fascinantes da mitologia mundial, a imagem, é a estatueta de um unicórnio.

O objeto tem 29 cm de comprimento, 18 cm de largura e 7 com de espessura. Tres dos pés estão danificados mas a pata dianteira da frente assemelha-se a um pé de elefante. A parte traseira do corpo poderia ser de um touro. As feições são de cavalo. À primeira vista, parece mesmo um cavalo mas logo percebe-se que a criatura é zoo-polimorfa, incorporando características de mais de um animal.

O cavalo unicórnio figura no emblema de uma de uma divindade: Shri Lshestra Dharmasthala, conhecida localmente como Naga Bermer, um dos deuses da fertilidade do superpopuloso Panteão hindu. A peça encontrada parece pertencer ao século XII, talvez XIII. Outros artefatos assemelhados são reconhecidos como touros-unicórnios. Porém, este cavalo-unicórnio, por enquanto, é o único de seu tipo encontrado pelos estudiosos, no país, até hoje (maio, 2011).

FONTE: Karkala: Rare Mythical Unicorn Idol Discovered...
IN Mangalorean, publicado em 13/06/2011
[http://www.mangalorean.com/news.php?newstype=local&newsid=221074]


Nenhum comentário: