sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Avatar de Verdade




TEXAS, USA - Em Knox City, o adolescente Lyndon Baty, que sofre de grave deficiência imunológica causada por uma doença renal policística, passou a maior parte da vida em isolamento forçado, dentro de casa, para evitar a contaminação com micróbios e vírus que, se sendo praticamente inofensivos para a maioria das pessoas, para ele, são mortais.

Agora, o isolamento acabou. O corpo de Lyndon fica em casa mas sua percepção e sua mente ganharam novas e amplas fronteiras graças a um avatar. Trata-se de um robô feito de aço e cromo. Ele tem 4 pés de altura e possui uma tela de plasma exibindo o rosto de Lynton em tempo real. Utilizando tecnologia de video-conferência o avatar vai para a escola e ali propicia ao jovem a interação com os colegas e sua presença virtual nas salas de aulas, pátios, jardins, cantina, corredores.





O avatar trouxe um ânimo renovado para o garoto: vontade de levantar pela manhã, tomar seus remédios, comer. Depois ele espera a sirene da escola tocar chamando para mais um dia de aula. Lyndon declarou em entrevista: Meus melhores amigos eram meus pais... Mas sem querer ofendê-los, eu queria outros amigos.

O robô é uma unidade Vgo que custa pouco mais de cinco mil dólares. Sua bateria tem autonomia de 8 horas ininterruptas. Equipado com uma câmera, alto-falantes e microfone, o avatar permite a Lyndon conectar-se remotamente, de casa, usando seu computador pessoal.

Além de possibilitar que crianças em idade escolar frequentem a escola remotamente, o Vgo também pode trabalhar como inspetor de produção em indústrias, avatar visitante/acompanhante virtual para enfermos em hospitais ou, ainda, em universidades, substituindo a presença física de professores entre outras aplicações.

FONTE: 'Bubble boy' forced to live in isolation sends avatar to school.
IN Daily Mail-UK - publicado em 04/02/2011
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1353685/Lyndon-Baty-sends-avatar-school.html].



Um comentário:

Carol disse...

Oii ..adorei seu blog ...to seguindo ...segueo meu tbm ?
http://luzcameraeinformacao.blogspot.com/

Arquivo do blog