sábado, 16 de janeiro de 2010

Marte: As Paisagens Insuspeitadas



MARTE. A imagem, de um quadrante da superfície do planeta Marte, parece mostrar agrupamentos de formas verticais escuras que lembram árvores do tipo das coníferas terrenas [pinheiros]; estranhos bosques em meio às dunas. 

Todavia, como sempre, especialistas dissipam o fascínio do realismo fantástico da paisagem e afirmam: é uma ilusão de ótica.

As fotos são das dunas de areia de uma região situada a menos de 240 milhas do pólo norte do planeta. No momento desses registros, essas dunas estavam cobertas com uma fina camada de dióxido de carbono congelado, gelo seco mesmo. 

As silhuetas que lembram árvores na verdade são trilhas de formadas por deslizamentos de terra resultantes da evaporação daquele gelo na chamada Primavera de Marte, época em que foram obtidas as imagens.

As fotografias foram feitas pela Hi-RISE, a mais poderosa câmera enviada a outro planeta. A Hi-Rise monitora e captura imagens a partir de sua localização e trajetória: a órbita de Marte. 

Porta-voz da NASA, Candy Hansen explicou ao The Sun que: As estrias são areia desalojada pela evaporação do gelo. Essa areia desliza dunas abaixo. A Hi-RISE [High Resolution Imaging Science Experiment] é uma camêra fotográfica espacial de alta resolução operando a bordo da nave-sonda de pesquisa Mars Reconnaissance Orbiter.

Mais uma vez, imagens do vizinho planeta vermelho mostram que o vermelho, em Marte, não é tão hegemônico quanto se pensava. Marte não é mais uma esfera rubra e os olhos das sondas espiãs da Terra têm revelado cores, formas e fenômenos insuspeitados. É inevitável que essas visões surpreendentes despertem velhas e novas fantasias, até que um dia, uma dessas fantasias resista às teorias e prove ser algo de não-humano porém real. Meditemos...


LINKS RELACIONADOS


 
 


Fonte: LEACH, Ben. Nasa photographs 'trees' on Mars
In Telegraph, UK publicado em 13/01/2010
[http://www.telegraph.co.uk/science/space/6979855/Nasa-photographs-trees-on-Mars.html]

3 comentários:

Abdoul Hakime Goul Djounoubi عبد الحكيم گل جنوبی disse...

Olá. Conheci teu blogue recentemente, e estás de parabéns, gostei. Sou zoroastriano, e comentei no teu blogue, o artigo que publicaste sobre o zoroastrismo.

Até mais.

Marcos disse...

otimo artigo

Afonso Henriques disse...

Bom blogue. Continua!

Um dos melhores blogs oriundos do Brasil que já li.

Força desde Portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...