sexta-feira, 8 de março de 2013

Os Budas Proibidos do Vietnã



A foto, causa da polêmica.

VIETNÃ.O porta-voz da assessoria de comunicação da Igreja Budista do Vietnã, o monge Thich Quang Gia, informou, em 06 de março (2013) que a instituição fará uma rigorosa inspeção em todos os pagodes do país e locais de adoração onde existem estátuas e pinturas do Buda (Sakyamuni) a fim de remover todas aquelas que representem O Iluminado abraçado a mulheres nuas. 

A iiciativa é uma resposta à divulgação, no Facebook, da fotografia de uma estátua do Mestre tendo no colo uma mulher, sugerindo uma relação sexual. A foto, cuja legenda na página da rede social afirma que a estátutua é do Vietnã, foi mencionada no mês passado (fevereiro) pelo jornal tailandês Bangkok Post como sendo uma afronta ao mundo budista.

Thich Quang Gia disse que não há certeza de que a estátua seja realmente uma peça vietnamita mas ressaltou que a tradição budista do país não admite esse tipo de representação. As duas principais linhas de doutrina budista existentes no Vietnã, Mahayana e Theravada não reconhecem essas imagens como apropriadas ou pertinentes à cultura religiosa do país. Ao contrário, são consideradas uma blasfêmia, embora sejam comuns na Índia, Nepal e Tibete.


INESTIMÁVEL VALOR HISTÓRICO

O pesquisador do Vietnamese Institute of Religions, pesquisador budista, doutor Nguyen Ngoc Minh, diz que a estátua, se realmente for do Vietnã, provavelmente pertence a uma coleção privada e não está em exibição pública.

Além disso, Nguyen Ngoc Minh comentou: É uma estátua tântrica normal... É completamente errado dizer que ela representa o sexo entre o Buda e uma mulher. Essa é uma visão moderna enquanto sua raiz cultural é diferente.

Esse tipo de imagem refere-se à união do yin e do yang, da compaixão, masculina, com a sabedoria, feminina. É, portanto um símbolo da união entre compaixão e sabedoria, parte do caminho que conduz à iluminação.

O pesquisador acrescentou que se a estátua, cuja foto foi postada no Facebook é, de fato, antiga e tem origem vietnamita, seu valor é inestimável e seria um avanço no da arte, arqueologia e religião naquele país porque... Preenche uma lacuna na história do budismo tântrico ou Vajrayana no Vietnã.

Não se sabe quando o budismo Vajrayana chegou ao Vietnã nem quais foram as seitas que se desenvolveram no país. Evidências provam que essa linha budista existiu ali durante a dinastia Ly mas estátuas tântricas do período jamais foram encontradas.

O estudioso de arte Pham Trung, do Institute of Arts disse que uma vez viu estátuas similares em uma exposição no Vietnam Fine Arts Museum mas acredita quue aquelas peças não eram vietnamitas.


PROTESTOS E EXPLICAÇÕES

Segundo o Bangkok Post, as reações entre osinternautas foram controversas: há quem diga que a quem esculpiu a estétua queria infamar o budismo e alguns clamaram pela destrição imediata da peça. 

Outros, discordam comentando que a imagens do Buda com uma mulher são facilmente encontradas em museus do Nepal. Significa que, apesar de tentado pelo apelo sexual da beleza, o mestre não cedeu às tentações materialistas.

De fato, imagens semelhantes podem ser encontradas em textos antigos da Índia, Butão, Nepal, Tibete. São imagens que ilustram o aspecto tantrico do budismo e a posição, do Mestre abraçado com uma mulher é conhecida como Yab-Yum (literalmente, Pai-Mãe) - em tibetano ou Maithuna, em sânscrito.


PUNIÇÃO PARA A INOCÊNCIA



Dam Vinh Hung, pop star vietnamita beija o venerável monge Thich Phap Dinh do Phuoc Son Monastery - Durante um leilão de caridade realizado 4 de novembro (2012) no "Khong Ten" Nightclub, em Ho Chi Minh City para arrecadar fundos destinados ao tratamento de um tumor que diagnosticado na cantora Wanbi Tuan Anh.



Beijo na mão: punição de reclusão para o Mais Venerável Thich Buu Chanh.

Porém, o Vietnã é extremamente conservador, puritano mesmo em questões relacionadas ao sexo. Em novembro passado (2012) dois monges do sul do país foram proibidos de sair do mosteiro ou ter qualquer contato com o mundo exterior por três meses como punição depois de um episódio no qual, um cantor pop - Dam Vinh Hung (fotos acima) - mesmo diante da relutância dos religiosos, beijou-os em público como sinal de reverência.


FONTES
Vietnam to remove all ‘copulating’ Buddha statues.
TUOITRE-NEWS, publicado em 07/03/2013.
[http://www.tuoitrenews.vn/cmlink/tuoitrenews/lifestyle/vietnam-to-remove-all-copulating-buddha-statues-if-any-1.99676]
Two monks punished for being kissed by pop star.
TUOITRE-NEWS, publicado em 08/11/2012.
[http://www.tuoitrenews.vn/cmlink/tuoitrenews/fun/two-monks-punished-for-being-kissed-by-pop-star-1.91435]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...