terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os Quatro Filhos do Sol




CHINA. O vídeo, proveniente da China, foi postado no YouTube em 26/01/2012. Na seqüência, o sol aparece irradiando um arco suave onde aparecem quatro pequenos objetos luminosos esferóides, como quatro pequenas estrelas postadas, duas a duas, ao lado do Sol.

Apesar de estranho ou mesmo algo de apocalíptico (como uma metáfora astronômica para o Cristo cercado pelos quatro cavaleiros do fim dos tempos...), o fenômeno já tem sua explicação científica. Seria um efeito ótico (como sempre); uma ilusão chamada Parahelio, reflexos solares produzidos pela combinação de determinadas condições atmosféricas.


"Mãe Wiki...pédia" explica: os Parahelios aparecem como manchas de luz coloridas à esquerda e à direita do Sol à uma distância em torno de 22º, entre si. Podem ocorrer em qualquer lugar do mundo e em qualquer época ao longo de um ano (no vídeo chinês, era inverno). As esferas nem sempre são tão visíveis ou brilhantes como neste caso e os melhores momentos para a observação do fenômeno são ao entardecer e ao amanhecer, ou seja, quando o Sol está baixo no horizonte.

FONTE: Extraño efecto: 5 soles en el firmamento
IN Urgente24, publicado em 31/01/2012
[http://urgente24.com/areax/2012/01/extrano-efecto-5-soles-en-el-firmamento/]


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mistério do Sol no Céu Argentino




SALTA/Argentina. 28 de janeiro de 2012, por volta da 11:30 da manhã, Na cidade de Metán, localizada na província argentina de Salta, um estranho fenômeno no céu despertou a atenção dos residentes. Um cidadão, Pablo Navarro filmou a ocorrência que vai muito além de ser um simples halo solar. Look.

FONTE: Misterioso fenómeno en los cielos de Metán
IN El Intransigente, publicado em 29/01/2012
[http://www.elintransigente.com/notas/2012/1/29/misterioso-fenomeno-cielos-metan-video-120801.asp]


domingo, 29 de janeiro de 2012

Mistério: A Chuva de Esferas Gelatinosas Azuis


DORSET/UK. Quinta-feira, 26 de janeiro de 2012. Em Dorset, um condado situado a sudoeste da Inglaterra, uma tempestade de granizo precipitou-se. Fenômeno comum se algo mais que gelo não tivesse caído do céu. Steve Hornsby, um engenheiro de aeronáutica aposentado, residente em Bournemouth, ficou chocado quando encontrou pequenas esferas azuis em seu jardim

Eram cerca de doze pequenas bolas, medindo em torno de três centímetros de diâmetro cada uma. Segundo Mr. Hornsby, pouco antes da tempestade o céu tornou-se amarelo-escuro, uma tonalidade bastante incomum.

Ele saiu de casa para ir à garagem quando a tempestade, que durou poucos instantes, aconteceu. Neste momento percebeu os estranhos objetos na grama. Ele descreve: Era gelatinoso, quase impossível de pegar. Usou uma colher para recolher amostras e um exame superficial revelou que a substância estava contida por uma fina membrana, não tinha cheiro, não era pegajosa e não derretia.

Colocou o material no congelador enquanto tenta descobrir do quê se trata. Ele acredita que as esferas podem ser o resultado de alguma reação química à poluição atmosférica mas, de acordo o Met Office (meteorological), consultado pela BBC, as esferas não são meteorológicas ou não são parte de um fenômeno climático comum. Cientistas da Bournemouth University, como Mrs. Josie Pegg, especulam que as bolinhas azuis podem ser ovos de invertebrados marinhos transportados pelos pássaros.




YOUTUBE Strange Blue Spheres Fall Over England 2012
Behind the Truth CH Uploaded on Jan 29, 2012
[https://youtu.be/IXwFgoWuwfQ]

A pesquisadora esclarece: Estes incidentes de precipitação de substâncias semelhantes a essas esferas já ocorreram antes. Apesar de ser um pouco cedo para a desova (de animais marinhos) podemos considerar (a hipótese porque) tivemos um inverno muito brando. O transporte desses ovos nos pés de aves é bem documentado.Creio que se um pássaro foi apanhado pela tempestade, esta poderia ser a explicação. 

FONTES 
What are the mysterious blue balls that fell from the sky over Bournemouth? 
Daily Mail/UK, publicado em 29/01/2012
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2093366/What-mysterious-blue-balls-fell-sky
Bournemouth.html?ito=feeds-newsxml] 
Bournemouth resident mystified by 'blue sphere shower' 
IN BBC/UK, publicado em 27/01/2012
[http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-dorset-16754531]

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Estranho Som do Apocalipse


MISTÉRIOS. Geofísicos asseguram terem descoberto a origem do misterioso fenômeno conhecido como "o Hum" ou O Som do Apocalipse, descrito como um zumbido surdo de baixa frequência - cerca de 20 hertz ou 20 vibrações por segundo - que vem sendo escutado em diferentes partes do mundo desde meados de 2011.

O fenômeno, um tando assustador, foi gravado,nos últimos meses em diferentes países como: EUA, Reino Unido, Costa Rica, Rússia, Ucrânia, República Tcheca, Austrália e outros. O mistério vem instigando a imaginação de cidadãos e cientistas.

Os testemunhos parecem indicar que somente algumas, embora sejam muitas pessoas têm a capacidade de escutar o "Hum" e que a percepção é peculiar: para alguns indivíduos soa como um murmúrio contínuo, para outras, como um algo mais forte, como "Booom"; outros, ainda comparam o som a um rugido de fera e chamam-no de "voz de um Godzilla". Apesar da baixa frequência, o ruído está dentro dos limites normais da audição de um ser humano.


Costa Rica

Nem sempre os ouvintes são uma exceção. O "Hum" já foi ouvido por populações inteiras. Na madrugada de 09 de janeiro de 2012, a maioria das pessoas da Costa Rica percebeu, com espanto e temor, o estranho fenômeno.

Ali, a audição durou entre cinco a dez minutos. Todavia, na ocasião houve também um terremoto. Mas os sons dos sismos, são de outra natureza e já bem conhecidos. Os terremotos podem produzir sons claramente oriundos do subsolo. São uma manifestação secundária da elevada quantidade de energia que se dissipa.

Aquele pequeno país da América Central ficou chocado o "Hum". A notícia espalhou-se atraindo a atenção de sismólogos de todo o mundo. Enquanto isso, muitas pessoas começaram a interpretar a ocorrência como um sinal do fim do mundo. Muitos relacionaram o "Hum" à um trecho profético do Livro do Apocalipse de João (Bíblia católico-cristã).


Explicação Científica



Pesquisadores da Agência Científica Internacional Wosco dizem que o "Hum" pode estar sendo causado pelo forte aumento da atividade solar e a intensificação dos processos de movimento de cargas de energia do núcleo da Terra; uma atividade que foi gravada recentemente.

Outros cientistas, acreditam que a magnetosfera perdeu sua capacidade de absorver radiação solar de tal modo que abriram-se lacunas na proteção natural do planeta, como o rompimento de um escudo. Isso permitiria uma penetração da energia solar de maneira direta e incisiva, capaz de provocar o efeito sonoro.

Uma terceira hipótese, especula que a Heliosfera, que funcionaria como um delimitador protetor deste sistema solar onde encontra-se a Terra, está sedo "esfregada", tangenciada por algo "invisível" ou "nuvem interestelar".

Esta nuvem poderia pertencer a um outro sistema solar próximo produzindo o estranho ruído e provocando uma série de anomalias na Terra e em outros corpos celestes vizinhos.

Mas, seja qual for a explicação dos cientistas, todos concordam que o "Som do Apocalipse" prenuncia um aumento na frequênciadas catástrofes naturais, como tsunamis, erupções vulcânicas, terremotos. Desastre de grandes proporções que atingem todo o planeta e devem intensificar-se até o final de 2012.

O quê os cientistas das ciências acadêmicas deixam de lado são os possíveis efeitos que essas atividades cósmicas podem exercer sobre animais e seres humanos. Porquê não são somente as catástrofes naturais, as alterações climáticas que estão se tornando mais frequentes. As tragédias humanas também.

A humanidade parece estar enlouquecendo e as manchetes dos jornais de todo o mundo vêm registrando o aumento da manifestações da violência, da crueldade e da insanidade, em ocorrências policiais chocantes (infanticídio, parricídio, matricídio, a epidemia do crack e outras drogas químicas, antropofagia etc.), entre indivíduos ou nos atritos recrudescentes entre nações. Como há alguns anos pressentiu o músico, poeta e filósofo brasileiro Caetano Veloso: "Alguma coisa está fora da ordem..." Meditemos...

LINKS RELACIONADOS NESTE BLOG:

SOURCE: El Sonido del Apocalipse. ¿De Donde Proviene el Misterio?
IN RT/Rússia, em espanhol,publicado em 28/01/2012
[http://actualidad.rt.com/ciencia_y_tecnica/inventos/issue_35429.html]

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Golfinhos São Poliglotas

Golfinhos poliglotas

IMAGEM: ashraf62

Golfinhos. Mais uma vez, esses animais surpreendem os cientistas. Pesquisadores da University of Rennes descobriram que os golfinhos são poliglotas; ao menos quando dormem, segundo foi comprovado até agora. Cinco deles, Peos, Mininos, Teha, Cecil e Amtan, vivendo em cativeiro no parque Planete Sauvage, França - foram observados. Eles "falam dormindo"; e aqueles cinco, emitem sons característicos das baleias durante o sono.

É a primeira vez que este fenômeno é registrado. Novos testes estão sendo feitos para confirmar a proeza. Vinte outros especialistas foram recrutados para comparar os sons emitidos pelos golfinhos com os que são típicos das baleias. A pronúncia e/ou timbre da voz dos golfinhos é tão semelhante aos dos primos cetáceos que 72% dos ouvintes confundiram os assovios com os que são produzidos por baleias.

Os estudos sugerem que os golfinhos praticam a "fala" em outra "língua" durante o sono (e ocultam essa habildade quando estão em vigília, em contato com humanos, treinando para a realização de seus shows). O líder da equipe de pesquisadores, Martine Hausberger declarou: Esta descoberta abre enormes perspectivas para estudos futuros sobre a processos de aprendizagem e das reprezentações mentais dos golfinhos.

FONTE: Dolphins are multilingual!
IN DiscoveryOn, publicado em 26/01/2012
[http://www.discoveryon.info/2012/01/dolphins-are-multilingual.html]

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Itália: A Neve Química

ITÁLIA: NEVE QUÍMICA

ITÁLIA. Neve sem nuvens. Neve química! Este estranho fenômeno, manchete dos jornais italianos, está aterrorizando os cidadãos de Piemonte e Lombardia. Como sempre, quando não há mais nada que o Homem possa fazer, segundo as autoridades: não há motivo para pânico posto que a situação está sob controle

Especialistas no assunto explicam: o fenômeno, registrado nos últimos dias, coincide com a chegada de massas de ar frio provenientes do Ártico que alcançaram Vale do Pó (rio Pó), uma das áreas mais poluídas do planeta.

Outros cientistas concordam que a neve química não é prejudicial para humanos, animais ou meio-ambiente mas advertem que as pessoas não devem ingerir a substância, risco que cresce no caso das crianças que brincam na rua lidando com a neve inadvertidamente. E acrescentam: evitem a neve em partes do corpo como olhos e boca (Eu, podendo, nem botava o pé na rua!).

Este tipo de fenômeno resulta da combinação de névoa em temperaturas negativas misturada com sais, poeiras e outros resíduos industriais presentes na atmosfera de centros urbanos (muito poluídos) como os do norte da Itália. Nos últimos dias (janeiro de 2012) a neve química vem cobrindo a paisagem da região. Consultemos os livros dos antigos profetas e meditemos...

FONTE: Neve chimica: ultime notizie pericolo. IMAGEM: [www.meteoforum.com]
DOTTOR SALUTE, publicado em 19/01/2012.
IN [http://www.dottorsalute.info/2012/01/19/neve-chimica-ultime-notizie-pericolo/]

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Maias: O Enigma Alienígena do Reino da Serpente




MÉXICO. No coração da selva, em Campeche, a cidade maia de Calakmul é um dos mais antigos e signignificativo complexo arqueológico da Penísulade Yucatan. Habitada por maisde mil anos, desapareceu, engolida pela vegetação até ser redescoberta anos anos de 1930. Hoje, é Patrimônio Cultural da Humanidade. No seu auge de desenvolvimento, abrigava uma população demais de 50 mil pessoas. O 'Reino da Serpente' tinha influência em uma área de 150 em torno da cidade. Tal como outras cidades maias, sua decadência é um mistério.

Seus tesouros arqueológicos são suntuosos: estelas, templos, escadarias, tumbas, templos, pirâmides. São mais de 60 mil estruturas e edificações, um verdadeiro museu ao ar livre. Há décadas, cientistas tentam decifrar caracteres e ornamentos que podem revelar detalhes sobre a história do lugar. Suas enormes pirâmides, inscrições e figuras nas pedras suscitam a idéia de que seres extraterrestres estiveram em contato com o povo de Calakmul.

O cineasta Juan Carlo Rulfo, com o apoio do governo do México e da Guatemala atualmente (2012) trabalha em um documentário cujo lançamento está previsto para dezembro de 2012. Informações divulgadas nos midia de todo o mundo revelam documentos até então mantidos em segredo que provariam a existência de pistas de pouso para naves espaciais entre outros indícios.




FONTE: Sur les traces des aliens au Mexique.
IMAGENS: Luca Penati/Pete Fordham. IN TripTeaser, publicado em 11/01/2012
[http://www.tripteaser.fr/mexique/reportage/1278/sur-les-traces-des-aliens-au-mexique]


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As Serpentes Antropófagas das Filipinas



FILIPINAS. Para o bem ou para o mal, as serpentes fascinam a Humanidade há milênios. Sua simbologia é complexa. As reações dos homens diante dos ofídios alternam-se: horror, asco, curiosidade, adoração. Em algumas culturas esses animais são venerados como deuses. Essa alternância entre atração e repulsão tem sido investigada por antropólogos, primatólogos, psicólogos e pesquisadores de diferentes áreas da ciência. Porém, até pouco tempo era quase desconhecido o perigo que estes animais representam para os quase extintos membros de certas tribos, ainda primitivas que ainda restam em recantos isolados deste mundo.

Não são as venenosas que aterrorizam esses aborígenes, caçadores e coletores que vivem praticamente na pré-história nas sombras das florestas equatoriais. A ameaça são as cobras que devoram seres vivos inteiros, ainda que sejam poderosos predadores, como os crocodilos. Os seres humanos não são exceção. Pesquisadores da Universidade de Cornell, Ithaca (Nova Iorque) têm estudado uma comunidade de aborígenes filipinos. São os negróides Agta. Resultados do estudo, publicados em artigo na revista da Academia Nacional de Ciências (EUA), informa que as duas espécies, homens e cobras, devoram-se entre si. São presas e predadores, mutuamente e ambas disputam a caça de outros animais.

Co-autor do estudo, Thomas N. Headland começou a estudar essa relação dramática em 1962, no contexto de vida das tribos que habitavam Casiguran, Sierra Madre - uma cadeia de montanhas situadas na ilha de Luzon, Filipinas (não confundir com a sierra Madre mexicana). Ali, um homem adulto pesa em torno de 44 a 45 quilos, pouca coisa, ainda mais se comparado com o tamanho e peso das serpentes que vivem no sudeste da Ásia. Uma piton macho chega a 5 metros de comprimento e cerca de 20 quilos. As fêmeas são maiores: podem alcançar o dobro do comprimento e um peso de 75 quilos. Para um animal dessas propoções, um ser humano adulto é uma refeição leve.

Os cientistas comprovaram uma alta incidência de ataques de pitons aos indivíduos da comunidade Agta. Em um ano, atacam entre 15 a 58 homens ou, ainda, de uma a 62 mulheres. Os homens são as vítimas mais frequentes porque passam mais tempo na selva, longe da aldeia. Dos ameaçados, 26% dos homens sobreviveram aos ataques; todavia a maioria não escapou de mordidas e feridas nos pés, mãos e tronco. Entre 1934 e 1973 houve seis incidentes fatais. Morreram quatro homens e duas mulheres. As pitons devoram também cervos e macacos, que também são caçados pelos Agta. Assim, nativos e serpentes são, ao mesmo tempo, predadores competidores, caçae caçador - entre si.

Para os pesquisadores, essas descobertas demonstram as complexas interações que caracterizam a história evolutiva da espécie humana. Para mim, essas descobertas somente reforçam minha forte convicção de 'Chapeuzinho Vermelho' deve evitar o caminho da floresta. Meditemos...


FONTE: DE JORGE, J. Investigadores describen por primera vez cómo los miembros de una tribu que hasta hace poco vivían de forma prehistórica han servido de presa para gigantescas pitones y boas.
IMAGEM: J. HEADLAND.
IN ABC/Es, publicado em 13/12/2011.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...