terça-feira, 18 de outubro de 2022

🗑 2022. Quatro vezes a massa da pirâmide de Quéops: 24,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico somente em telefones celulares

 #LOGISTICAZERO

Em 2022, aproximadamente 5,3 bilhões de telefones celulares acabarão em aterros sanitários. A massa total de lixo eletrônico chega a 24,5 milhões de toneladas. Isso é quatro vezes a massa da pirâmide de Quéops, disse o serviço de imprensa da organização internacional sem fins lucrativos Waste Electrical and Electronic Equipment Directive (WEEE).

A WEEE é especializada na coleta e reciclagem de dispositivos elétricos e eletrônicos. A organização programou seu relatório para coincidir com o Dia Internacional do Lixo Eletrônico, 14 de outubro. 

Embora todos os aparelhos descartados possam se tornar uma fonte de recursos valiosos para a produção de outros eletrônicos - a logística de processamento desse tipo de materiais e outros como plásticos, vidro, papéis e metais JAMAIS foram implementadas pelas mesmas empresas/entidades/coorporações que ao longo de décadas, implantaram e propagandeiam até hoje o consumo desses cada vez mais NOVOS E PROGRAMADAMENTE OBSOLESCENTES produtos e sua "embalagens" poluentes. 
Os equipamentos elétricos e eletrônicos tornaram-se no fluxo de resíduos que mais cresce não só na Europa, mas em todo o mundo. Enquanto isso a solução dos tecnocratas da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL e DO FORUM ECONÔMICO propõem colocar um aparelho celular na mão de cada habitante do planeta; pior, a idéia final e colocar o lixo eletrônico dentro dos seres humanos com seus novos modelos de mídia aplicados diretamente nos corpos das pessoas...

Ambientalistas que trabalham para a Diretiva WEEE realizaram um estudo para descobrir como maximizar a coleta e o uso de lixo eletrônico. Como regra, esses resíduos contêm ouro, prata, lítio e cobalto, cujas reservas na Terra são bastante limitadas. No entanto, a parcela de coleta de gadgets usados ​​e obsoletos é muito pequena em todos os países. 

Dispositivos como smartphones, representam o maior perigo, pois são mais fáceis de jogar fora do que dispositivos maiores. Os telefones celulares representam 8% do lixo eletrônico. De acordo com a WEEE, se os telefones tivessem uma espessura média de 9 mm e fossem empilhados uns sobre os outros, a altura dessa torre seria de 50.000 km. Isso é 120 vezes a distância da Terra à Estação Espacial Internacional, ou um oitavo do caminho para a Lua.

Os ecologistas calcularam que, ao processar todo esse lixo, é possível reabastecer as reservas mundiais de ouro, lítio e outros metais valiosos entre 5 e 7%. 

Mas um benefício ainda maior da coleta seletiva e reciclagem é que compostos tóxicos de metais e orgânicos cancerígenos, que também fazem parte daqueles equipamentos, não se acumulam no meio ambiente. 

Assim, as florestas e os corpos d'água permanecerão limpos e as pessoas saudáveis. Os especialistas pediram a criação de planos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de tratamento de lixo eletrônico o mais rápido possível. 
A barca do lixo sem casa. O Mobro 4000 passou 5 meses vagando pelos mares com 6 milhões de libras de lixo. [WAGSTAFF/THEWEEK, 2015]

Esses planos foram lançados muitas vezes; nunca funcionaram. Não há campanhas contínuas de conscientização das populações, não são disponibilizados coletores suficientes, não são consytuídas usinas de processamento de tais materiais. 

As gigantes cartelizadas que produzem poluentes e patrocinam a publicidade do consumo deserenfreado e sem sentido - não estão interessadas em reciclagem e os políticos que discursam sobre economia verde são meros demagogos que trabalham não para seus povos mas, são pagos pelas coorporações para "empurrar o problema com a barriga".

FONTES
Из отправленных в 2022 году на свалки смартфонов можно было бы сделать четыре пирамиды Хеопса, 14.10.2022 
https://plus-one.ru/news/2022/10/14/iz-otpravlennyh-v-2022-godu-na-svalki-smartfonov-mozhno-bylo-by-sdelat-chetyre-piramidy-heopsa
WAGSTAFF, Keith. The garbage barge without a home. The Mobro 4000 spent 5 months wandering the seas with 6 million pounds of trash, JANUARY 8, 2015
https://theweek.com/articles/464713/watch-garbage-barge-without-home

Nenhum comentário: