sábado, 3 de janeiro de 2015

Sincretismo religioso antigo no amuleto de Chipre



O amuleto, com inscrição em palíndromo, encontrado em Chipre (ou Cyprus, República de Chipre). Artefato encontrado nas escavações da Jagiellonian University/Krakow em Paphos Agora. Semelhante a um medalhão o amuleto reúne elementos de culturas diferentes: escrito em grego, menciona o deus judaico e possui as representações de um deus romano, um egípcio e uma corruptela do Anúbis, também egípcio, para sua versão grega, rebaixado a uma criatura mítica. Foto: Marcin Iwan


CHIPRE. Em escavações realizadas na cidade de Nea Paphos, na ilha de Chipre, arqueólogos encontraram um amuleto datado em 1,500 anos.

A peça contém uma curiosa inscrição em palíndromo - texto que é lido do mesmo modo de trás para frente e vice-versa - bem como várias imagens, representações de de divindades que foram identificadas como sendo Osíris,  Harpócrates, deus do Silêncio e um mítico ser - um cinocéfalo (cabeça de cão).

O sitio arqueológico examinado pela equipe do Paphos Agora Project está centrado em uma antiga Ágora - um ou grande praça pública da antiga Nea Paphos. O lugar, habitado desde o período neolítico, em época pré-helênica, tornou-se um dos primeiros e mais importantes centros de culto da divindade Afrodite e outras, relacionadas à fertilidade.

A vocação de devoção à deusa justifica-se posto que, no relato mitológico, a ilha de Chipre o local de nascimento de Afrodite (ou a Vênus, romana). Ali, um templo foi erguido para ela pelos micênicos do século 12 a.C.. Este templo permaneceu ativo até o período romano.

Um relatório da Unesco informa que o sítio é uma vasta área de interesse arqueológico onde encontram-se ruínas de moradias, palácios, fortalezas, túmulos.


AMULETO

O objeto encontrado em Nea paphos - um amuleto - mede 3,5 cm de largura por 4,1 cm de altura. Semelhante a um pingente, o políndromo inscrição em umas faces, possui 59 caracteres. O texto, em grego, diz:

ΙΑΕW ΒΑΦΡΕΝΕΜ ΟΥΝΟΘΙΛΑΡΙ ΚΝΙΦΙΑΕΥΕ ΑΙΦΙΝΚΙΡΑΛ ΙΘΟΝΥΟΜΕ ΝΕΡΦΑΒW ΕΑΙ 

OU

Iahweh é o portador do nome secreto
o leão de Re seguro em seu santuário


Acredita-se que o uso de palíndromos remonta cerca de 2 mil anos e a prática tornou-se popular na Idade Média.  Os gregos Bizantinos costumavam escrever nas pias batismais:

ΝΙΨΟΝ ΑΝΟΜΗΜΑΤΑ ΜΗ ΜΟΝΑΝ ΟΨΙΝ
Lavai os pecados, não só o rosto

Este uso foi mantido em muitas igrejas em toda a Europa, em lugares tais como: a fonte da St. Mary's Church, Nottingham (UK); também na fonte da basílica de Santa Sofia, em Constantinopla (Turquia) e na fonte de St. Stephen d'Egres, Paris - França.



DEUSES & SINCRETISMO


Neste outro talismã, Osíris aparece mumificado, em pé em um barco. A direita da figura, distingue-se o perfil de um  cinocéfalo, possivelmente, Anúbis [detalhe baixo], acompanhando Osíris em sua jornada no além túmulo. 
Genevra Kornbluth, University of  Michigan, Special Collections Library.




Enquanto o texto em uma das faces do amuleto refere-se a Iahweh - um dos nomes atribuídos ao Deus do monoteísmo judaico, o outro lado da medalha mostra o egípcio Osíris, associado à vida no post mortem; a outra divindade representada é Harpócrates, o Senhor do Silêncio. 

O terceiro personagem não é - na Grécia, considerado um 'deus mas, uma criatura mítica, o cinocéfalo, o homem-cabeça-de-cão. Os cinocéfalos tornaram-se familiares para os gregos, importados da cultura egípcia, na qual o deus Anubis - deus dos mortos, é muito conhecido.

A pesquisadora da Jagiellonian University (sediada en Cracóvia, Polônia) - Ewdoksia Papuci-Wladyka, que lidera as escavações, comentou para a revista Live Science que as características do amuleto sugerem uma persistência, em Chipre, das antigas crenças politeístas tradicionais mesmo depois que o Cristianismo tornou-se religião oficial na ilha - no século V d.C. (anos 400). Tais amuletos eram usados para proteção, contra danos, doenças, perigos.

FONTE
HOLLOWAY, April. Ancient Greek amulet with strange palindrome inscription discovered in Cyprus
ANCIENT ORIGINS, 02/01/2015
[http://www.ancient-origins.net/news-history-archaeology/ancient-greek-amulet-strange-palindrome-inscription-cyprus-020151]

Nenhum comentário: