quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vulcão Kilauea - O Fascínio do Fogo nas Águas do Mar do Havaí



O vulcão Kilauea e os rios incandescentes de lava precipitando-se no mar do Havaí. 
[+] FOTOS - EL OBSERVADOR

HAVAÍ. O vulcão Kilauea, situado na maior ilha do arquipélago do Havaí, que está em erupção desde 1983, começou verter lava na semana passada (fim de novembro de 2012), informou a porta-voz do Observatório Geológico e Vulcânico dos Estados Unidos - Janet Babb.

Por sua localização próxima ao mar, essa atividade do Kilauea, produz um fenômeno de rara beleza, quando os correntes incandescentes de rocha em fusão alcanças as águas. É um "espetáculo" que costuma atrair muitos turistas porém as autoridades alertam: neste momento, ficar próximo ao vulcão ou na praia pode ser algo muito perigoso, implicando risco de morte para os curiosos mais ousados. 

Quando a lava atinge o mar, esfria, endurece e escurece formando um delta em meio à uma densa formação de vapor. Porém, estes istmos recém criados, mesmo depois de resfriados, não são terra firme; ao contrário, são instáveis e podem entrar em colapso a qualquer momento.



Além disso... A lava o vapor despreendido é ácido e contém minúsculas partículas de vidro vulcânico que misturadas às águas, integram-se às ondas que vão dar na praia em altas temperaturas, próximo ao grau de fervura - esclareceu Babb.

FONTE: Un volcán en actividad se convierte en atracción turística.
EL OBSERVADOR/URUGUAI, publicado em 05/12/2012.
[http://www.elobservador.com.uy/noticia/238650/un-volcan-en-actividad-se-convierte-en-atraccion-turistica/]

Nenhum comentário: