9 de dezembro de 2024
https://sofadasala-noticias.blogspot.com/2024/12/apocalipse-de-baruc-fim-dos-tempos.html
Esta é a parte 2 do Estudo do Apocalípse de Baruch. Aqui reproduzimos e comentamos a 6 primeiras chuvas proféticas da visão de Baruch. Na PARTE 1, temos a visão de Baruch e seu apelo para que o significado lhe fosse esclarecido. Foi atendido> Deus enviou-lhe um anjo.
Paramos no ponto em que o anjo Rahmael aparece para Baruch e explica o significado de cada uma das chuvas:
CAPÍTULO 55
PRIMEIRA CHUVA
O Significado da Visão
FALA DO ANJO RAHMAEL
"Uma vez mais suplicaste ao Altíssimo que se digne revelar-te o que significa a visão que tiveste; assim, fui enviado para dar-te a explicação.
Eis que o Todo-Poderoso fez-te revelação dos tempos do seu mundo, tanto dos que já passaram como dos que ainda virão, desde o começo da sua Criação até o seu fim, uns transcorrendo em tumultos, outros de maneira ordenada.
Viste a grande nuvem que se levantou do mar e cresceu a ponto de cobrir a terra; ela representa o vasto mundo, efetivamente criado pelo Todo-Poderoso quando planejava dar existência ao universo.
"Assim aconteceu de fato: apenas pronunciada a Palavra da sua boca, o mundo apareceu na sua duração; NO TEMPO... ele era bem pequeno, mas perfeitamente conforme à grande Sabedoria do seu Criador.
Viste primeiro na borda superior da nuvem a água escura, que se derramava sobre a terra; pois ela significa a transgressão do primeiro homem Adão.
Após a sua queda, introduziu-se prematuramente a morte, e o luto recebeu o seu nome; preparada estava a tristeza; foi criada a dor, e estava pronta a fadiga; as desventuras começaram a instalar-se.
O mundo inferior exigia renovação pelo sangue; assim, foi inaugurado o nascimento de crianças pois criada estava a volúpia dos genitores; a grandeza dos homens foi rebaixada e o bem retraiu-se.
"Que poderia ser mais negro e tenebroso do que isso? Foi o início, com as águas escuras que viste. Dessa escuridão, mais escuridão procedeu; foi produzida assim a treva mais profunda.
Pois ele (Adão) tornou-se perigoso primeiro para si mesmo mas logo em seguida também para os Anjos. Estes IGUALMENTE gozavam da liberdade no tempo em que ele ADÃO foi criado.
Assim, alguns deles desceram e misturaram-se com as mulheres. Mas esses réus foram então acorrentados e entregues às penas.
"A maioria inumerável dos outros Anjos manteve-se afastada disso. Mas todos os habitantes da terra pereceram pelo dilúvio.
"Isso foi a primeira água escura.
CAPÍTULO 56
A Água Clara
"Então viste água clara. Isso é o aparecimento de Abraão, como também a vinda do seu filho e do seu neto, juntamente com todos os seus.
Naquele tempo, a Lei ainda não estava escrita mas, no seu todo, ela lhes era conhecida.
Dessa forma, já eram praticadas naquele tempo as obras dos mandamentos. Já havia nascido a crença no Juízo futuro.
A esperança da renovação do mundo já existia; também já estava fundada a promessa de uma vida que viria depois. Isso foi a água clara que viste.
CAPÍTULO 57
A Água Escura
"A terceira água que viste, escura, é o acúmulo de todos os pecados cometidos pelas gerações seguintes, após a morte daqueles homens piedosos, bem como as injúrias da terra do Egito praticadas com violência na subjugação dos seus filhos (refere-se ao cativeiro no Egito). Mas finalmente também isso foi eliminado.
CAPÍTULO 58
A Quarta Água, Clara
"A quarta água, clara, que viste é o aparecimento de Moisés, Aarão e Miriam, bem como do filho de Nun, Josué, de Caleb e de todos os seus semelhantes.
O facho da Lei, válido para todo o sempre, brilhou nesse tempo para todos os que jaziam nas trevas. Aos que têm fé ela anuncia a promessa da recompensa e aos ímpios, as penas do fogo.
Naquele tempo, quando Ele chamou Moisés para junto de si, os próprios céus abalaram-se nos seus fundamentos, e os que estavam junto do trono do Todo-Poderoso tremeram.
"Ele fez-lhe muitas advertências e deu-lhe orientações sobre a Lei e sobre o fim dos tempos, assim como as deu a ti; já naquele tempo, o projeto de Sião e suas dimensões estavam definidos para a sua realização segundo o plano do atual Santuário.
Ele mostrou-lhe então o volume do fogo, as profundezas dos oceanos, o peso dos ventos, o número das gotas da chuva, a contenção da ira, a paciência incomensurável, a fatalidade do Juízo, a raiz da Sabedoria, o império do entendimento, a fonte do conhecimento, a altura dos oceanos atmosféricos, o tamanho do paraíso, o fim dos mundos, o início do dia do Juízo Final, o número das oferendas sacrificiais, os mundos que ainda haveriam de vir, a boca do inferno, o lugar das recompensas, os domínios da fé, o sítio da esperança, o espetáculo da tribulação futura, a multidão inumerável dos Anjos, a vastidão das chamas, o fulgor dos coriscos e o ribombo do trovão, a hierarquia dos Arcanjos, os reservatórios da luz, a mudança dos tempos, os aprofundamentos da Lei.
"Essa é a quarta água, clara, que viste.
CAPÍTULO 59
A Quinta Água, Escura
"A quinta água, escura que viste chover são as obras dos amorreus, a verbosidade dos seus vaticínios, seus mistérios execráveis e suas miscigenações impuras. Aqui é possível que seja uma referência aos Nefilins, os gigantes que existiram antes e depois do dias de Noé.
Prosssigamos, o anjo continua
Ao tempo dos Juízes, também Israel contaminava-se com pecados, embora tendo presenciado tantos sinais maravilhosos do seu Criador."
CAPÍTULO 60
A Sexta Água, Clara
"A sexta água, clara, que viste é o tempo de Davi e o nascimento de Salomão.
Naquele tempo foi edificada Sião, inaugurado o Templo, derramado o sangue de muitos povos infiéis e muitos foram os sacrifícios oferecidos na consagração do Templo.
Reinava então o bem-estar e a paz.
Ouvia-se muita sabedoria na comunidade e o dom do entendimento era enaltecido. As festas sagradas eram celebradas com grande alegria e satisfação.
"A justiça dos príncipes era sem falsidade, e a retidão, segundo os Mandamentos do Todo-Poderoso, era efetivamente praticada.
Assim o país que então era muito agradável, foi glorificado acima dos outros povos, em virtude da religiosidade dos seus habitantes; e a cidade de Sião detinha a soberania sobre todos os povos e sobre todas as províncias.
"Isso foi a água clara que viste.
COMENTÁRIOS
Pode-se observar aqui um período que a visão é explicada como um período de paz, prosperidade e respeito às Leis de Deus que, no entanto, não foi, de fato tão feliz assim. E foi um período muito curto.
Davi, colocando de lado seus problemas de conduta, foi um bom rei e um homem honesto o suficiente para confessar seus pecados e assumir seus erros.
Seu filho, Salomão, entretanto, embora tendo começado seu reinado pedindo sabedoria e recebendo de Deus sabedoria e riqueza, muito rapidamente, desviou-se dos mandamentos e das leis.
Quando morreu, o país estava cheio de paganismo e povo sofria sob o peso de pesados impostos. A crise era tão intensa que com a ascenção do herdeiro de Salomão, Absalão, o país fundado pelas 12 tribos de Jacó, separou-se em dois, dando origem aos reinos de Judá e Israel, conforme o 1º Livro de Reis, capítulo 12:
3 ...veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo:
4 Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
6 E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10 E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11 Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
Chegamos aqui à interpretação da sexta chuva da visão de Baruch. A essa altura podemos perceber que cada chuva, até aqui, corresponde a um período da História passada. As chuvas restantes, a partir de determinado ponto, vão revelar a História futura.
Até aqui, o anjo Rahmael se referiu principalmente a Israel embora, a primeira chuva negra represente a queda de Adão e a corrupção humana nos Dias de Noé. Um período muito anterior ao surgimento de Israel como reino ou nação. Antes, diz respeito a toda a Humanidade.
Aguarde os próximos capítulos.
9 de dezembro de 2024
https://sofadasala-noticias.blogspot.com/2024/12/apocalipse-de-baruc-fim-dos-tempos.html
Evangelhos Apócrifos - Apocalipse de Baruch
https://www.academia.edu/11415033/Evangelhos_Ap%C3%B3crifos_Apocalipse_de_Baruch
AUDIO: APOCALÍPSE DE BARUC, PLAYLIST COMPLETA
https://www.youtube.com/playlist?list=PLw-qhY4Wa_HNh0sjPo--qNiP24rF0Shi_
Nenhum comentário:
Postar um comentário