2026 É O ANO DE CAVALO DE FOGO. O ANO DO CAVALO VERMELHO SEGUNDO O HORÓSCOPO CHINÊS.
O Dia de Ano Novo Lunar cairá em 17 de fevereiro, marcando o fim do Ano da Cobra de Madeira, considerado um ano de subjugação das massas e o início do Ano do Cavalo de Fogo, um agente de força bruta que acelera os acontecimentos e expõe as ambições desenfreadas em todos os espectros da vida pública.
Essa combinação específica ocorre apenas uma vez a cada 60 anos e é caracterizada por uma energia intensa, dinâmica e transformadora.
Diferente do horóscopo ocidental (baseado nos meses), o chinês é baseado em anos. Existem 12 animais (Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco) que se combinam com 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água).
Uma combinação específica, como o Cavalo de Fogo, só acontece a cada 60 anos. A última vez foi em 1966 e a próxima, é agora: 2026.
A última vez que o Cavalo de Fogo governou o mundo foi em 1966.
Naquele ano ocorreram os seguintes fatos marcantes na história da civilização:
O auge da Revolução Cultural Chinesa (uma purgação interna violenta).
A escalada dramática da Guerra do Vietnã.
O início das rupturas sociais que culminariam em 1968.
Os Beatles lançaram o álbum Revolver, a Guiana e o Botsuana conquistaram a independência.
Em 1966, ocorreram eventos políticos importantes no Brasil, como a promulgação do Ato Institucional nº 4 (AI-4), que convocou o Congresso para discutir nova Constituição, e a eleição indireta de Costa e Silva como presidente. Naquele ano foi criado o FGTS.
O Cavalo de Fogo não aceita o status quo. Ele rompe as cercas. Em 2026, pode-se esperar que as instituições que suportaram inúmeras pressões populares, em 2024 e 2025, finalmente cedam ou se transformem radicalmente.
HÁ 120 ANOS ATRÁS: EM 1906
Os fatos mais destacados no mundo em 1906 foram:
Desastres Naturais e Industriais
Terremoto e Incêndio em São Francisco: Em 18 de abril, um grande terremoto (magnitude estimada em 7.8 a 7.9) atingiu a costa da Califórnia, seguido por incêndios incontroláveis que devastaram mais de 80% da cidade.
Estima-se que mais de 3.000 pessoas morreram e 250.000 ficaram desabrigadas, tornando-o um dos desastres naturais mais mortais da história dos EUA.
Desastre na Mina de Courrières: Em 10 de março, uma explosão de gás numa mina de carvão em Courrières, na França, matou mais de 1.000 mineiros, sendo uma das piores tragédias industriais da Europa.
Terremoto de Valparaíso: Em 16 de agosto, um forte terremoto e um incêndio subsequente destruíram grande parte de Valparaíso, no Chile, matando milhares de pessoas.
Tufão de Hong Kong: Em 18 de setembro, um tufão atingiu Hong Kong, causando uma grande perda de vidas.
Política e Legislação
Sufrágio Feminino na Finlândia: O país tornou-se a primeira nação europeia a conceder o direito de voto pleno às mulheres e o direito de se candidatarem.
Pure Food and Drug Act e Meat Inspection Act (EUA): Em 30 de junho, o Congresso dos EUA aprovou estas leis federais que estabeleceram padrões de segurança e rotulagem para alimentos e medicamentos.
Essa legislação foi apresentada como um marco na proteção ao consumidor mas, hoje, constata-se que, o resultado prático, foi o controle governamental sobre a produção e distribuição de alimentos no modelo atual.
Conferência de Algeciras: Realizada entre janeiro e abril, a conferência resolveu a Primeira Crise do Marrocos, na qual potências europeias (França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, etc.) discutiram o controle do Marrocos, prevenindo um conflito maior na época.
Revolução Constitucional Persa: Uma coalizão nacionalista forçou o Xá a conceder uma constituição e estabelecer uma assembleia nacional (Majlis) no Irã.
Rebelião de Bambatha: Na colônia britânica de Natal (atual África do Sul), a resistência Zulu contra as forças coloniais foi brutalmente reprimida.
Reforma na Rússia: A primeira Duma (parlamento democraticamente eleito) foi aberta em maio, mas logo dissolvida pelo Czar Nicolau II, que reprimiu a dissidência.
Ciência e Tecnologia
Lançamento do HMS Dreadnought: A Marinha Real Britânica lançou este navio de guerra revolucionário em fevereiro, que, com seu design "all-big-gun" e propulsão a turbina, tornou todos os outros navios de guerra obsoletos, intensificando a corrida naval com a Alemanha.
Primeira transmissão de rádio conhecida: Reginald Fessenden fez a primeira transmissão de rádio conhecida nos EUA em 24 de dezembro, incluindo música de Natal e uma leitura da Bíblia.
Telegrafia de Imagens: Em 17 de outubro, foi enviada a primeira fotografia via telégrafo.
Voo do 14-Bis: Em 23 de outubro, o brasileiro Alberto Santos-Dumont realizou em Paris o primeiro voo homologado de um aparelho mais pesado que o ar, percorrendo 60 metros.
Primeira Transmissão de Rádio: Reginald Fessenden realizou a primeira transmissão de áudio (música e voz) via rádio na véspera de Natal, nos Estados Unidos.
NO BRASIL
Congresso Operário Brasileiro: Em abril, ocorreu a sessão final do 1º Congresso Operário, um marco na organização dos trabalhadores no país.
Convênio de Taubaté: Acordo entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para a valorização do café através da compra de excedentes pelo governo.
Por Lygia Cabus



Nenhum comentário:
Postar um comentário