terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CRACKERS... Invasão de privacidade através de câmera de uma 'babá eletrônica

[http://www.theblaze.com/stories/2015/01/27/nanny-heard-a-strange-and-creepy-sound-coming-from-a-security-camera-above-a-baby-crib-and-then-she-realized-what-it-was-and-panicked/] 

USA. Houston. Texas. Na segunda´feira, 26 de janeiro, 2015. No ambiente supostamente seguro de uma residência, em um lar comum, uma babá - Aslhey Satnley - enquanto trocava a fralda do bebê - menina, de um ano identificada como Samantha - aos seus cuidados foi surpreendida por ruídos 'estranhos, 'assustadores que, logo verificou, provinham da câmera de segurança instalada cima do berço da criança.


Em entrevista à KPRC-TV, Ashley contou que, depois do susto, logo percebeu a voz de um homem que comentava o quê estava acontecendo dentro do quarto. A voz dizia coisas tais como: '...o bebê é bonito, ou 'Uau! Isso é uma fralda poppy! 'A voz também recomendou à família colocar uma senha na câmera.

A câmera, instalada pelos pais por óbvias preocupações com a segurança e bem estar do bebê, pode ser monitorada por meio de aplicativos instalados em seus celulares. No caso, além de mostrar todo o quarto do bebê, a câmera permite observar até o corredor que dá acesso ao aposento. O sistema funciona utilizando frequência Wifi.

A princípio, Ashley cogitou que aquilo poderia se uma brincadeira dos pais da criança, ideia que foi rapidamente verificada como incorreta. De fato, havia um terceiro olho, não convidado, espionando a casa. 

A família de Samantha acionou o advogado Kent Schaffer a fim de denunciar o caso às autoridades e apurar a identidade do invasor. Schaffer comentou que o fato constitui crime federal. 'Trata-se de intercepção ilegal de comunicações eletrônicas. Os governos estaduais e federais têm sanções penais para esse tipo de coisa.

O incidente, que parece ser apenas um caso curioso do noticiário de 'entretenimento, todavia, é um alerta para toda a civilização. Significa, ISSO PODE SER FEITO. Agora, imagine-se por exercício de lógica como esse tipo de ação poderia ser usado por terroristas ou, ainda, por governos. Será que sua webcam é realmente privada e segura?

FONTES 
ARCHER, Phil. Family concerned after hacker accesses baby monitor 
CLICK2HOUSTON, 26/01/2015
[http://www.click2houston.com/news/family-concerned-after-hacker-accesses-baby-monitor/30932466] 
HALLOWELL, Billy. Nanny Heard a ‘Strange’ and ‘Creepy’ Sound Coming From a
Security Camera Above a Baby Crib — and Then She Realized What It Was and Panicked 
THE BLASE, 27/012015
[http://www.theblaze.com/stories/2015/01/27/nanny-heard-a-strange-and-creepy-sound-coming-from-a-security-camera-above-a-baby-crib-and-then-she-realized-what-it-was-and-panicked/]


Nenhum comentário: