terça-feira, 21 de junho de 2016

TELEFONES ASSOMBRADOS GRITOS E SUSSURROS DO OUTRO LADO DA LINHA

 

CHINA. BEIJING/PEQUIM. PARANORMAL. CIBER-ASSOMBRAÇÕES. 2013. Moradores de Pequim ficaram alarmados com uma onda de estranhos telefonemas que perturbaram numerosos cidadãos. As chamadas ocorriam a qualquer hora do dia ou da noite. 

Quem atendia o telefone era surpreendido pelos sons do desespero - gritos de socorro, gritos de mulher ou, ainda, o choro de um bebê.

Os que retornavam a chamada eram informados pela voz eletrônica do atendimento ao consumidor: "Este número não existe, consulte suas anotações". 

Na Internet - houve denúncias de pessoas que se queixavam de estar sendo assediadas por "chamadas fantasma".

O número foi identificado - 010-6767-79910. O assunto foi muito comentado na Rede Social chinesa Weibo. 

Usuários postaram fotos de registros de chamadas não atendidas e comemoraram não ter atendido. Entre os que receberam o telefonema-terror, muitos ficaram com medo ainda que não tenham aceitado a ligação.



A assombração do 010-6767-79910 não foi uma febre passageira. Desde de 2010, internautas vinham denunciando este número. Funcionários da Unicom - empresa estatal de telecomunicações chinesa - informaram ao Global Times/CHINA: 

Apesar de constar entre os as linhas cadastradas na empresa, os técnicos não conseguiram encontrar nenhuma referência da localização ou informações de proprietário no banco de dados. Os funcionários sugeriram que o número foi definido através de algum software - ou seja, pode ser uma linha hackeada.

Uma fonte da indústria de comunicação do país - sediada em Xangai especulou que a telefonia via internet possui lacunas de privacidade e que certos softwares podem mudar o número que aparece nos displays dos telefones - camuflando o número real de onde procede a chamada.

O responsável ou responsáveis pelo transtorno - se e quando identificados - seriam criminalizados por terem violado a Lei de Segurança Pública que prevê punições para quem perturba a vida de cidadãos.

Todavia a estrutura de supervisão da telefonia via Internet ainda é extremamente precária na China e legislação é, muito recente, não alcança todos crimes e delitos (em 2013).

Finalmente, a polícia de Pequim sentenciou que - se os cidadãos continuassem recebendo tais chamadas deveriam relatar o fato na delegacia de polícia mais próxima. Providências para rastrear a origem das chamadas do horror já estavam em curso e os prognósticos eram de que o caso seria resolvido.

Nos jornais locais o episódio foi chamado, frequentemente, como o caso das "chamadas perdidas". 


Chamadas, perdidas, clamores perdidos - porque não foram ouvidos no momento da crucial necessidade de  socorro... e ainda ecoando, desde o Além, encontraram no sinal de frequência  da telefonia um canal de comunicação através do qual continuam tentando o resgate de um sofrimento que não mais pertence ao mundo dos vivos.

FONTES
ZANG YIWEI. Beijingers haunted by late night ghostly phone calls
GLOBAL TIMES/CHINA, Published on 23MAY2013
[http://www.globaltimes.cn/content/783639.shtml]
北京现“鬼来电”传出婴儿哭女人叫 “午夜凶铃”都为一个号码
(Pequim Agora: Chamada Perdida. O número de gritos e choro de mulheres e bebês)
http://news.163.com/13/0523/10/8VI8DKE700014JB6_all.html
北京现"鬼来电"骚扰电话 接通有尖叫声
(Chamada Perdida: O assédio telefônico dos gritos)
YOUTUBE Weibo Official Channel Published on May 22, 2013
https://www.youtube.com/watch?v=ItlEwSYGrCU
北京现鬼来电骚扰电话 警方称可就地报警 
(Fantasmas de Pequim: assédio telefônico)
YOUTUBE CH Ri Meng Published on May 22, 2013
https://www.youtube.com/watch?v=S2VETr8Q8Zo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...