terça-feira, 9 de junho de 2015

Os Peixes Suicidas de Hong Kong


07 DE JUNHO DE 2015. 4 HORAS DA TARDE.  Centenas de milhares de peixes foram filmados debatendo-se para fora da água, morrendo nas areias e pedras de St Stephen’s Beach, em Hong Kong.

HONG KONG. Os pescadores ficaram contentes neste 09 de junho de 2015. Em St Stephen’s Beach, eles não precisaram fazer nada para 'pescar. Os peixes estavam pulando para fora da água por si mesmos em uma movimentação frenética e inexplicável.

Foram dezenas de milhares de peixes em pleno ato de suicídio que pareciam ter decidido - se preciso - voar para a morte. O surto dos peixes durou cerca de 30 minutos (HKAPPLE DAILY, 2015).



O pescador aposentado, Wong Yung-kan informou que os peixes 'alucinados são da família Clupeidae, que inclui o arenque e a sardinha.

Apesar da aparência de Apocalipse piscoso, o fenômeno, embora seja raro, segundo especialistas - é conhecido e pode ocorrer no litoral de Hong Kong entre maio e agosto.

Nesta época, outros cardumes também comportam-se desta maneira, como as carpas asiáticas. O que Wong Yung-kan e também os 'especialistas  não souberam dizer é por quê os peixes estão agindo desta maneira.

Outro cidadão, Xu Shi-kai, que estava naquela praia em companhia de amigos, ficou chocado com a cena e preocupado. 

Ele acredita que a normalidade do fenômeno significa a iminência de uma catástrofe, como o prenúncio de um grande maremoto ou terremoto, antecipadamente percebido pelos peixes que ficam desorientados e por isso buscam meios  extremos de fuga (HKAPPLE DAILY, 2015). 

FONTES
奇景!赤柱數萬條魚跳上岸慘死
(Prodígio! Dezenas de Milhares de peixes saltam para a terra em St Stephen’s Beach/aterro de Stanley)
HKAPPLE DAILY, 07.06.2015
[http://hk.apple.nextmedia.com/realtime/breaking/20150607/53826731]
Thousands of fish fly out of the water in strange phenomenon
9NEWS/AUSTRÁLIA, 09.06.2015
[http://www.9news.com.au/world/2015/06/09/15/09/thousands-of-fish-fly-out-of-the-water-in-strange-phenomenon]

Nenhum comentário: