sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Caso do 'Monstro do Vietnam & O Culto ao Senhor Baleia



MONSTROS DO MAR. VIETNAM. O caso começou a aparecer na Internet no começo do mês de novembro de 2013. O vídeo mostra uma criatura gigantesca sendo içada por guindaste e colocada em uma carreta. Obviamente, será transportada. A linguagem do vídeo revela um país asiático mas, a grande dúvida dos que assistiram a sequencia no YouTube é - que país é este? 

(Aliás, dúvida sobre quase todos os vídeos do YouTube. As pessoas desconsideram completamente a relação entre a informação, a fonte e a credibilidade. Na internet dos blogs, youtubers e vlogers que sonham com a fama fácil, vale-tudo para ter subscribes e likes... Sofädasala considera isso mediocridade. Fazer 'qualquer coisa' é inadmissível mesmo em um trabalho escolar primário.)

Mais ainda, houve quem especulasse: É um animal desconhecido... Saiu das entranhas da terra... é um verme gigante! Não são dúvidas, são distorções maliciosas ou fruto de ignorância. As imagens mostram claramente um animal marinho e a Biologia de 2º grau é suficiente para fazer suspeitar de um cetáceo (baleias).

De fato, não faltaram biólogos para esclarecer: É uma baleia de 'barbas ou de barbatanas, provavelmente da família Rorqual que inclui os maiores animais vivos na face da Terra. O espécime do vídeo (e suas cópias) possui três sulcos paralelos nas laterais da parte superior do corpo, indicando que pertence ao grupo das baleias Bryde.

OS FATOS



Sobre o local da 'achado, matéria do Blog FRONTIERS OF ZOOLOGY esclarece: Na manhã de 11 de outubro (2013) um pescador relatou a ocorrência de uma baleia encalhada na costa da cidade de Vĩnh Châu - PROVÍNCIA DE Sóc Trăng, VIETNAM. O animal tinha entre 13 a 15 metros de comprimento.

Verificado que o animal ainda estava vivo, moradores locais cavaram a areia para tentar abrir uma espaço alagado e montaram tendas para proteger a baleia do sol. Esperavam que a cheia da maré pudesse libertar a criatura. Em vão. A baleia morreu naquela noite.

No Vietnam as baleias são reverenciadas e, por isso, foi providenciado um guindaste para transportar o gigante, da praia até um templo onde seria enterrada - o Sala Po Thi Seray Sako ou New Temple situado na cidade de Vĩnh Châu. O trajeto desde o litoral até a cidade e a chegada no templo foi filmado por muitas pessoas.

O vídeo mais longo e que esclarece sobre datas é este: 'Ca voi o thi xa Vinh Chau - Soc Trang 
IN YOUTUBE, Published on Oct 24, 2013 (NOTE-SE A DATA DESTA PUBLICAÇÃO)
[https://www.youtube.com/watch?v=O_s3T_DObGw

Finalmente, sobre comentários relativos ao fato de que a língua identificada no vídeo é cambojano (na verdade - língua chamada 'Khmer), o que fez muitos suporem que as imagens eram originárias do Camboja, o equívoco é facilmente explicado: o Khmer não é um idioma falado exclusivamente no Camboja mas, também muito usado no Vietnam especialmente no sul do país, sobretudo entre os monges do templo Sala Po Thi Seray Sako.


TRADIÇÃO HISTÓRICA



Este caso, sem dúvida, passou-se no Vietnam. Um elemento da histórico, folclórico, religioso - daquele país é decisivo: os vietnamitas têm uma longa e peculiar tradição de veneração às baleias.Em um templo colorido às margens do mar azul turquesa de Ly Son Island, pescadores vietnamitas oferecem suas orações a um deus incomum: "Ca Ong" - O  Senhor Baleia. 

Pescador, Nguyen Hoang Loi, 45 anos, conta como ele e sua tripulação se preparam para lançarem-se às águas em mais um dia de trabalho - 'Rezamos ao Senhor Baleia e ele nos ajudará se tivermos problemas no mar.

Ao longo dos 3,200 mil km da costa do Vietnam, as comunidades pesqueiras veneram as baleias gigantes. Eles vêm esses animais como 'Anjos da guarda. O 'sacerdote baleia de Ly Son, onde habitam cerca de 21,600 pessoas - Tran Ngo Xuong, 79 anos, pescador aposentado e atual guardião do Templo, explica:  

'Se os pescadores enfrentarem uma tempestade repentina e não tiverem onde se abrigar, eles rezam ao Senhor Baleia para obter ajuda. Então, o Senhor Baleia pode aparecer ao lado do barco apoiando os homens nos momentos perigosos.

Depois de realizar uma cerimônia de oração para apaziguar os espíritos da baleias, Xuong abre duas salas pouco iluminadas que ficam atrás do altar ornamentado do Templo Tan, onde os ossos de duas baleias gigantes ficam guardados.

Os jornais locais publicam, frequentemente, relatos de salvamentos 'milagrosos de pescadores que foram auxiliados por baleias. Foi o que aconteceu recentemente (a notícia foi publicada em....) com o pescador Dang Chau.

O barco de Chau estada voltando para a praia depois de longa viagem quando foi apanhado por uma tempestade. Sobrecarregado com a carga de pescado, o barco estava na iminência de virar. Os tripulantes temeram por suas vidas.

'Uma baleia gigante apareceu, nadando na frente do barco e assim chegamos à costa. A baleia só voltou ao mar depois de estarmos todos a salvo e depois que nós nos inclinamos em reverência ao Senhor Baleia. Então, ele nadou para longe.


O CULTO A CA ONG - O SENHOR BALEIA



Ao longo dos 3 mil e 200 km da costa do Vietnam, comunidades pesqueiras veneram baleias gigantes há tempos imemoriais. Esses 'colossos, ali chamados "Ngai" "Ngu Ong" - são considerados 'Anjos da Guarda dos pescadores.

Essa 'crença na providência sobrenatural, na proteção das baleias gigantes não surgiu do nada. São antigos e numerosos os relatos sobre como esse gigantes protegem os homens, em seus pequenos barcos, em alto mar.

Os pescadores retribuem o auxílio poderoso desses cetáceos fabulosos. Se um vietnamita encontra uma baleia encalhada e viva, vai chamar os outros pescadores, a comunidade fica sabendo e logo, todos estarão na praia. Farão de tudo para devolver a criatura ao mar. Mas, se o animal morre, não importa o esforço necessário, esta baleia não apodrecerá nas areias.

Pode pesar toneladas, mas será levada inteira, intacta - ao templo mais próximo, onde receberá as horas funerárias e o sepultamento tradicionais. São enterradas nas cercanias dos templos, em todo o país. Depois de 10 anos, os ossos são exumados. O óleo da cada baleia é guardado em grandes vasos de cerâmica. Será usado no ritual de limpeza dos ossos.

Depois de um período  que varia entre cinco a 10 anos, enterrado, o cadáver é exumado com outras devidas cerimônias a fim de não ofender o espírito da baleia. Os ossos são resgatados e guardados em salas especiais dos templos. Daí por diante, o ritual da limpeza dos ossos será feito anualmente, utilizando o óleo da baleia no dia do aniversário da morte de cada 'Senhor Baleia.

FONTES
The Vietnamese "Monster Worm" explained by Markus Hemmler
FRONTIERS OF ZOOLOGY, 23.11.2013
[http://frontiersofzoology.blogspot.com.br/2013/11/the-vietnamese-monster-worm-explained.html]
WOLFORD, Ben. Vietnamese 'Monster Worm' Looks More Like a Whale
ISCIENCETIMES, 22.11.2013
[http://www.isciencetimes.com/articles/6380/20131122/vietnamese-monster-worm-looks-more-whale-experts.htm]
PHILLIPS, Tom. ‘Royal’ funeral in Vietnam for dead whale
METRO/UK, 23/02/2010
[http://metro.co.uk/2010/02/23/royal-funeral-in-vietnam-for-dead-whale-123592/]
Whale worship, the Vietnamese way
THE HINDU, 23.11.2012
[http://www.thehindu.com/todays-paper/tp-in-school/whale-worship-the-vietnamese-way/article4124846.ece]
Whale worship a way of life for Vietnam fishermen
DAWN/AFP, 22.11.2012
[http://www.dawn.com/news/766017/whale-worship-a-way-of-life-for-vietnam-fishermen]

+ INFORMAÇÃO
BALEIAS. Rorqual
[http://en.wikipedia.org/wiki/Rorqual]
VIETNAM Sóc Trăng Province
[http://en.wikipedia.org/wiki/Sóc_Trăng_Province]
VIETNAM Vĩnh Châu city
Whale Worship in Viet Nam | Sandra Lantz - Academia.edu, 2009
[http://www.academia.edu/4235639/Whale_Worship_in_Viet_Nam]

+ VÍDEOS
O ENTERRO DA BALEIA outubro de 2013
Cidade de Vin Chau - Província de Sóc Trăng
Cá Voi tại chùa SalaPhoThi phường 2 thị xã Vĩnh Châu (4) 
Huỳnh Anh VC CH, Published on Oct 13, 2013
http://www.youtube.com/watch?v=3wp_iYsV3EA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...