domingo, 10 de maio de 2015

Lost Lake. Cratera Engole Lago no Oregon



+ 2013 O Monstruoso Redemoinho da Letônia
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/04/o-monstruoso-redemoinho-da-letonia.html] 
+ Os Estranhos Poços de Lama da Colômbia 
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/03/os-estranhos-pocos-de-lama-da-colombia.html]

Um grande volume de lava sob pressão, em busca forçando sua expansão em direção à superfície, projetam-se em tubos que rasgam o solo. Porém, não é no solo seco que ela encontra a saída mas, no leito de um lago. Quando a lava esfria, endurece, os dutos permanecem, como buracos 'sem fundo que drenam as águas, engolindo o lago que, aos poucos, vai desaparecendo. 

 

USA. OREGON state. Isto é o que acontece no Lost Lake, localizado próximo ao KM20 da Oregon Highway. O nome do lago 'Lago Perdido" deriva deste fenômeno. Durante a maior parte do o Lost Lake se parece com qualquer outro lago, águas calmas, inofensivas. Porém, em suas profundezas, existe uma permanente vazão de lava quente.

No inverno, a lava enrijecida produz, em sua via de passagem uma passagem, um dreno que suga o volume aquífero ao ponto de deixar à vista o leito do lago, terra seca.

O fenômeno, embora razoavelmente explicável, tem intrigado cientistas durante séculos sobretudo porque, o buraco do Lost Lake parece não ter fundo.

A porta-voz do Willamette National Forest, Jude McHugh informa que o buraco existe há muitos anos, séculos, de modo que ninguém na região se lembra do fenômeno ter tido um começo em uma dada época.

Os geólogos insistem na teoria do solo vulcânico e dos tubos formados pelo esfriamento de um fluxo de lava. O buraco visível é somente uma entrada que deve conduzir a galerias subterrâneas formadas por numerosos túneis.

Situação similar, a existência de buracos de drenagem foram encontrados, por exemplo, no Fish Lake, situado apenas algumas milhas próximo ao Lost Lake. Neste fenômeno, o que desafia os estudiosos é a questão: para onde, exatamente, vai toda essa água.

McHugh acredita que a água infiltra-se no subsolo de rochas porosas mas, essa teoria nunca foi confirmada. Aumentando o mistério, ocasionalmente, moradores da área encontram objetos estranhos no lago tais como peças de carro, motores e outros tipos de detritos.

+ 2013 O Monstruoso Redemoinho da Letônia
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/04/o-monstruoso-redemoinho-da-letonia.html]



LETÔNIA. Mais de 3 milhões de pessoas (em 27/04/2013) já acessaram, no YOUTUBE, o vídeo que mostra as imagens de um potente redemoinho que engole tudo que dele se aproxima...

+ Os Estranhos Poços de Lama da Colômbia
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/03/os-estranhos-pocos-de-lama-da-colombia.html]



COLÔMBIA. No distrito de Jaraba, município de Santa Ana, a população está alarmada com o aparecimento de estranhas formações telúricas (geológicas) que estão sendo entendidas como "pequenos vulcões"...

FONTES
ZOLFAGHARIFARD, Ellie. Why is Oregon's ‘Lost Lake’ disappearing? Scientists say a lava tube is swallowing the water – but no one knows where it ends up
DAILY MAIL, 01.05.2015
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3064786/Why-Oregon-s-Lost-Lake-disappearing
Scientists-say-lava-tube-swallowing-water-no-one-knows-ends-up.html]
VIDEOS USADOS NESTA EDIÇÃO
Look, we are losing Oregon's lost lake. Go see it now! 
George Praisehim CH Published on May 3, 2015
[https://www.youtube.com/watch?v=1LsAjTRrBb8]
Oregon's Lost Lake disappearing through lava tube 
[https://www.youtube.com/watch?v=i-fLLT_pss0]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...