domingo, 3 de maio de 2015

College of Wizardry. Uma Recriação da Escola de Magia de Hogwarts


POLÔNIA. O Czocha Castle foi alugado para uma série de eventos de Live Action Role Play (LARP) baseado na universo fantástico do personagem Harry Potter, protagonistas da série de livros - e filmes, criados pela escritora inglesa J.K. Rowling.

O castelo foi transformado em um Colégio de Magia - Czocha College of Witchcraft and Wizardry - onde se reúnem os participantes da 'aventura, encarnando diferentes 'papéis e situações inspirados na Escola Hogwarts, principal cenário das peripécias do jovem bruxo e seus amigos.

O Projeto, lançado em novembro de 2014, é uma iniciativa de duas organizações voluntárias e até agora, autodeclaradas, nesta iniciativa, sem fins lucrativos, a polonesa Liveform e a dinamarquesa Rollespilsfabrikken.

O primeiro evento de livre (improvisado) live-action-role-play - ou vivência, reuniu - durante 4 dias, 190 participantes de 11 países diferentes, todos maiores de 18 anos e falantes do idioma inglês. Outros desses eventos estão agendados em 2015, como os realizados em abril deste ano.

Os ingressos esgotam-se rapidamente e somente há vagas (ainda) para um próximo encontro entre os dias 26 e 29 de novembro deste ano. As 'passagens para o College of Wizardry podem ser adquiridas no website Billetto.  [https://billetto.dk/en/events/college-of-wizardry-nov-2629-2015]

O 'passaporte para a 'escola de magia da Polônia custa 280 euros incluindo hospedagem, refeições, roupões de banho, o uniforme 'da casa e livros. Outros serviços e produtos como gravação de vídeo, são pagos separadamente. 


 

Aula de 'Poções, uma das atividades dos 'estudantes do Live Action College of Wizardry + IMAGENS. DAILY MAIL

Os participantes de cada temporada (de 4 dias) do Live-action do College of Wizardry (WCo) são separados em cinco 'Casas acadêmicas. São elas: Durentius, Faust, Libussa, Molin e Sendivogius.

Tal como em Hogwarts, as 'casas têm nomes de personalidades associadas à magia. Durentius, refere-se àquele que foi considerado o Fausto polonês, Pan Twardowski, também conhecido com Lurentius Dhur.

Sendivogius, é inspirado no alquimista polonês Michal Sedziwoj. Libussa deriva de Libuse, um adivinho e ancestral do povo tcheco. Molin, é homenagem a Rafaelle Molin, zoólogo italiano. 

Finalmente, Faust, é uma alusão ao personagem da tradição alemã que fala em um médico, alquimista e mago que fez um pacto com o diabo. Na vida real, o Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540) é apontado como a origem da lenda.




Cenografia e efeitos especiais: Um comensal da Morte, o Dementador, predador de almas, na obra de Rowling, pendurado em um cômodo sombrio do castelo/College.

Apesar da evidente associação do College of Wizardry com a Escola de Magia de Hogwarts, da série de 7 livros e 8 filmes sobre as aventuras de Harry Potter, a Warner Bros., que detém os direitos autorais sobre a imagem dos personagens e certos conceitos peculiares àquelas obras, permitiu o empreendimento contanto que os nomes e 'marcas próprias do original Potter não sejam mencionados em nenhuma peça de promoção do College. Ou seja, é permitida a semelhança mas, não - a identidade/igualdade com a criação de Rowling.




Os produtores do Projeto pretendem captar um milhão de dólares para comprar seu próprio castelo. Na imagem acima, o imóvel em vista para ser a sede própria do College of Wizardry.

O live-action College of Wizardry já é um sucesso, com suas temporadas esgotadas. A primeira (novembro, 2014), vendeu todos os ingressos em duas horas. Por enquanto, o Castelo - Czocha Castle, é alugado mas o coordenador do projeto - Claus Raasted informa que a ideia é expandir as atividades e comprar um castelo para garantir a continuidade das reuniões.

FONTES
SPRY, Jeff. Harry Potter fans push to turn Polish castle into real College of Wizardry
BLAST-R, 05.03.2015
[http://www.blastr.com/2015-3-5/harry-potter-fans-push-turn-polish-castle-real-college-wizardry]
Harry Potter fans can finally study at 'Hogwarts'
TELEGRAPH/UK, 03.12.2014
[http://www.telegraph.co.uk/culture/harry-potter/11269845/harry-potter-wizard-school.html]
BROWN, Kat. Harry Potter fans' $1 million plan to buy 'Hogwarts' castle
TELEGRAPH/UK, 03.05.2015
[http://www.telegraph.co.uk/culture/harry-potter/11434993/Harry-Potter-fans-1-million-plan-to-buy-Hogwarts-castle.html]
AMEY, Katie. Quidditch, potion-making and a stunning castle: Harry Potter fans study wizardry at real-life 'Hogwarts' in western Poland
DAILY MAIL, 12.12.2014
[http://www.dailymail.co.uk/travel/travel_news/article-2871475/Harry-Potter-fans-study-College-Wizardy-Poland.html]
FONTE DO VÍDEO
College of Wizardry Indiegogo Video April 14, 2015
[https://vimeo.com/124973136]
WEBSITE DO College of Wizardry
[http://www.cowlarp.com/]

Nenhum comentário: