segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Negro Anel no Céu do Cazaquistão



No YouTube. 
[https://www.youtube.com/watch?v=3z1f_ogHkCE]

Cazaquistão. Em 03 de abril de 2015 - Na Aldeia (ou distrito) de Shortandy, região de Akmola - próxima à capital do país - Astana, moradores observaram um fenômeno incomum. 

Um anel negro formou-se no céu azul da aldeia e lá permaneceu cerca de 15 minutos quando começou a dispersar-se gradualmente até desaparecer por completo.

O professor da North-Kazakhstan State University - o físico Andrew Solodovnyk, que analisou as imagens gravadas em vídeo - em entrevista ao Today.kz - propôs algumas hipóteses para explicar a ocorrência. A formação poderia ter origem cósmica: 

Um fenômeno semelhante pode ocorrer quando na entrada de um corpo celeste na atmosfera da Terra. Porém, nesse tipo de ocorrência o anel costuma pairar em um nível mais alto da atmosfera.

'Outra possibilidade é que o anel seja um 'sóliton ou vórtices de 'longa vida, assim conhecidos em meteorologia porque permanecem em suspensão mantendo por longo tempo um movimento de rotação. Os sólitons podem ser produzidos artificialmente. Os americanos já fizeram experimentos.

Porém, o quê justificaria a 'fabricação de um sóliton? Para criar um desses anéis é necessária uma explosão perfeita ao longo do perímetro de um cilindro de grandes proporções. 

O círculo base de tal cilindro deveria medir ao menos 100 metros de diâmetro e ter uma altura entre 200 metros e um quilômetro. Um indicativo de que um anel como esse pode ser um sóliton seria um rastro de cinzas ascendentes, projetando-se a partir do solo.

Embora admitindo que o anel do Cazaquistão não pode ser explicado por nenhuma das duas hipóteses, Andrew Solodovnyk acredita que trata-se de um fenômeno antropogênico (resultado de ação humana). A fonte está neste mundo - concluiu o cientista.


O ANEL NEGRO NO CÉU, O CASO INGLÊS


A fotografia foi obtida por Georgina Heap, utilizando seu IPhone na sexta-feira - dia 11 de abril de 2014 - a noite. O anel pairava no céu de Lemington Spa, próximo ao castelo de Warmick.
FONTE DA IMAGEM: DAILY MAIL/UK
No YouTube
Schoolgirl videos strange black ring in the sky
SWNS TV   published on Apr 13, 2014
[https://www.youtube.com/watch?v=MqxMF42Llak]


Apesar de incomum e caso não é único. Em abril de 2014, incidente semelhante ocorreu na cidade de Royal Leamington Spa (uma cidade do tipo estância de águas minerais) - Warwickshire, Inglaterra. Também este anel ficou sem explicação científica dos peritos locais.

FONTES
Черное кольцо над Шортанды: версии ученого
TODAY KZ, 04/04/2015
[http://today.kz/news/life/2015-04-04/610203-zagadocnoe-kolco-nad-sortandy-moglo-poavitsa-iz-kosmosa/]
SMITH, Emily Kent. What is the Black Ring of Leamington Spa? Mysterious object in the sky is captured by girl, 16, on her iPhone
DAILY MAIL/UK, 14/04/2014
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2604240/What-Black-Ring-Leamington-Spa-Mysterious-object-sky-captured-girl-16-iPhone.html]

Nenhum comentário: