sábado, 25 de abril de 2015

Gigante do Mar. Mantarraia Fabulosa Capturada no Peru


O animal, um gigante medindo 8 metros de comprimento, somente pôde ser removido da costa com o recurso de um guindaste.

PERU. MUNDO ANIMAL. Na Provincia de Tumbres, na Enseada La Cruz - pescadores capturaram um peixe arraia manta gigantesco - Mantarraia gigante (Manta birostris), que chamou a atenção de curiosos e especialistas que lotaram a costa para admirar a criatura.

Medindo 8 metros da cabeça à cauda, este verdadeiro 'monstro do mar - somente pôde ser retirado do navio com o auxílio de um guindaste. O espécime foi recolhido sob a tutela do Instituto del Mar de Perú que estuda animais marinhos.

Apesar da aparência assustadora o peixe arraia gigante pode ser menos mortal do que parece: sua picada não é venenosa, ao contrário de sua parente próxima, a chamada Jamanta (Myliobatidae) - a arraia-águia, não menos portentosa e notavelmente mais perigosa, posto que, também sendo gigante possui, ainda, um aguilhão (um ferrão) venenoso em sua cauda.

Em qualquer caso o enfrentamento no enfrentamento no mar cm uma dessa potências não é uma aventura aconselhável. Esses 'gigantes podem crescer até 8,5 metros de comprimento e um indivíduo desse porte, como o desta captura, pesa em torno de 1,4 toneladas (mil e quatrocentos quilos).

FONTE
En Perú pescaron a una mantarraya de una tonelada
EL DIARIO/ARGENTINA, 24.04.2015
[http://www.d24ar.com/nota/349952/en-peru-pescaron-a-una-mantarraya-de-una-tonelada-20150424-0704.html]

Nenhum comentário: