terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Maldição dos Ursos Polares




A tela, denominada Man Proposes, God Disposes, de 1864. Os ursos assassinos, do inglês Sir Edwin Henry Landseer (1802-1873)

UK. Na Universidade de Londres (University of London), em uma parede de sala de aula da Royal Holloway (Colégio que reúne três faculdades acadêmicas), há mais de 160 anos, uma pintura causa horror ao estudantes, especialmente na época dos exames.

Trata-se de um quadro do inglês Edwin Landseer retratando dois ursos polares destruindo um barco. O tema refere-se ao desaparecimento do  explorador John Franklin, que, em 1845, empreendeu uma expedição ao Ártico, lançando-se ao mar com duas embarcações, HMS Erebus e o HMS Terror,  tripuladas com 129 homens. 

Todos se perderam em um mistério que durou até recentemente (2014), quando uma das naves foi encontrada por arqueólogos, no leito do mar da ilha de San Guilherme - Canadá.




Segundo a lenda, consolidada em crença ou superstição, a tela age maleficamente sobre estudantes que fazem provas diante dela. Uma professora do Royal Holloway, Laura MacCulloch: Se vc se sentar em frente à obra em um exame, é certo que fracassará, a não ser que o quadro seja coberto.

Cobrir o quadro em dia de provas tornou-se um procedimento padrão. Há quatro décadas, nos anos de 1970, o medo da 'maldição dos ursos tornou-se quase uma epidemia (foto da época, acima).

Um estudante recusou-se a sentar diante da tela. Então, o secretário da Escola cobriu a imagem com uma bandeira britânica. Isso tornou-se uma tradição que perdura até os dias atuais.

Michaela Jones, estudante recém-graduada na instituição, conta um das lendas mais macabras relacionada ao quadro. Uma estudante teria contemplado os ursos durante um exame e entrou em transe. Perturbou-se, enlouqueceu e se matou não sem antes deixar escrito na prova: 'Foram os ursos... Não há registro do caso nos arquivos da Universidade.

 
+ O Fantasma de Heale House 21/02/2012
UK. Em Bideford, pequena cidade portuária situada no estuário de River Torridge, norte do condado de Devon, sudoeste da Inglaterra, na mansão de Heale House, ela encontrou a paz. Ela é Mrs. Bell, o fantasma de uma dama que somente descansou depois que seu retrato voltou à sua antiga morada.
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/02/o-fantasma-de-heale-house.html]


FONTE: La leyenda del cuadro maldito que hace que los alumnos suspendan en los exámenes
ECONOMIA HOY/MEXICO, 13/10/2014
[http://www.economiahoy.mx/sociedad-eAm-mexico/noticias/6154246/10/14/La-leyenda-del-cuadro-maldito-que-hace-que-los-alumnos-suspendan-en-los-examenes.html] 
Canadenses encontram navio lendário desaparecido no século 19
G1/REUTERS, 09/09/2014
[http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/canadenses-encontram-navio-lendario-desaparecido-no-seculo-19.html]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...